segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ventura diz adeus a Portugal?

Claro que não.

Aquilo que Diego quer é mais uma guerrinha de protagonismo para se valorizar. Ventura tem noção de que se ficar ausente de Portugal durante um ano depois poderá voltar e cobrar ainda mais do que aquilo que cobra actualmente mas estará disposto a perder tanto dinheiro durante um ano?

Ao contrário de Pablo que está lá longe no reino de Navarra e que se desloca a Portugal apenas 3 vezes por ano, Diego Ventura está aqui bem pertinho em Sevilha, comprou recentemente uma herdade no Porto Alto ás portas de Lisboa, tem cavalos na quadra de alguns cavaleiros portugueses como Sónia Matias e Francisco Palha e toureia cerca de 10 corridas por ano em Portugal. Para além disso, Diego vem a Portugal tourear os touros que quer e cobra verdadeiros balúrdios por isso pelo que a exigência para com ele é muito maior do que para com os restantes cavaleiros.

Ventura diz que não se sente a gosto devido aos assobios que recebe das bancadas. A verdade é que as pessoas estão fartas de ver Ventura tourear os touros de Bohorquez ou da senhora Guiomar. Ventura não está disposto a tourear toros diferentes e o público entendido não lhe quer perdoar isso. Ventura até tentou mudar ao abrir a temporada com Graves no Campo Pequeno e ao fechar a temporada passada com os Conde Cabral na Moita mas na Moita as coisas correram muito mal e no Campo Pequeno não houve porta grande como é seu costume. Até poderá ser bom fazer uma pausa e depois voltar em força mas a Ventura também não lhe deve ser indiferente os cerca de meio milhão de euros que vem todos os anos cobrar a Portugal. Vem aí a Golegã e Ventura não deixará de estar presente pelo que novidades fresquinhas vão aparecer muito em breve.

Pablo tem um respeito do público Português completamente diferente de Ventura. Pablo orienta as suas vindas a Portugal com os touros também Murubes de Passanha que é uma das mais prestigiadas ganadarias Portuguesas e na qual de tempos a tempos sai um touro mais encastado que faz esquecer os nhock nhock do costume. No ano passado exigiu os Bohorquez no Campo Pequeno para ficar em plano de igualdade com Ventura e deu-se muito mal. Depois voltou com os Passanhas e obteve um grande triunfo. Este ano vem à Moita que por si só já é um desafio maior devido à sua aficion mais conhecedora e onde até ao ano passado Ventura era rei. Já aproveitou a zanga de Ventura com os Portugueses dizendo que ele está "Com Portugal" e não me admira que caso Ventura para o ano opte mesmo por não tourear em terras lusas Hermoso de Mendoza seja o mais beneficiado com isso ocupando esse mercado deixado vago. Pablo sabe que em Espanha se rejoneia e que em Portugal se toureia e isso é o primeiro passo que faz dele um mestre.

Se Ventura não vier a Portugal tourear no próximo ano não vai fazer falta nenhuma. Aquilo que se pede a Pablo e a Ventura é que tenham valor para tourear tudo aquilo que lhes metam à frente e que não fujam dos aficionados que fizeram deles o que são actualmente. A guerra com as bancadas de que Ventura se queixa não é uma guerra contra Ventura mas sim uma guerra contra os touros que Ventura escolhe para lidar em Portugal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Concordo em absoluto com os seus comentários ao Ventura, parece-me mais bluff que outra coisa.
Por outro lado, defendo que existe lugar para todos na festa, cada qual com seu toureio e estilo próprios, mas há quanto a mim quem exagere nos números circenses - não traz qualquer valor à festa, torna-a "corriqueira", por vezes mesmo um espectáculo degradante e que só vem dar motivos de chacota aos anti-taurinos. Haja decência e respeito pelo toiro.
1 abraço
Fausto

Anónimo disse...

De facto até pode ser bluff mas... Ventura não fazer falta nenhuma como diz o cronista é tapar o "Sol com a peneira". Quando Ventura toureia é casa cheia na certa e eu prefiro casa cheia a 1/4 de casa e com ferros de segunda.

Ventura no Montijo é Rei. Não apenas pelo que fez mas pelo que todos os anos faz.

Pancho7 disse...

Ventura faz obviamente falta. Aquilo que eu disse foi que Ventura não faz falta durante um ano não tourear em Portugal.

É verdade que Ventura é Rei no Montijo porque tem enchido sempre a praça cada vez que é anunciado mas as corridas que Ventura tem feito no Montijo nao têm sido as melhores que por lá se têm visto nos últimos tempos.