sábado, 30 de julho de 2011

Carlos Relvas reabre

Após muitos anos de encerramento, a Monumental Praça de Touros Carlos Relvas em Setúbal vai reabrir com dois espectáculos já agendados. A praça de Setúbal é das maiores e mais míticas do nosso país e é um feito de enorme valor ter conseguido recupera-la. Todo esse trabalho deve-se à empresa Aplaudir e principalmente à coragem de João Pedro Bolota. Esperemos agora por cartéis bem montados para devolver à praça, além dos toureiros e dos touros também o público que é o mais importante da festa brava.

Penso que o esforço da Aplaudir para reabilitar a praça merecia que os artistas que se apresentam nela actuassem com um desconto significativo em relação ao que costumam cobrar em outras praças de importância semelhante durante os próximos dois ou três anos até porque no fundo, são eles os principais beneficiados desta re-abertura.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ontem no Campo Pequeno


Duas lides em plano de figura de Vitor Ribeiro, duas lides regulares de Manuel Lupi e um Salgueiro da Costa de verdade e pureza.

3 grandes pegas, uma de cada grupo num dia de homenagem ao forcado em que 5 pegas foram muito boas e ao primeiro intento e a última a um touro difícil só resultou à terceira tentativa.

A melhor pega foi do cabo de Montemor José Maria Cortes que deu duas voltas à arena após a lide do quinto da noite. O prémio para melhor grupo foi para Santarém. No caso do melhor grupo penso que Montemor terá estado melhor até que Santarém visto que os seus forcados da cara arriscaram mais dando mais distancia ao primeiro ajuda. Ainda assim, o prémio de melhor grupo não deixa de estar bem entregue a Santarém.

A segunda melhor pega da noite foi sem dúvida do cabo de Lisboa Pedro Maria Gomes que citou o touro muito bem e resolveu com uma facilidade que só os grandes forcados conseguem obter.

Os touros saíram bem apresentados, a exigirem as coisas bem feitas, bravos embora sem nenhum deles deslumbrar. O último estava sobrado de peso e parou-se cedo demais sendo que também foi o mais manso e perigoso.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Simplesmente Distinto

Na semana passada morreu o cavalo Distinto de Diego Ventura.

Distinto foi um cavalo super craque de Diego Ventura. Tinha 9 anos quando sucumbiu a uma operação a uma hérnia.

Para mim, não tenho dúvidas nenhumas em considerar que este cavalo foi o melhor que vi em praça desde sempre. Como Ventura diz no seu site, "Hay caballos buenos, caballos excepcionales y después, unos pasos más allá, estaba ‘Distinto’."

Distinto tinha tudo: valentia, toreria, beleza, alegria, presença, habilidade, físico, etc. No entanto o que o distinguia dos demais era o seu sítio. Distinto tinha um sítio toureiro que não está ao alcance de todos e raramente o perdia porque também raramente se deixava tocar pelos touros. Apesar de os citar muito em curto Distinto conseguia recuar na cara do touro e ainda assim fazer o quiebro para depois sair da sorte em redondo e com limpeza. Demonstrava uma calma fantástica e uma acoplação ao seu cavaleiro extraordinária. Quando Ventura montava este cavalo notava-se claramente que cavalo e cavaleiro formavam um único ser, um ser muito toureiro. Distinto era cavalo para compreender todos os touros e será para sempre insubstituível.

Da qualidade de Distinto, hoje em dia, temos apenas mais dois ou três cavalos a actuar. Esperemos que nos acompanhem durante muitos anos nos ruedos deste mundo.

Nota: Depois de Guaraná e de Manzanares este é o terceiro craque que Ventura perde. As mortes têm ocorrido todas por causas fisiológicas e nunca por cornadas e por isso urge que o rejoneador tire conclusões e tente minimizar os riscos ao máximo para que não se repitam casos semelhantes. Por outro lado, temos que dar os parabéns a Ventura por ter uma capacidade de trabalho extraordinária e continuar a por cavalos em plano de figura.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Amanhã....

Homenagem ao grande cavalo DISTINTO.

Nome: Distinto
Raça: Luso Árabe (Filho do Lusitano Veiga Nilo logo irmão de Cagancho por exemplo).
Pelagem: Ruça
Ano nascimento: 2000
Ferro: Francisco Pereira.
Ano de debute: 2006 (em Roquetas de Mar)

Veiga Teixeira no Campo Pequeno - Parte 2


Para aqueles que são mais aficionados ao touro do que ao toureiro vem aí uma das corridas de touros que mais expectativa gera. Os touros de Veiga Teixeira vão entrar na arena do Campo Pequeno já na próxima Quinta-Feira e o ganadeiro tem a ilusão que os touros possam sair à arena a pedir contas aos cavaleiros. É para isso que ele assumidamente trabalha, para que os seus touros saiam bravos e a pedirem arte e oficio aos cavaleiros.

Este ano no Campo Pequeno, já houve vários triunfos tanto de ganadeiros como de cavaleiros e de matadores. Até agora, das ganadarias duras assistimos ao triunfo de Pinto Barreiros (grande corrida) e Luís Rocha (1 touro apenas mas excelente) e obtivemos decepção da ganadaria de Murteira Grave e Vinhas. Em relação ás ganadarias não duras houve um triunfo de Rego Botelho nas lides apeadas e pouco mais. Apesar das várias portas grandes que Passanha e Cortes Moura proporcionaram aos cavaleiros que as lidaram, os touros saíram nobres mas sem transmissão e bravura suficiente para serem os protagonistas da noite.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Veiga Teixeira no Campo Pequeno - Parte 1

Em Espanha denominam-se as corridas de touros em duas vertentes. As duras e as não duras (comerciais). Denomina-se por corrida dura aquela que tem uma ganadaria cujos toureiros têm reservas em tourear. Normalmente são compostas por touros difíceis, cuja selecção ganadera é efectuada com o objectivo de encontrar um touro encastado e que crie emoção e perigo na arena. São touros de elevado porte (em esqueleto e nem sempre em peso) e de investida pouco previsível, logo nada propícios a triunfos fáceis. No toureio a pé em Portugal raramente se lidam corridas deste tipo sendo que a ganadaria mais dura de Portugal deverá ser a de Palha. No toureio a cavalo as ganadarias de Canas Vigouroux, Vale Sorraia, Rio Frio, Pinto Barreiros, Veiga Teixeira, Murteira Grave, Fernando Palha entre outras são as mais temidas entre os cavaleiros.

As corridas não duras são exactamente o contrário das anteriores. São compostas por ganadarias cujos touros são seleccionados com o objectivo de terem acima de tudo toureabilidade e nobreza. As tentas são efectuadas pelas principais figuras da actualidade sendo que são eles que acabam por aprovar ou rejeitar os animais conforme estes são mais ou menos a seu gosto. São também as figuras que impõem as ganadarias que mais lhes agradam para lidarem nas feiras mais importantes, sendo por isso que estas corridas se denominam também de comerciais. Em Portugal, as ganadarias mais ao gosto dos toureiros no toureio a pé são a de Falé Filipe e Ortigão Costa. Para o toureio a cavalo são as Murubes de Passanha, Cortes Moura, Romão Tenónio, Inácio Ramos ou Branco Núncio.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Voltareta em Albufeira

Manuel Dias Gomes foi volteado sem consequências de maior ontem em Albufeira por um novilho de Fernando Santos. Em relaçao ao resto da corrida nota para a boa prestaçao de Marco José muito bem montado e para o quarto e último novilho bastante bravo.

Outro cavalo. Adeus Distinto.

O melhor cavalo da actualidade morreu. O Distinto nao vai voltar a pisar as arenas. Com um coraçao e uma coragem enorme foi uma hernia que o levou a falecer após intervençao cirurgica.

É mais um cavalo toureiro a deixar-nos este ano.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Passanhas para Pablo e Cortes Moura para Ventura

Já repararam na maioria das aparições dos grandes craques do Rejoneo ao nosso país?

Sempre com um cavaleiro a abrir cartel e sempre com touros murube já toda a gente tinha reparado mas há um denominador comum além desse. É que com várias ganadarias murubes em Portugal Ventura escolhe quase sempre a de Maria Guiomar Cortes Moura, e Pablo a de Passanha.

Passanha tem touros mais encastados que a ganadaria de Cortes Moura apesar de serem ambas de encaste Murube. No entanto é Ventura que nos últimos anos tem dado uma ou outra abébia vindo tourear outros encastes (Vinhas, Bartolomé e este ano Graves).


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Desta vez não houve Porta Grande no CP

Aliás... a porta estava lá mas parece que ninguém teve a lata de sair por lá.

