sábado, 12 de julho de 2008

O dia de Miura em Pamplona



Chegou o dia mais esperado do San Fermin 2008.
Domingo, no penúltimo dia das festas, serão corridos os touros da famosa ganadaria Miura. Estes touros têm características muito próprias. O seu enorme tamanho e peso rondando os 650 Kg são a sua principal característica. No entanto, estes touros apesar do seu peso, não aparentam obesidade devido às suas enormes cabeças e estrutura óssea. Esta ganadaria é uma das mais difíceis de lidar pelos matadores de toros visto que tem dos maiores índices de colhidas. Já nos encerros de Pamplona, são dos touros que causam menores "estragos" sendo por isso escolhidos, ao longo dos últimos anos, para os encerros de Domingo que é o dia em que maior número de pessoas correm pelas ruas da capital Navarra. Todos os dados estatísticos sobre esta e as restantes ganadarias que normalmente correm em Pamplona podem ser vistas aqui.


A sua divisa é vermelha e preta quando actua em Las Ventas - Madrid e vermelha e verde nos restantes locais. É propriedade de Eduardo Miura e é das ganadarias mais antigas (30 de Abril de 1849) mantendo a mesma linha ao longo de todos estes anos.

Estes touros bravos são criados na propriedade de “Zahariche”, em Lora del Río (Sevilha) e serão lidados amanha, em Pamplona, pelos matadores El Fundi, Juan José Padilla e Rafaelillo. O video mostra-nos o exemplo do que é um encerro de Miura, neste caso o de 2006.

Sem comentários: