segunda-feira, 31 de maio de 2010

Excelente Corrida em Coruche

Estiveram bem todos os intervenientes na Corrida das Confrarias em Coruche.

António Telles esteve muito dentro do seu estilo. Magistral na colocação dos ferros sempre de frente, António teve pela frente dois toiros colaboradores. Melhor na lide do segundo do que no primeiro do seu lote António destacou-se nas bandarilhas colocadas com o Rondeño. Já no primeiro esteve muito bem com o Santarém e a receber à porta dos curros com o Ópio.

Pablo Hermoso de Mendoza teve pela frente dois toiros distintos. Apesar de ambos serem bravos, o primeiro adiantava-se muito nas reuniões contrastando com o segundo que tinha uma nobreza notável. No primeiro, Pablo esteve razoavel nos compridos tendo que sacar do Chenel para conseguir cravar os curtos. O cavalo apesar de ser o maior craque da actualidade acusou inicialmente estar diante de um touro complicado e que se adiantava muito nas reuniões. Apesar disso, Pablo esteve notável e a partir da segunda bandarilha soube convencer o cavalo a ir para cima do touro. A partir daí a qualidade de ambos fez a diferença. Quando Pablo saiu da praça com o Chenel o público pediu mais uma bandarilha a que o rejoneador decidiu aceder. Não podia ter corrido pior. Pablo foi buscar o Icaro e tentou cravar em redondo, sorte esta que não tem qualquer tipo de interesse e que o touro não permitiu que tivesse sucesso. Pablo saiu por baixo apesar de até ali ter realizado uma boa faena.
No seu segundo, tudo foi diferente. O touro foi muito bom, muito nobre e com recorrido e deixou Pablo recriar-se com ele. Cravou bem com o Silveti saindo em bons adornos mas os momentos mais altos foram com o Machado, cavalo que debutou em arenas portuguesas e que mostrou um sangue frio enorme. Pablo cravou duas bandarilhas em terrenos de próximidade e dando-lhe todas as vantagens.

Por fim João Telles Jr. teve uma primeira actuação cumpridora mas sem nenhum tipo de deslumbramento. O toiro foi o mais fraco da corrida e também não deu grandes hipóteses de triunfo. Por sua vez, o último toiro da corrida foi bastante bom. Teve muito som e Telles Jr. teve capacidade para brilhar. Sacou de um cavalo novo castanho com enormes aptidões nas bandarilhas e outro para fechar a lide em grande com duas séries de violino + palmo.

Resumo:
Antonio Telles (volta + volta e ovação)
Pablo Hermoso (volta + volta com petição de segunda)
João Telles Jr (volta + volta)

Estiveram bem os forcados de Montemor e Coruche com excelentes pegas, exceptuando a primeira. Os Passanhas surpreenderam-me positivamente pelas razões já citadas atrás. Foram especialmente bons o primeiro e todos os touros da segunda parte da corrida. Manso o terceiro e matreiro o segundo.

Nota para o forcado do quinto touro da corrida que ensinou Pablo a dar a volta à arena pedindo inicialmente autorização ao director da corrida e iniciando a volta a partir do local do director.

Fotos de João Silva.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Touros Palha em Las Ventas

Vão ser lidados hoje à tarde os Touros da famosa ganadaria Portuguesa de Palha em Madrid. Os touros de Palha foram os grandes triunfadores da feira de São Isidro do ano passado mas este ano estão com algumas dificuldades em se apresentar. No primeiro reconhecimento só saíram aprovados 4 touros dos 8 que João Folque levou. A causa terá sido a falta de trapio dos animais provenientes da Herdade da Adema. Recordo que Las Ventas é mesmo uma praça de primeira em que os touros não podem apresentar qualquer tipo de defeito. Os problemas nos reconhecimentos têm sido enormes neste ano de 2010. A principal causa que tem sido apontada é o rigoroso inverno que se fez sentir e a verdade é que a maioria dos curros não tem sido corrido completo mas sim, recorrendo a touros de outras ganadarias. Se é verdade que a bravura não se vê em quilos, o que também é verdade é que os quilos dão força e ajudam bastante os touros na altura de aguentarem uma lide exigente.

Última hora: Confirma-se a lide de apenas quatro toiros de Palha. Os outros dois serão de El Torreón e os sobreros de Cortijoliva. Na imagem o touro Marismo a ser lidado em segundo lugar hoje à tarde.

Destaques do Fim de Semana

Três grande Cartéis para este fim de semana.

Sábado o destaque vai para a presença de Pablo Hermoso em Coruche ás 22 horas compartindo cartel com António e João Telles Jr com touros Passanha.
Também no Sábado, em Aldeia da Venda ás 17 horas, vai haver uma corrida com um cartel de máxima competição entre jovens de valor. São eles os cavaleiros Moura Caetano, Duarte Pinto e Francisco Palha. Já é hora de os jovens começarem a competir à séria.

No Domingo destaque para a corrida da Azambuja integrada na Feira de Maio com Joaquim Bastinhas, Moura Caetano e Tiago Martins. Também na Azambuja vão existir ao longo de todo o fim-de-semana as habituais largadas sendo que a mais popular se dá ás 22:30 de Sexta-Feira seguida de sardinhas assadas para todos e muito convívio pela noite dentro.

Maratona de mais de 2400 Km


Os cavalos do Rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza irão fazer entre 29 de Maio e 2 de Junho mais de 2400km como demonstra a figura.

Natural de Estella, perto de Pamplona, Pablo Hermoso vê-se obrigado a atravessar todo o território espanhol para vir actuar a Lisboa. Apesar dos bons acessos, não deixa de ser altamente desgastante para os cavalos e para o próprio rejoneador. Assim sendo há que ter algum cuidado e programar outras corridas para que a viagem se torne mais dividida e rentável. Pablo vai então actuar no Sábado em Coruche, no Domingo em Córdoba e na Quarta-Feira em Granada. Não sei se Pablo vai optar por regressar à sua finca em Navarra na madrugada de Domingo ou se irá para lá apenas após a corrida de Granada mas de qualquer maneira os mais de 2400km dentro do camião ninguém lhos tira.

A questão da rentabilidade é directamente proporcional ao cansaço das pessoas e principalmente dos animais. Por esta razão tem que existir um tratamento muito cuidadoso aos cavalos de toureio que pela pressão a que estão sujeitos se afirmam como verdadeiros craques do mundo equino. Além da enorme preparação física, têm que ter também uma preparação e uma disponibilidade mental verdadeiramente impressionante, para além da coragem para enfrentar o touro e da confiança no seu ginete.

Um dia tive o seguinte diálogo com um amigo meu:
Ele: Porque é que gostas de touradas?
Eu: Por varias coisas mas principalmente por causa dos cavalos.
Ele: Mas o que é que os cavalos de touradas têm de diferente dos outros?
Eu: São "só" os MELHORES!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A fórmula da Corrida de La Prensa não funcionou

A fórmula da corrida da Imprensa em Las Ventas não funcionou. Escolher três toureiros que são três figuras e esses três toureiros escolherem os touros que lhe são mais "cómodos" claramente não é uma boa política. Ainda para mais, numa corrida em que os touros não corresponderam como seria espectável, toda a "bronca" dos espectadores recaiu sobre os toureiros porque no final de contas foram eles os totais responsáveis pela má tarde de ontem.

A melhor forma de montar um cartel de concurso de ganadarias é dar primazia à escolha dos touros e depois oferecer a corrida a quem a queira tourear em forma de desafio aos toureiros, criando cartéis de qualidade e principalmente incutindo competitividade entre ganaderos e toureiros. O concurso de Évora realizado na semana passada é um bom exemplo desta forma de trabalhar e por isso dou os meus parabéns à empresa Terra Brava.

Mas nem só de bons exemplos vive Portugal e por cá também já se começam a escolher em demasia os touros, principalmente as figuras que vêm de fora. Reparem neste cartel de concurso de ganadarias lidado em 2008 no Montijo: Rui Salvador, Diego Ventura e Francisco Palha. Toiros de Prudêncio, Vinhas, Conde Cabral, Grave, Passanha e Varela Crujo. Será curiosidade o facto de Ventura ter lidado os toiros de Vinhas e Passanha? Confesso até que me dá um certo gozo que nos concursos de ganadarias quem escolhe os touros que lida não tenha sorte com a bravura dos mesmos e que pelo contrário as restantes reses saiam bravíssimas. É a justa paga para quem tendo mais experiência e melhor quadra deixa os touros mais exigentes para os outros.

Por fim, soube-se esta semana que Diego Ventura irá lidar uma corrida no Montijo a 30 de Julho. Ainda não estão confirmados os touros mas podem ir adivinhando e deixando nos comentários se faz favor.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Importante corrida hoje em Las Ventas


Hoje vai realizar-se em Las Ventas uma importantíssima corrida de Touros denominada Corrida da Imprensa. Vão alternar El Juli, Perera e Cayetano com touros de várias ganadarias escolhidos pelos diestros.

As ganadarias que vão a concurso são: La Quinta e Victoriano del Río para El Juli, Núñez del Cuvillo e El Ventorrillo para Perera e Domingo Hernández e Toros de Cortés para Cayetano pesando entre 426 e 549 kg.

Num concurso de ganadarias a ordem de lide dos touros é decidida por antiguidade de ganadaria o que fica comprometido quando se deixa que sejam os toureiros a escolher os touros porque a ordem de lide dos toureiros também tem que ser respeitada. Assim sendo este tipo de concursos exige alguma capacidade de organização. É pena que os empresários taurinos se deixem levar nestas coisas mas é a tauromaquia que temos. Na foto o touro La Quinta a lidar hoje em Madrid.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aldeia da Ponte foi o grande destaque do Arte & Emoção


Aldeia da Ponte foi o grande destaque do último programa Arte & Emoção. Os encerros e as Capeias Arraianas estiveram em grande destaque. Pena que não tenham filmado a entrada dos touros na praça que é sempre o momento mais esperado e mais emocionante do Encerro. Por isso, para os meus leitores aqui ficam imagens de uma dessas entradas em praça com uma reportagem mais alargada daquilo que foi a capeia da Páscoa organizada pela Juventude Pontense.

As imagens que passaram no programa tauromáquico da RTP2 foram captadas no Sábado de Páscoa, altura em que se fazia sentir muito frio. Ainda assim, este tipo de actividade na zona Raiana, leva muita gente a deslocar-se até lá para o convívio. Para quem não conhece esta tradição pode deslocar-se ao Campo Pequeno no próximo Sábado, dia 29/6, porque a Capeia e os Arraianos vêem até Lisboa fazer a sua festa anual na capital.

Uma pessoa vai de fim de semana e quando volta...

dá de caras com uma colhida desta dimensão. E ainda dizem que os toureiros não são homens valentes!!!

Júlio Aparício foi gravemente colhido em Las Ventas por um touro de Juan Pedro Domecq, o primeiro da corrida.

O parecer médico do Dr. Máximo García Padrós diz o seguinte: "Herida en región submandibular con una trayectoria ascendente que penetra la cavidad bucal, que atraviesa la lengua y alcanza el paladar, con fractura del maxilar superior. Pronóstico muy grave."

sábado, 22 de maio de 2010

A lide a pé na corrida do Campo Pequeno


Miguel Angel Perera passou por Lisboa e deixou boa impressão, com duas lides bastante diferentes. No primeiro, nobre e com alguma casta deixou uma lide de grande proximidade enquanto no segundo fez uma lide claramente por cima do touro que foi manso e difícil.

Luís Procuna teve duas lides esforçadas na sua noite no Campo Pequeno. Um primeiro touro muito mal apresentado, fraco de forças e que não permitiu ao toureiro grande lide. O segundo foi bastante diferente, era muito nobre, bem apresentado mas com pouco som e Procuna este melhor em todos os tércios.

Fiquei bastante espantado ao ouvir o ganadero dizer aos microfones da TVI que em principio o iria devolver ao campo. Parece-me que o nível de exigência está bastante baixo. Esteve bastante bem Luís Procuna no tércio de bandarilhas em que conseguiu chegar muito ao público.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A lide a cavalo na corrida do Campo Pequeno

O primeiro touro foi lidado a duo por Rouxinol e Rui Fernandes. O touro saiu completamente inválido dos quartos traseiros e devia ter sido substituído pelo Sobrero. Esteve mal o director de corrida e o público cada vez menos conhecedor e que devia ter exigido a substituição do animal. Parece-me que ás vezes as pessoas se esquecem que pagaram o seu bilhete bem caro e que estão na principal praça do país.

No seu touro a solo Luís Rouxinol esteve bem aproveitando a pouca investida do touro mas conseguindo triunfar com o material que tinha à disposição. O seu cavalo de saida, o Dolar, partiu a gamarra e demonstrou que não está bem "posto" para tourear. Por sua vez, o Mustang mostrou que a idade é um posto e que quem sabe nunca esquece e esteve em bom nível apesar de um ferro ter saído muito em redondo.

Rui Fernandes não teve a passagem que desejaria pelo Campo Pequeno. Com os cavalos muito arranjados, Rui não conseguiu entender bem o touro que lhe calhou pela frente e sentiu bastantes dificuldades. Com a vasta quadra que tem podia ter tentado sacar o cavalo dos quiebros mas preferiu jogar pelo seguro. Após a ausência que Rui Fernandes teve do Campo Pequeno no ano passado vamos lá ver se ainda esta época terá outra oportunidade para se mostrar. Sabendo como Rui Bento aposta em repetir os triunfadores dificilmente isso poderá acontecer.

Em suma, no primeiro touro ambos os cavaleiros deram a volta a arena se qualquer tipo de merecimento. Nos touros a solo, justificava-se uma volta para Rouxinol que acabou por dar duas para fazer companhia ao forcado, esse sim merecedor de duas voltas e ovação e uma volta para Rui Fernandes numa lide em que chegaria perfeitamente uma ovação no centro da arena.

Ontem no Campo Pequeno.. Breves notas


Acho mesmo que existem milhares de coisas a dizer sobre esta corrida mista que preencheu praticamente 3/4 da Monumental Lisboeta apesar da transmissão em directo através da TVI.

Podemos começar por analisar a transmissão televisiva com um pedido à direcção de programas da TVI. Continuem a apoiar a festa brava mas por favor metam um realizador que seja aficionado nestas transmissões televisivas. Foram muitas as vezes em que não se viram os ferros, nomeadamente nas lides a cavalo devido ás filmagens que eram dirigidas à bancada. Já sabemos que as touradas levam centenas de caras bonitas ás arenas mas o essencial do espectáculo são os touros e os toureiros. A colocação do ferro é a parte mais importante da lide. A colocação do ferro tem várias fases: a brega (ou colocação do touro para o ferro), o cite, a cravagem e o adorno. Estas fases têm que ser vistas com seguimento e não podem ser constantemente cortadas com imagens da plateia ou com repetições de lides anteriores. No entanto, também há coisas boas nesta transmissão. Os comentários do Dr. Joaquim Grave são de uma sabedoria imensa e transmitem um conhecimento fabuloso aos telespectadores contrastando com as entrevistas entre-barreiras que são de fraca qualidade.

O público que quase encheu a praça de touros demonstra pouco conhecimento taurino aplaudindo com facilidade coisas que não têm grande valor. No entanto, o exemplo tem que vir de cima e o director de corrida também concedeu música em fases das lides em que tal não se justificava minimamente.

Mais à frente farei a análise das lides a cavalo, das lides a pé e dos touros de Ortigão Costa e de Varela Crujo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hoje no Campo Pequeno...

Corrida de grande expectativa para hoje na Monumental do Campo Pequeno. Corrida Mista com Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Miguel Angel Perera e Luís Procuna.

Curiosidade para ver como é que Rui Fernandes e Perera actuam esta noite após ambos terem cortado uma orelha em Madrid. De Rouxinol espera-se sempre uma actuação de uma verdadeira figura do toureio como este cavaleiro o é, e de Procuna espera-se que venha com muitas "ganas" para abrir novas portas.

Amanha direi de minha justiça sobre esta corrida que pode ser vista nas bancadas do Campo Pequeno e em directo na TVI.

Olé!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

"Gosto de ganhar aos Espanhóis" Dr. Joaquim Grave


O site Tauromania entrevistou os protagonistas do Concurso de Ganadarias Ibérico de Évora. Em minha opinião o destaque vai para as entrevistas fabulosas aos 6 ganadeiros com principal destaque para o Dr. Joaquim Grave que, sem papas na língua, disse que vinha para ganhar e que gostava muito de concorrer com os Portugueses mas gostava ainda mais de ganhar aos Espanhóis.

Todos os ganadeiros apresentaram touros muito dentro do tipo da sua ganadaria sendo que o Victorino era o que estava mais próximo da perfeição e por isso ganhou o prémio Apresentação. Todos eles demonstraram também grande carinho por esta corrida tão carismática, sendo que a sua presença pessoal no evento honrou e bem a Arena de Évora e a empresa Terra Brava.

Para que este concurso obtenha sucesso no futuro é impreterível que os ganadeiros continuem a apostar forte e a preparar bons exemplares, que a ganadaria vencedora repita ano após ano para poder defender o seu título e que haja ganadarias novas que mantenham o nome e o prestigio das que as antecederam.

Pode ver a entrevista aos protagonistas aqui.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O fim de semana foi assim...

Em Moura tal como eu previ os Passanhas estavam muito bem apresentados mas mostraram muito pouca mobilidade. João Moura mostrou a sua valia montando o Castella e o Merlin.

Em Évora, o touro Palha foi merecedor do prémio bravura e o Murteira Grave e o Passanha deram bom jogo. Os touros espanhóis, para variar, não estiveram à altura do acontecimento. Começo a por em dúvida se os espanhóis se estão a "cagar" para os produtos que nos mandam para cá ou se a selecção que eles fazem dos seus touros não serve para o nosso toureio à Portuguesa. Em Évora, e devido ao bom trabalho da empresa de Carlos Pegado, a apresentação de todos os exemplares foi irrepreensível mas a bravura vinda de Espanha deixou muito a desejar. Vamos esperar pelo fim da temporada para fazer um balanço mais correcto, até porque a invasão de touros Espanhóis não promete parar. Para fazer as suas apostas estão cá os empresários, para criticar estamos cá nós os aficionados.


Foram apresentados os cartéis da feira taurina de Santarém. É uma pena que o dia de melhor cartel tenha os piores touros. Como é que é possível apostar em touros de Bohorquez depois da péssima mostra que tivemos no Campo Pequeno? Em Madrid existem touros rejeitados pela falta de apresentação, em Portugal infelizmente passa tudo. A corrida dos Castros parece-me uma corrida de grande valor. Pelo menos seria aquela que eu escolheria para ver se nesses dias estivesse em Santarém.

domingo, 16 de maio de 2010

The winner is....

Prémio bravura vai para Palha

Prémio apresentação vai para Victorino Martin


Foram estes os destaques do 51º Concurso de Ganadarias de Évora. OS meus palpites foram ao lado.

(Fotos do site Tauromania)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Este fim de semana os MEUS destaques

vão para a corrida de toiros na Chamusca com Antonio Telles, Ribeiro Telles Bastos e Mateus Prieto vão enfrentar 6 poderosos Vinhas

e para o famoso concurso de ganadarias ibérico de Évora com toiros de Miura, Palha, Victorino Martin, Murteira Grave, Passanha e Dolores Aguirre. Vão-se apresentar em praça os cavaleiros António Telles, João Salgueiro e Vítor Ribeiro.


Vai haver também uma corrida com um imponente curro de Passanha com 5 anos em Moura. Este curro, devido à idade, cheira a sobras do ano passado e face à pouca mobilidade que estes touros normalmente já apresentam não me parece uma corrida de primeira categoria. Ainda assim, João Moura, Ana Batista e Tiago Carreiras formam um cartel muito atractivo.

Em suma... grande expectativa para ver como é que António Telles responde a estes dois dias muito intensos e grande expectativa para ver quem sairá vencedor do concurso em Évora. A nível de apresentação eu gosto muito do Palha e do Dolores Aguirre, a nível de bravura aposto no Murteira Grave. As fotos podem ser vistas no site tauromania.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Porta grande para Leonardo Hernandez em Las Ventas mas...

mais uma corrida aborrecida de Rejoneo, à imagem daquilo que foram as corridas de Valência e Sevilha. É difícil explicar que uma corrida onde se cortaram 5 orelhas seja uma má corrida mas isso é, hoje em dia, muito comum em Espanha onde a concessão das orelhas se deve à entrega que os rejoneadores fazem às lides e não propriamente ao mérito das mesmas. Las Ventas é a praça onde a bitola é mais elevada mas mesmo assim, no que toca ás corridas de Rejoneo, cortam-se orelhas por tudo e por nada.

Leonardo Hernandez mostrou a sua valia ao cortar 3 orelhas aos touros descastados e mansos de Luís Terrón ontem em Las Ventas. Leonardo fez duas lides boas, de grande verdade e chegando bastante ao público que compôs 3/4 de praça e no fim teve uma saída meritória pela Porta Grande.

Rui Fernandes e Andy Cartagena cortaram uma orelha cada um ao 4º e 5º da tarde respectivamente.

A corrida foi aborrecida (como são quase todas as corridas de rejoneo) devido à pouca mobilidade dos touros. É impressionante que sendo Portugal a pátria do toureio a cavalo não se pratique o hábito, em terras de nuestros hermanos, de vir buscar touros ao nosso país para este tipo de espectáculos.

Compreende-se esta situação apenas pelo complô que existe entre os rejoneadores em quererem o gado Murube, por este ser mais confortável e permitir cortar um maior número de orelhas, e pelo desconhecimento do público daquilo que são os cânones do bom toureio a cavalo.

Ontem assistiu-se mais uma vez à pouca preocupação que existe no cite e na colocação do ferro de frente e entrando pelos terrenos do touro. Em detrimento disto temos muitas bandarilhas colocadas em toureio redondo e com o touro parado e os rojões de castigo colocados sem cite, com tiras mal executadas, com o touro colocado de lado e quase sempre a silhas passadas.

Em Portugal venha de lá o toureio a cavalo e em Espanha venha de lá o bom toureio a pé que é nisso que eles são bons.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Rui Fernandes hoje em Las Ventas


Rui Fernandes apresenta-se hoje em Las Ventas - Madrid na 7ª corrida de San Isidro.

Rui Fernandes terá a companhia de Andy Cartagena e Leonardo Hernandez frente a toiros bem apresentados de Luis Terrón.

Andy Cartagena é um caso de grande popularidade em Madrid devido ás várias saídas pela porta grande desta praça. O seu toureio é de grande espectacularidade mas de pouca verdade, razão pela qual ainda não se terá apresentado em Portugal e desconfio que quando o fizer não será muito bem recebido nas nossas praças onde se exige um toureio mais frontal e com os touros mais inteiros.

Leonardo Hernandez é um caso completamente diferente. Leonardo tem bases toureiras muito sólidas apesar da sua juventude e já tem carreira feita no nosso país. Apesar de por vezes sentir as naturais dificuldades em tourear os nossos touros Portugueses, Leonardo vai à luta como mais nenhum rejoneador o faz e é um dos mais promissores cavaleiros da actualidade. Tenta praticar o toureio frontal e tem os cavalos muito bem arranjados.

Rui Fernandes este ano já teve um grande sucesso ao sair pela porta grande de Valência. Não conseguiu repetir o êxito em Sevilha e agora chega finalmente o seu regresso a Madrid onde ainda nunca foi feliz. A quadra tem grande qualidade e o cavaleiro também. Esperemos que não falhe com o rojão final como é tão do hábito dos Portugueses em Madrid.

Os touros são de Luis Terrón, ganadaria de encaste puro Murube Urquijo que pasta na Finca "Los Fresnos" em Badajoz. Aqui ficam os seus pesos:
Capitanes - Negro 507kg - Rui Fernandes
Ojeador - Negro 524kg - Andy Cartagena
Bailaorito - Negro 508kg - Leonardo Hernández
Solero - Negro 518kg - Rui Fernandes
Puchero - Negro 514kg - Andy Cartagena
Ultralunito - Negro 503kg - Leonardo Hernández

Vai-se lidar um curro completo da mesma ganadaria, coisa rara até agora neste San Isidro devido ás falhas encontradas nos reconhecimentos dos touros.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ponto de situação.

Estamos em Maio e já se realizaram algumas corridas de touros em Portugal. Para já não há grandes destaques a fazer continuando esta temporada na senda daquilo que foi o fim da temporada anterior.

Os touros espanhóis invadiram-nos completamente e as mais mediáticas corridas até agora, o mano a mano Telles - Ventura na OviBeja e a alternativa de Tiago Carreiras com Pablo Hermoso a testemunhar no Campo Pequeno, não tiveram um pingo de emoção. O mesmo aconteceu com os Guardiolas em Santarém na abertura de temporada e no Montijo na alternativa de Joana Andrade. Se por um lado estes últimos são sobras da temporada passada e vêm para as praças Portuguesas com 5 anos e com o sentido próprio dessa idade, os Filipe Bartolomé e principalmente os Bohorquez são o refugo do país de nuestros hermanos. Principalmente ao Campo Pequeno exigem-se touros de primeira categoria e a ganadaria de Cadiz, que lida em Madrid, Sevilla, Pamplona, Bilbao, etc nunca iria mandar os seus melhores exemplares para Lisboa de certeza. Alguns destes Murubes nem sequer apresentação tinham para a primeira praça do País como é exemplo o desta foto (pequeno e sem cara) lidado por Bastinhas.

Caros leitores... se o inverno rigoroso e a falta de apresentação de muitos touros portugueses serviu até Maio de desculpa aos empresários para não os contratarem, resta saber porque é que estão anunciados touros de Conde de La Corte para a Feira de Maio da Moita e novamente os Bohorquez para a corrida de 10 de Junho em Santarém.

E porque ainda não vi uma ganadaria Espanhola triunfar em Portugal, aviso já que a mim não me apanham pelo menos nestas duas corridas de certeza.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Olé Benfica!!!


Depois de um fim de semana sem grande brilho tauromáquico devido ás péssimas condições climatéricas que se fizeram sentir, o único "Olé" vai para Jorge Jesus e os seus pupilos que tourearam com classe durante um campeonato inteiro e que ontem tiveram a merecida recompensa.


Todos os festejos tauromáquicos que estavam previstos para este fim de semana foram cancelados. Aqui fica a lista:

Sábado:
- Montijo (adiada para 30 de Maio)

Domingo:
- Benedita (adiada para dia 23 de Maio)

- Salvaterra de Magos (Cancelada)

- Santo Amaro (adiada para data a definir)

- Aldeia da Venda (cancelada)

- Garvão (cancelada)

- Chamusca (adiada para data a definir)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pablo Hermoso de Mendoza no Campo Pequeno


Ontem 4 orelhas e saída pela porta grande em Jerez e hoje em Lisboa sem os rojões e com Pata Negra de regresso aos ruedos depois da fatalidade que se passou o ano passado em Madrid.

Grande expectação para ver o rejoneador Navarro na corrida de alternativa de Tiago Carreiras que terá como padrinho o popular Joaquim Bastinhas.

Os cavalos que Pablo trará a Lisboa serão os mesmos que ontem utilizou em Jerez. Foram eles os seguintes:

Primer toro de la Ganadería de Fermín Bohórquez, número 102, 530 Kg: De salida DALI (1 rejón de castigo); en banderillas CHENEL (2 banderillas) y ICARO (2 banderillas); y para el último tercio PIRATA (tres cortas, dos pares de cortas a dos manos y un rejón de muerte).

Segundo toro de la Ganadería de Fermín Bohórquez, número 149, 540 Kg: De salida CURRO (1 rejón de castigo); en banderillas SILVETI (2 banderillas) y PATA NEGRA (2 banderillas); y para el último tercio PIRATA (tres cortas y un rejón de muerte).

OTROS CABALLOS DESPLAZADOS
UNAMUNO (antes ZAMORINO), CAVIAR y BAROJA (antes EJEA)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Feria de San Isidro - Madrid 2010

É já amanha que se inicia a feira taurina mais conhecida e exigente do mundo, a Féria de San Isidro. Destaque para a presença da mítica ganadaria portuguesa de Palha (grande triunfadora de 2009), para a presença de Moura Jr e para o regresso de Rui Fernandes aos grandes palcos.

Aqui ficam os cartéis completos que durante cerca de um mês vão animar a praça Madrilena de Las Ventas. As corridas iniciam-se ás 18:30 (hora local).

- Jueves 6 de mayo. Toros de Salvador Domecq para Curro Díaz, Juan Bautista y Eduardo Gallo.

- Viernes 7 de mayo. Toros de José Luis Pereda para Leandro, Iván Fandiño y Morenito de Aranda.

- Sábado 8 de mayo. Toros de Antonio Bañuelos para Uceda Leal, El Capea y Javier Cortés (confirmación de alternativa).

- Domingo 9 de mayo. Toros Dolores Aguirre para Rafaelillo, Joselillo y Fernando Cruz.

- Lunes 10 de mayo. Novillos de Carmen Segovia para Thomas Jouber, Juan del Álamo y Miguel de Pablo.

- Martes 11 de mayo. Toros de Martelilla para Miguel Abellán, César Jiménez y Arturo Macías (confirmación de alternativa).

- Miércoles 12 de mayo. Toros de Luis Terrón para Rui Fernandes, Andy Cartagena y Leonardo Hernández.

- Jueves 13 de mayo. Toros de Parladé para Diego Urdiales, Matías Tejela y José Manuel Más (alternativa).

- Viernes 14 de mayo. Toros de Alcurrucén para Uceda Leal, El Cid y Miguel Tendero.

- Sábado 15 de mayo. Toros de Garcigrande para El Juli, Sebastián Castella y Daniel Luque.

- Domingo 16 de mayo. Toros de Los Bayones para Gabriel Picazo, Emilio de Justo e Israel Lancho.

- Lunes 17 de mayo. Novillos de Moreno Silva para Paco Chaves, Miguel Hidalgo y Antonio Rosales.

- Martes 18 de mayo. Toros de Puerto San Lorenzo para El Cid, Sebastián Castella y Rubén Pinar.

- Miércoles 19 de mayo. Un toro de Luis Terrón para rejones y seis de Núñez del Cuvillo para Moura hijo, José María Manzanares, Miguel Ángel Perera y Alejandro Talavante.

- Jueves 20 de mayo. Toros Baltasar Ibán para Eugenio de Mora, Serafín Marín y Luis Bolívar.

- Viernes 21 de mayo. Toros de Juan Pedro Domecq para Julio Aparicio, Morante de la Puebla y José María Manzanares.

- Sábado 22 de mayo. Toros de Flores Tassara para Sergio Vegas, Diego Ventura y Álvaro Montes.

- Domingo 23 de mayo. Toros Cuadri para López Chaves, David Mora y Salvador Cortés.

- Lunes 24 de mayo. Novillos de Guadaira para Luis Miguel Casares, Arturo Saldívar y Cristian Escribano.

- Martes 25 de mayo. Corrida de la Prensa. Toros de distintas ganaderías para El Juli, Miguel Ángel Perera y Cayetano.

- Miércoles 26 de mayo. Toros de Samuel Flores para Juan José Padilla, Luis Miguel Encabo e Iván García.

- Jueves 27 de mayo. Toros Javier Pérez Tabernero para El Fundi, Sergio Aguilar y Luis Bolívar.

- Viernes 28 de mayo. Toros de Palha para Fernando Robleño, Jesus Millán y Francisco Javier Corpas.

- Sábado 29 de mayo. Toros de Adolfo Martín para El Fundi, Javier Valverde y Rafaelillo.

- Domingo 30 de mayo. Toros de Los Espartales para Sergio Galán, Diego Ventura y Leonardo Hernández.