quinta-feira, 31 de julho de 2008

Diego Ventura no Montijo


Diego Ventura fará a sua segunda apresentação em Portugal, este Sábado na Monumental do Montijo alternando com o cavaleiro Rui Salvador e com o praticante Francisco Palha.

Depois da sua magnifica actuação em Santarém no mês de Junho, o luso-espanhol sofreu uma grave lesão e esteve parado durante algum tempo. Agora reaparece com toda a força e com a sua magnifica cuadra.

Ventura alterna com Rui Salvador que está em excelente forma e com Francisco Palha. Depois da sua época de estreia esta é a altura para Palha mostrar o que vale.

Apresento aqui um vídeo de Diego Ventura para quem ainda não o conhece com um dos seus magníficos cavalos.

PS: Mais de 600 visitas num só mês é obra. Obrigado a todos os que me visitam.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Belmonte - Cavalo do Galope de Costado


Belmonte é um cavalo com 13 anos de raça luzo-árabe com grandes qualidades toureiras. A sua capa é tordo em face branca e é utilizado no tercio de bandarilhas.

Pertença da família Moura este cavalo, com o ferro de Luis Rouxinol, começou a sua carreira ao mais alto nível nas mãos do maestro João Moura que depois o passou para o seu filho João Moura Jr (Moura Hijo em Espanha).

A sua principal característica são os galopes de costado, celebrizados como ladeares à Moura, mas que de ladeares nada têm (o termo correcto será cedências). A diferença deste cavalo para os restantes que efectuam esta sorte é que este é simplesmente dos melhores senão mesmo o melhor a executá-la. O seu temple (ou ritmo com que galopa, para os menos entendidos,) é estupendo e devido ao seu enorme poder físico e equilíbrio permite que o seu ginete leve o touro com os cornos junto ao estribo durante largos períodos de tempo. É também um cavalo que se vê estar a gosto dentro da arena e que por isso comunica muito bem com o público.

Belmonte é bastante fácil de identificar em praça, não só pelas características raras de toureio que já enumerei mas também porque os seus adornos costumam ser sempre verdes e vermelhos e as suas narinas são cor de pele. Podem-se aqui ver três fotos retiradas do site de João Moura Filho que ilustram o que acabei de dizer.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

El Gordito - O Rei dos Quiebros


Hoje vou-vos apresentar um cavalo de toureio especialista em quiebros.

O seu nome é "El Gordito" e pertence ao cavaleiro Vítor Ribeiro sendo o principal craque da sua quadra.

Este cavalo de nome Cara Branca e depois rebaptizado para o actual nome pelo cavaleiro da margem sul do Tejo nasceu na Ilha Terceira nos Açores e foi comprado e desbastado por João Miranda, um cavaleiro de alternativa Terceirense.

Posteriormente, pertenceu a João Moura e agora está nas mãos de um dos melhores cavaleiros portugueses, Vítor Ribeiro.

Apresento aqui um vídeo que ilustra bem as qualidades deste cavalo e uma fotografia onde se pode ver sua magnifica expressão taurina.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Grande Fim de Semana Taurino


O fim de semana que passou foi um grande fim de semana para a festa brava. Com duas corridas televisionadas em directo e com as boas assistências nas praças, os portugueses mostraram toda a sua aficion.

Na primeira corrida, a corrida das mulheres, de relevar a actuação da cavaleira Ana Baptista no seu segundo toiro como a melhor actuação da noite e a maturidade da ainda cavaleira praticante Isabel Ramos. Parabéns a esta cavaleira pela ousadia da sorte gaiola.

Na tourada realizada no Domingo à tarde, a XII Corrida TV Norte, de destacar principalmente a grande enchente da praça da Póvoa do Varzim, a responder da melhor forma à intenção da Associação Animal de transformar a Póvoa numa cidade anti-touradas. Os aficionados do Norte do País e principalmente os da Póvoa do Varzim mostraram que gostam de touradas e que a sua realização é sempre bem vinda. No que toca às lides, de destacar várias coisas: a má lide de Joaquim Bastinhas (era completamente desnecessário o par de bandarilhas), as excelentes lides de Vitor Ribeiro e principalmente de Rui Salvador e a grande apresentação e bravura dos toiros da ganadaria de Manuel Veiga (principalmente o quinto da tarde que não deixou ficar mal o ditado que diz "no hay quinto malo").

Parabéns à TVI por mais uma excelente transmissão e à RTP por desta feita ter tido a coragem de enfrentar os lóbis e ir ao encontro dos seus espectadores.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Corrida da Mulher 2008 na TVI


Sábado dia 19 de Julho de 2008 vai-se realizar a Corrida da Mulher na TVI. É mais uma corrida transmitida em directo pela TVI (a terceira deste ano) e que vai ser com toda a certeza um êxito de audiências.

A corrida é composta pelas cavaleiras Ana Baptista e Sónia Matias e pela cavaleira praticante Isabel Ramos. Os toiros pertencem à ganadaria de Brito Paes e serão pegados pelos forcados amadores de Lisboa, Chamusca e Cuba.

Ainda não assisti a nenhuma apresentação da cavaleira Ana Baptista este ano mas, de entre as três, é sem dúvida a minha preferida. Espera-se que mantenha o nível exibicional da temporada passada quando tinha, na sua quadra, um cavalo castanho cruzado de grande nível que lhe permitia por o famoso par de bandarilhas.

Sónia Matias não é de maneira nenhuma uma cavaleira que eu aprecie. Pude ver uma corrida sua ao vivo em Santarém que confirmou as minhas más expectativas. Sónia, apesar de esforçada, não apresenta os seus cavalos com arranjo suficiente para lhe permitirem os êxitos que ela tanto anseia. Nessa corrida foi mesmo obrigada a substituir um cavalo quando este lhe negou a colocação de um ferro após ter levado um toque forte do astado ao rematar o ferro anterior.

O principal motivo de interesse desta Corrida das Mulheres está na exibição de Isabel Ramos. Com um percurso brilhante, esta jovem cavaleira que tirou a prova de praticante já este ano, apresenta-se pela primeira vez numa corrida televisionada de casaca vestida, o que significa uma responsabilidade acrescida. Mas Isabel monta bem, comunica com o público e tem toureria mais que suficiente para ultrapassar este grande desafio.

A corrida realiza-se em Coruche e tem transmissão televisiva em directo a partir das 22h30 na TVI.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Cagancho - Um toureiro de quatro patas



Caros leitores, hoje apresento-vos aqui aquele que é considerado quase unanimemente o cavalo toureiro mais famoso de todos os tempos, Cagancho.

Este cavalo de ferro João Batista foi adquirido em 1991 por Pablo Hermoso de Mendoza a Brito Paes numa Feira do Cavalo na Golegã. Nesta altura Pablo estava longe de pensar no que este cavalo se iria tornar. Filho de Nilo e de uma égua desconhecida este Lusitano com descendência Veiga foi comprado por cerca de 400 contos por ser o cavalo mais fraco de toda aquela quadra e por se encontrar enfermo numa pata. Devido à sua excelente árvore genealógica (filho de Nilo e sobrinho de Opus e Neptuno) o rejoneador Navarro decidiu apostar nele e levou-o para a sua quinta em Estella, Pamplona, curando-o e dando-lhe doma clássica.

O cavalo começou a responder de forma satisfatória ao treino e passados dois anos Pablo concluiu que se sentia nele como em mais nenhum cavalo se tinha sentido. Seguiram-se cerca de 10 temporadas ao mais alto nível com grandes actuações e muitos prémios conquistados. No principio e no fim de cada actuação existiam pessoas à espera para o ver descer e subir para o camião o que demonstra a enorme empatia e fama que o cavalo criava na praça com o público.

Em 2002 chegou ao fim a carreira deste toureiro de 4 patas. Já com 16 anos mas ainda com plenas capacidades, o rejoneador decidiu retira-lo para lhe dar o merecido descanso e hoje em dia, com 22 anos, desfruta das bonitas pastagens da finca de Hermoso de Mendoza onde cumpre a função de semental. Esperam-se ansiosamente as novas gerações mas muito dificilmente aparecerá novamente um cavalo assim.
Na foto abaixo pode ver-se a sua volta de honra na praça da cidade do México. Este gesto repetiu-se em Madrid e Pamplona na sua última temporada.

domingo, 13 de julho de 2008

Corrida de Touros lider de audiência na TVI


Se alguém duvidava da paixão pela festa brava por parte dos portugueses a dúvida está tirada. A X grande corrida da TVI, marcada pela alternativa de Marcos Tenório Bastinhas, obteve 46,7% de share para além de ter registado casa cheia (7000 pessoas lotaram o Campo Pequeno). Ao todo a corrida foi vista por 3.800.000 espectadores sendo que 1.000.000 presenciou-a do inicio ao fim. Na última meia hora de tourada o share atingiu o seu máximo com 53%.

Estes dados fazem desta corrida de touros a mais vista de sempre no panorama nacional. Para os leitores menos atentos a estas coisas das audiências refiro que por exemplo ontem, dia 12 de Julho a novela "A Outra" liderou as audiências com 45% de share. Com esta comparação pode-se comprovar do êxito que foi a emissão em directo da tourada.

Como aficionado dou os sinceros parabéns à TVI. Que continue assim durante muitos anos.

Nota: A TVI vai transmitir no próximo fim de semana mais uma tourada, desta feita, a Corrida das Mulheres e a RTP já anunciou também a transmissão da corrida TV-Norte. Vamos ver se é desta que a televisão que todos pagamos se deixa de palhaçadas e cumpre o seu dever de ir ao encontro dos milhares de aficionados.

sábado, 12 de julho de 2008

O dia de Miura em Pamplona



Chegou o dia mais esperado do San Fermin 2008.
Domingo, no penúltimo dia das festas, serão corridos os touros da famosa ganadaria Miura. Estes touros têm características muito próprias. O seu enorme tamanho e peso rondando os 650 Kg são a sua principal característica. No entanto, estes touros apesar do seu peso, não aparentam obesidade devido às suas enormes cabeças e estrutura óssea. Esta ganadaria é uma das mais difíceis de lidar pelos matadores de toros visto que tem dos maiores índices de colhidas. Já nos encerros de Pamplona, são dos touros que causam menores "estragos" sendo por isso escolhidos, ao longo dos últimos anos, para os encerros de Domingo que é o dia em que maior número de pessoas correm pelas ruas da capital Navarra. Todos os dados estatísticos sobre esta e as restantes ganadarias que normalmente correm em Pamplona podem ser vistas aqui.


A sua divisa é vermelha e preta quando actua em Las Ventas - Madrid e vermelha e verde nos restantes locais. É propriedade de Eduardo Miura e é das ganadarias mais antigas (30 de Abril de 1849) mantendo a mesma linha ao longo de todos estes anos.

Estes touros bravos são criados na propriedade de “Zahariche”, em Lora del Río (Sevilha) e serão lidados amanha, em Pamplona, pelos matadores El Fundi, Juan José Padilla e Rafaelillo. O video mostra-nos o exemplo do que é um encerro de Miura, neste caso o de 2006.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Até que enfim uma corrida televisionada


Ao contrário do que aqui escrevi à uns dias atrás a I corrida TV Lezíria acabou por não ser transmitida pela RTP. Em primeiro lugar peço desculpa aos leitores deste blog pelo engano mas quando tudo levava a crer que a corrida seria transmitida, a RTP decidiu não o fazer. Pese embora a vitória nos tribunais, a direcção de programas decidiu que a tourada (que rezam as crónicas de grande nível) não seria transmitida devido a terem existido duas decisões, por parte dos juízes, de sentidos contrários em apenas um mês. Na minha opinião, a RTP agiu erradamente alterando mais uma vez a sua programação (a tourada chegou a ser anunciada com um promo) e defraudando as expectativas dos milhares de aficionados.

Falando agora de situações mais felizes, amanhã dia 10 de Julho vai-se realizar a X corrida TVI. Do cartel nem é preciso falar muito pois a corrida tem sido bastante anunciada na televisão. Marcos Tenório Bastinhas vai tirar a sua alternativa dada obviamente pelo pai Joaquim Bastinhas. Completam o cartel a família Caetano, com o pai Paulo e o filho Moura Caetano. Para mim o principal motivo de interesse da tourada está mesmo no regresso de Paulo Caetano ás arenas visto que desde que o seu filho começou a tourear ele lhe passou a sua cuadra de cavalos e deixou de se apresentar em público. É muito bem recebido por parte dos aficionados este regresso. Como se sabe, uma vez toureiro, toureiro para sempre. Não sendo um grande apreciador da maneira (espampanante) de tourear de Joaquim Bastinhas nem da forma como este monta a cavalo, a alternativa do seu filho Marcos Tenório envolve também bastante interesse pois trás mais sangue novo à tauromaquia. De referir que os touros pertencem à ganadaria de Guiomar Cortes Moura o que normalmente costuma ser garante de bons espectáculos taurinos.

A não perder esta quinta feira a partir das 22:15 no Campo Pequeno ou na TVI.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Corrida de Rejones em Pamplona


Domingo dia 6 de Julho de 2008 teve lugar a corrida de rejones englobada na feira de San Fermin em Pamplona. No dia que antecedeu o inicio dos famosos encerros, a praça encheu-se (lotação esgotadíssima) para receber o cavaleiro João Moura e os rejoneadores Sergio Galan e Pablo Hermoso de Mendonza, este último a jogar claramente em casa visto que é natural de Estella, uma pequena vila Navarra.

Quanto à tourada propriamente dita, os toiros, a rondarem os 550 Kg, pertenceram à ganadaria de Fermin Bohórquez e apresentaram grande maneabilidade e apresentação própria para uma praça de primeira categoria como é a monumental de Pamplona.

No que toca a troféus apenas Sérgio Galan abriu a porta grande com o corte de 3 orelhas (2+1). Pablo ouviu ovação nos seus dois astados, sinal que o público reconheceu mérito nas suas lides. Só com a espada esteve mal o cavaleiro Navarro o que não lhe permitiu cortar nenhuma orelha. Já João Moura manteve a mala suerte em Espanha. Moura repetiu a fraca exibição de Madrid onde também obteve ovação num touro e silêncio noutro. O grande calcanhar de aquiles de Moura está na arte de matar tão importante para Nuestros Hermanos.

domingo, 6 de julho de 2008

Viva San Fermin! Gora San Fermin!



Começaram hoje as famosas festas de San Fermin em Pamplona.

A abertura das festas deu-se com o habitual lançamento do Chupinazo pela alcaldesa (presidente da câmara) da cidade que se pode ver no video. Amanha começa a feira taurina que se prolonga pelos próximos 7 dias.

As festas têm os seus pontos altos com os encerros todas as manhas, sendo os toiros lidados durante a tarde. Os encerros podem ser vistos todos os dias ás 7hrs da manha (8hrs em Espanha) na TVE Internacional em directo e as corridas de toiros podem ser vistas na Internet através do site http://feriastaurinas.plus.es.

Viva San Fermin, uma das maiores festas do mundo como se pode ver pelas imagens.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Dia histórico para a Tauromaquia.




No próximo domingo dia 6 de Julho de 2008 vai-se fazer história.

Após a providência cautelar interposta pela associação Animal que impediu pela primeira (e espera-se que pela única) vez a transmissão da Corrida TV, no Domingo tudo será diferente. Teremos uma corrida de toiros tele-visionada a partir das 17:15 desde a monumental Praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca.

O recurso feito pela RTP surtiu desta forma efeito uma vez que a providência cautelar entreposta pela Associação Animal obteve parecer liminarmente indeferido por parte da 2ª secção da 6ª vara do Tribunal Civil de Lisboa, que não reconheceu o mínimo fundamento ao processo 1829/08.7 TVLSB.

Será então a primeira Corrida das Lezírias com um cartel composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol e Rui Fernandes e pelos novilheiros João Ferreira e Nuno Casquinha. Os toiros serão da ganadaria Falé Filipe.

Espera-se que esta corrida seja um sucesso e que tenha uma casa bem composta para se provar mais uma vez a força da festa brava.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Grande Maestro - PHM



Começo este blogue com aquela que considero uma das melhores faenas do grande Rejoneador Pablo Hermoso de Mendonza.
Neste vídeo não se vê o cavalo utilizado de saída mas apenas os utilizados para o tercio de bandarilhas e para o último tercio. Para bandarilhas Pablo utilizou Chenel e Fusilero enquanto que para a estocada final utilizou Dominguin. Mais à frente darei a especial atenção a cada um destes cavalos aqui neste blogue.
De referir ainda que a excelência desta lide rendeu ao Rejoneador navarro o prémio máximo (2 orelhas e rabo) na principal praça de touros Mexicana.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Inauguração do Arte & Emoção

Hoje é um dia importante para mim.

Após cerca de 4 anos de paragem (sim, eu já andei nestas vidas dos blogues com o http://oterceiroanel.blogs.sapo.pt) estou de regresso.

Desta vez o que me faz escrever e exprimir a minha opinião não é a revolta por em Portugal existir um futebol corrupto e falseado mas sim a paixão pela tauromaquia.
Quanto ao futebol já à muito que desisti de tentar abrir os olhos a quem não quer ver, até porque actualmente as coisas fazem-se impunemente e à vista de todos.

Assim sendo, viro-me para outra das minhas paixões. O objectivo deste blogue será dar a conhecer uma bela arte e tradição latina, a Tauromaquia. É isso que vou tentar fazer nos próximos tempos e enquanto a minha disponibilidade o permitir. O nome deste blogue é inspirado no único e excelente programa sobre Tauromaquia exibido pela RTP2 (sábados 19Hrs) denominado Arte & Emoção.

Agradeço desde já a vossa visita esperando que este espaço seja do vosso agrado e que deixem os vossos comentários sempre que assim o desejarem.

Obrigado