quarta-feira, 9 de julho de 2008

Até que enfim uma corrida televisionada


Ao contrário do que aqui escrevi à uns dias atrás a I corrida TV Lezíria acabou por não ser transmitida pela RTP. Em primeiro lugar peço desculpa aos leitores deste blog pelo engano mas quando tudo levava a crer que a corrida seria transmitida, a RTP decidiu não o fazer. Pese embora a vitória nos tribunais, a direcção de programas decidiu que a tourada (que rezam as crónicas de grande nível) não seria transmitida devido a terem existido duas decisões, por parte dos juízes, de sentidos contrários em apenas um mês. Na minha opinião, a RTP agiu erradamente alterando mais uma vez a sua programação (a tourada chegou a ser anunciada com um promo) e defraudando as expectativas dos milhares de aficionados.

Falando agora de situações mais felizes, amanhã dia 10 de Julho vai-se realizar a X corrida TVI. Do cartel nem é preciso falar muito pois a corrida tem sido bastante anunciada na televisão. Marcos Tenório Bastinhas vai tirar a sua alternativa dada obviamente pelo pai Joaquim Bastinhas. Completam o cartel a família Caetano, com o pai Paulo e o filho Moura Caetano. Para mim o principal motivo de interesse da tourada está mesmo no regresso de Paulo Caetano ás arenas visto que desde que o seu filho começou a tourear ele lhe passou a sua cuadra de cavalos e deixou de se apresentar em público. É muito bem recebido por parte dos aficionados este regresso. Como se sabe, uma vez toureiro, toureiro para sempre. Não sendo um grande apreciador da maneira (espampanante) de tourear de Joaquim Bastinhas nem da forma como este monta a cavalo, a alternativa do seu filho Marcos Tenório envolve também bastante interesse pois trás mais sangue novo à tauromaquia. De referir que os touros pertencem à ganadaria de Guiomar Cortes Moura o que normalmente costuma ser garante de bons espectáculos taurinos.

A não perder esta quinta feira a partir das 22:15 no Campo Pequeno ou na TVI.

2 comentários:

Isildur disse...

De aplaudir a decisão RTP em não televisionar tal celebração de violência! Mais uma vez, vê-se que a televisão pública está a aumentar a olhos vistos o seu padrão de qualidade! Por outro lado, a TVI mostra mais uma vez porque é considerado o canal de televisão mais reles de Portugal (não bastava ter de aguentar aqueles telejornais sensacionalistas apresentados por prepotentes, como ainda decidem transmitir em prime time um "espectáculo" recentemente proíbido por um tribunal de ser transmitido... )!

Pancho7 disse...

Um esclarecimento.
Após o tribunal ter proibido a transmissão da tourada na RTP antes das 22:30 numa primeira instância, existiu um recurso que considerou que a primeira decisão não tinha qualquer fundamento e que tinha sido precipitada, ou seja, o tribunal mais importante e com maior credibilidade (o de recurso) deu razão à RTP. A tourada podia e devia ter sido transmitida.