segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Évora é diferente!!!


A Arena de Évora é um palco diferente de todos os outros existentes em Portugal. Para além da belíssima e confortável praça de touros, em Évora quem manda não são os toureiros mas sim os touros. Quando se escolhe uma corrida para se ir assistir, esta escolha é quase sempre feita pelo cartel e raramente se olha aos touros e ás ganadarias que vão estar presentes. O resultado destas escolhas são as grandes figuras do toureio actual (Ventura, Pablo, Moura Jr, Telles Jr, etc) a lidarem touros lentos de encaste murube. Estes cavaleiros escolhem os touros que lidam e obviamente que escolhem aqueles que menos problemas lhes podem causar e que mais se adaptam ao seu estilo de toureio. A verdade é que raramente estas corridas saem emotivas e o perigo (característica tão importante no toureio) é coisa que não abunda.

Em Évora felizmente é diferente! O seu empresário contrata touros e depois quem quiser tourear toureia-os. São famosos os concursos de ganadarias luso-espanhóis com touros das melhores herdades (Miuras, Palhas, Graves, Victorinos, Pinto Barreiros, etc).

Desta feita vai-se realizar uma corrida de touros com 6 Palhas que se antevê muito interessante. Vão lidar Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro e Francisco Palha e pegam os forcados amadores de Montemor.

1 comentário:

Anónimo disse...

estes toiros e que o senhor moura eo senhor pablo haviam de tourear e nao as babosas que eles impoem para assim enganarem o publico com toiros faceis