segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Adeus para sempre ou até breve?

Esperemos que seja um até breve.

Barcelona despediu-se das corridas de touros por tempo indeterminado. A capital Catalã deita para o lixo toda uma tradição e uma cultura que tanta falta lhe faz para cumprir o ego de alguns que querem afirmar a diferença em relação a Madrid e ao resto de Espanha. Esta ideia apenas cabe num nicho de população com ideias retrogradas, ditatoriais, regionalistas e ávidas de propaganda e protagonismo.

Tenho cá para mim que dentro de dois ou três anos poderão voltar a fazer-se corridas de toiros na Catalunha. Desejo ardentemente que os responsáveis pela praça de touros não permitam que esta seja demolida ou transformada de modo a que não se voltem lá a ver touros. O caminho será longo e doloroso para muitos mas em Portugal também sobrevivemos a 6 anos sem o Campo Pequeno e hoje em dia é a praça da moda.

Tenho fé que aqueles que encheram a praça por duas vezes neste fim-de-semana (20 mil lugares) tragam de volta as corridas à sua tão bela cidade. Que José Tomás possa cortar muitas orelhas naquela que é a sua praça de eleição.

Sem comentários: