segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Évora é diferente!!!


A Arena de Évora é um palco diferente de todos os outros existentes em Portugal. Para além da belíssima e confortável praça de touros, em Évora quem manda não são os toureiros mas sim os touros. Quando se escolhe uma corrida para se ir assistir, esta escolha é quase sempre feita pelo cartel e raramente se olha aos touros e ás ganadarias que vão estar presentes. O resultado destas escolhas são as grandes figuras do toureio actual (Ventura, Pablo, Moura Jr, Telles Jr, etc) a lidarem touros lentos de encaste murube. Estes cavaleiros escolhem os touros que lidam e obviamente que escolhem aqueles que menos problemas lhes podem causar e que mais se adaptam ao seu estilo de toureio. A verdade é que raramente estas corridas saem emotivas e o perigo (característica tão importante no toureio) é coisa que não abunda.

Em Évora felizmente é diferente! O seu empresário contrata touros e depois quem quiser tourear toureia-os. São famosos os concursos de ganadarias luso-espanhóis com touros das melhores herdades (Miuras, Palhas, Graves, Victorinos, Pinto Barreiros, etc).

Desta feita vai-se realizar uma corrida de touros com 6 Palhas que se antevê muito interessante. Vão lidar Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro e Francisco Palha e pegam os forcados amadores de Montemor.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Corrida dos triunfadores em Moura


O cartel do próximo dia 12 de Setembro pelas 22 horas para a Praça de Toiros de Moura, intitulada a Coriida dos Triunfadores conta com António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e João Moura jr., os toiros são da Famosa Ganadaria José Luis Pereda e vão ser pegados em solitário pelo Real Grupo de Forcados Amadores de Moura.

Fonte: Solesombra.com

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Maior Curro de Sempre!!!


A empresa Aplaudir informou que se lidará no próximo mês de Setembro o maior curro de sempre em Portugal. Serão touros da ganadaria espanhola de Campos Peña com 4 e 5 anos e com mais de 650kg de peso. Ainda não se sabe quem serão os cavaleiros para esta corrida. Poderá haver surpresas que passarão pela presença de um rejoneador ou de um matador espanhol. Ficamos à espera de novidades.

domingo, 16 de agosto de 2009

Corrida Televisionada em Albufeira


Vai ter lugar na praça de touros de Albufeira uma corrida com um excelente cartel e que vai poder ser vista através dos ecrãs da RTP na próxima terça-feira à noite.

Cavaleiros:
Luís Rouxinol, João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista, joão Telles Júnior e Tiago Carreiras - praticante.

2 Grupo de Forcados Amadores de Montemor e Lisboa.

6 Imponentes Toiros com ferro Fernando dos Santos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Campo Pequeno - Um pouco de história


A primeira Praça de Toiros da cidade de Lisboa foi erguida na Campo Santana em 1831. O sucesso foi de tal forma assinalável que, passados alguns anos, a sua dimensão tornou-se parca e insegura para acolher todos aqueles que queriam assistir ás corridas de toiros. Foi então cedido, pelo Município de Lisboa, um terreno baldio na zona do Campo Pequeno onde, já no século XVIII, se tinham efectuado corridas de toiros. As obras de construção da Praça iniciaram-se no principio de 1891 tendo sido projectada pelo arquitecto António José Dias da Silva (1848-1912) e, em 18 de Agosto de 1892 a Praça de Toiros do Campo Pequeno abriu as suas portas com uma gala, com pompa e a circunstância, adaptada à exigência deste momento alto para a cidade de Lisboa. Actuaram os cavaleiros Fernando Tinoco e Fernando d'Oliveira com touros de Infante da Câmara. Desde então a sua monumentalidade e beleza são emblemas da cidade de Lisboa.

Nos anos 90 a praça já não apresentava aquele grande ambiente de outros tempos e no ano 2000 encerrou devido à falta de condições para a realização de espectáculos taurinos e a falta de viabilidade financeira. Uma enorme remodelação deu-se neste recinto durante seis anos e transformou-o naquilo que é hoje, um pólo de atracção permanente, onde as pessoas podem desfrutar de bons e variados momentos de lazer. A partir de 2006, através da fantástica Sala de Espectáculos com capacidade para 10 000 pessoas, Galeria Comercial com 60 lojas, 10 bares, esplanadas, 8 Salas de Cinema e Parque de Estacionamento para 1 250 viaturas, fez com que o Centro de Lazer do Campo Pequeno deslocalizasse a população da cidade de Lisboa, para esta área, tornando-se um centro de atenções.

No que respeita à tauromaquia, o Campo Pequeno teve a sua reinauguração em 2006 com a presença dos cavaleiros João Moura, António Telles e Rui Fernandes que lidaram toiros Vinhas. Dessa corrida ficou na memória uma casa a abarrotar pelas costuras e uma enorme lide de António Telles.

sábado, 8 de agosto de 2009

Carteis para a Nazaré


Vão decorrer neste mês de Agosto três corridas de touros a ter lugar na praça do sítio da Nazaré. A primeira corrida decorre já este Sábado pondo frente a frente Luís Rouxinol, João Moura Caetano e Duarte Pinto.

Depois, no dia 15 de Agosto vem a corrida da mulher com Sónia Matias, Ana Batista e Joana Andrade. Nos últimos anos a TVI vem-se associando com sucesso a estas corridas. Vamos ver se este ano faz o mesmo e se a saída do seu Director Geral e grande aficionado, José Eduardo Moniz não interfere na relação e no apoio que o canal tem dado à festa brava.

Embora ainda sem cartaz pode-se já anunciar uma terceira corrida para dia 22 de Agosto em que formarão cartel António Telles, João Telles Jr e João Salgueiro da Costa.

A empresa Aplaudir leva a cabo uma recuperação meritória dos espectáculos na praça de touros da Nazaré que inclui uma descida significativa do preço dos bilhetes. Esperemos que seja tão bem sucedida como foi em Santarém.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Espectacular Feira em Alcochete


Vai ter inicio no próximo fim-de-semana a Feira do Barrete Verde e das Salinas em Alcochete. O grande destaque vai para a escolha dos touros, todos eles de conceituadas ganadarias e que são garantia de bons e emocionantes espectáculos. Não é fácil escolher um dia forte para esta feira mas o destaque poderá ir para o dia 9 por se tratar de um concurso de ganadarias e pela dupla Rouxinol / Hernandez. Grande corrida também no dia 11 por estarem frente a frente dois cavaleiros jovens mas que já são verdadeiras figuras das praças portuguesas, Rui Fernandes e Vítor Ribeiro e no dia 13 com um encontro de dinastias, Moura, Salgueiro e Lupi.

Em suma, grandes corridas, grande feira e muita festa brava em Alcochete!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Corrida do Emigrante na TVI


A corrida do Emigrante, a ter lugar na monumental do Campo Pequeno, vai ter honras de transmissão em directo na TVI. Mais uma vez a TVI alia-se à festa brava para aquilo que todos esperamos que seja um enorme êxito de audiências. A todos aqueles que não possam ir ao Campo Pequeno saibam que podem e devem assistir à corrida pela televisão.

O cartel é composto por Luís Rouxinol, João Salgueiro e o jovem Tiago Carreiras. Espera-se grande competição para esta noite de touros.

No próximo dia 9 de Agosto estava prevista uma tourada televisionada na RTP(4ª Corrida RDP/Rádio e Televisão de Portugal). Ao que parece, e por se realizar uma corrida ao mesmo tempo na Feira de Alcochete, a RTP vai optar por não transmitir a sua corrida desde a Figueira da Foz. Se esta medida for avante será uma pena que os aficionados do resto de Portugal e até mesmo aqueles que se encontrem nestas vilas mas que não tenham posses para comprar os bilhetes para as corridas não possam desfrutar da festa dos touros.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Capeias Arraianas


No mês de Agosto, na zona raiana do concelho do Sabugal irão decorrer as habituais Capeias Arraianas. A Capeia Arraiana é um evento tauromáquico único no mundo, é considerado património etnográfico e realiza-se nas terras mais históricas do concelho do Sabugal, como Lageosa da Raia, Aldeia de Bispo, Soito, Aldeia da Ponte, Alfaiates, Forcalhos, Fóios e Aldeia Velha.

A Capeia Arraiana é um tipo de tourada único no mundo, distinguindo-se das demais pelo uso do Forcão e pelo encerro que normalmente lhe antecede.

Em breves palavras, a festa começa de manhã com o já referido Encerro a cavalo, quando os habilidosos cavaleiros da Raia vão buscar os touros ao campo trazendo-os em direcção à praça geralmente situada no centro das aldeias. Assim que os touros chegam à praça, vão para os currais, onde descansam e ganham energias para uma tarde de fortes emoções. Ainda de manhã é corrido um touro, o Touro da Prova que, pela valentia com que enfrenta o Forcão, deixa adivinhar se será uma boa ou má Capeia.

A tarde começa com o Pedido da Praça à mais alta autoridade da aldeia, feito pelos mordomos. A Capeia continua com os jovens da aldeia a medir forças com os touros utilizando o Forcão. No fim, e sempre que as condições assim o permitem, faz-se o Desencerro, devolvendo-se os touros ao seu habitat natural.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Atribulada Alternativa de Francisco Palha


António Telles e Diego Ventura apresentaram-se na monumental do Montijo para dar a alternativa a Francisco Palha.

A primeira lide da noite pertenceu assim ao alternante que recebeu o ferro de António Telles tendo como testemunha Diego Ventura. A lide saiu bastante boa apesar do touro se adiantar muito nas reuniões dos ferros compridos. A série de curtos foi agradavel e Francisco escutou música e deu volta. O pior viria no seu segundo touro, o último da corrida, Francisco Palha mostrou bastante confusão na definição da sua lide. Um toureiro que sempre toureou de frente tentou impor um estilo misto entre Moura e Ventura e não deu resultado. No entanto há que dar tempo e louvar que Francisco Palha tente variar e adaptar as suas lides aos touros que, ao longo da sua vida lhe caberão em sorte. Nota-se que Francisco não está no mundo dos touros para ser apenas mais um, mas sim para fazer a diferença.

António Telles teve uma primeira lide desajeitada em que deixou apanhar o cavalo de saida inúmeras vezes. Nos curtos também não esteve bem no Santarém. Atacou sempre primeiro que o touro e quando este chegava a arrancar para o cavalo já António tinha passado. No seu segundo tudo foi diferente e principalmente com o Rondeño esteve exemplar metendo vários curtos ao estribo e com uma colocação exemplar.

Diego Ventura veio ao Montijo para triunfar e foi o que conseguiu fazer no seu primeiro touro. Recebeu o touro muito bem e depois nos curtos com Nazari esteve fraco na colocação dos ferros (sempre feita em redondo e nunca de frente) mas soberbo nos adornos, principalmente a ladear. Depois vieram as bandarilhas com o Morante e o número de morder o touro e a praça reagiu com uma forte ovação. No segundo touro, apesar de Ventura não ter conseguido transmitir tanto à praça como no seu primeiro, foram aí que se viveram os melhores momentos de toureio logo de saída com o Cheke a rodar na cara do touro e nas últimas três bandarilhas curtas com o Distinto que é na actualidade o melhor cavalo a fazer quiebros na cara dos touros.

O curro de Passanha saiu bom na generalidade (melhor que em Santarém e em Lisboa) com especial destaque para o último touro. O facto de os touros serem menos pesados que o habitual ajudou na sua mobilidade sem ter afectado a sua excelente apresentação.

sábado, 1 de agosto de 2009

Carteis Arraianos


A zona arraiana da Beira Alta já tem os seus cartéis definidos no que toca a corridas de touros. Nave de Haver e Aldeia da Ponte apresentam este ano as maiores figuras do toureio português em cartéis muito bons e com grande rivalidade e competência.

Para além das corridas à portuguesa esta zona é popular pela suas capeias arraianas com a presença do forcão (armação de madeira que se pode ver nas fotos). Daqui a uns dias apresentarei o calendário completo das capeias para este mês de Agosto e darei mais ênfase a este tema.