Urge decidir algo sobre esta temática. É preciso que haja alguém que decida se uma lide é melhor que outra. Será a lide de ontem de Rui Fernandes a um touro Santa Coloma melhor ou pior que a lide de Rouxinol a um touro Parladé? E em relação ás lides de Ventura, Moura Jr e Francisco Palha a touros Murubes? Quais foram mais conseguidas? E a lide de Salgueiro da Costa a um Pinto Barreiros que foi provavelmente a melhor que houve este ano no Campo Pequeno mas que por ser a última da corrida nem sequer teve direito a duas voltas?

O público não pode ser o último soberano a avaliar este tipo de situações até porque quem vai a uma corrida não vai obrigatoriamente a todas as outras para poder comparar as lides.

O que está lá a fazer o director de Corrida?

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Porquê El Juli?


Porque é que El Juli é o único toureiro que triunfa por todas as feiras por onde vai passando?

É verdade que este ano não foi o melhor em Madrid nem em Sevilha mas Burgos, Arevalo, Barcelona, Granada, Córdoba, Nimes, Ilha Terceira e finalmente Pamplona viram passar um Juli em plano de figura do toureio mundial.

Se é verdade que não vemos El Juli enfrentar dificuldades com touros Palha, Partido de Resina ou Miura tem também que se afirmar que este toureiro não tem medo de vir a Portugal tourear touros não picados e é normal vê-lo diante de astados mais difíceis de Ana Romero ou Fuente Ymbro. El Juli é também uma das poucas ditas figuras que aceita ir duas vezes a Pamplona, local onde os touros se tornam especialmente difíceis nas lides devido ao desgaste que têm nos encerros matinais.

Porque é que não há mais toureiros como El Juli?

terça-feira, 12 de julho de 2011

Pamplona são só os encerros?

O San Fermin está a decorrer mais um ano sem grande história para contar no que às corridas diz respeito. O ênfase das festas está principalmente nos encerros que também não têm representado grande perigo. O número de feridos este ano está anormalmente baixo devido a ainda não ter havido nenhum touro a ficar isolado durante o recorrido do encerro. O encerro de hoje de Victoriano del Río foi claramente aquele onde se viram as melhores "carreiras" e o mais bonito da feria até agora. Foi também o mais rápido e o menos "limpo" no que toca a feridos.

Porque é que o San Fermin não resulta em faenas históricas como o San Isidro, a feira de Sevilha, Bilbao, Barcelona, etc?

sexta-feira, 8 de julho de 2011

TVI também de parabéns


Ao contrário das corridas até agora transmitidas pela RTP a corrida de ontem transmitida pela TVI teve uma excelente transmissão televisiva. Excelentes comentários e grande realização a mostrar aquilo que é verdadeiramente importante na lide dos touros. As repetições focaram o mais relevante de cada lide, as entrevistas foram curtas mas importantes.

Parabéns à TVI. Espero que as audiências tenham sido boas. Eu estive a ver até ao fim.

Parabéns Rouxinol!


Desta vez tivemos uma porta grande após uma lide de antologia de um cavaleiro que merece como ninguém este reconhecimento. Andy... não fizeste falta.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Começou o San Fermin


Começou finalmente o San Fermin! O primeiro encerro foi limpo e sem grande história com touros de Torrestrella propriedade e precedência Domeck. Ontem deu-se ao meio dia o habitual Chupinazo que deu ínicio ás festas e da parte da tarde Pablo Hermoso de Mendoza e Roberto Armendáriz saíram pela porta grande após lidarem touros de Capea que apesar de Murubes saíram alguns deles bastante encastados.

Vídeo do encerro aqui.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cartagena balda-se


Noticia de última hora.
"Andy Cartagena substituído na corrida de amanhã no Campo Pequeno

A empresa do Campo Pequeno informa que o rejoneador espanhol Andy Cartagena não actuará amanhã em Lisboa, por motivo de uma lesão num joelho. Em seu lugar actuará o cavaleiro Luís Rouxinol que alternará com João Salgueiro e Ana Batista."

Ora... depois de Talavante ter medinho dos Rego Botelho, agora é Andy Cartagena a borrar-se todo com os Luís Rocha. Eu bem me parecia que era estranho vir um Rejoneador tourear estes touros duros.

A não ser que anunciem rapidamente que Cartagena vem tourear uns Canas Vigoroux ou uns Veiga Teixeira em Setembro no Campo Pequeno e que Talavante vem cá tourear uns Ribeiro Telles ou uns Oliveira Irmãos esta imagem das figurinhas espanholas não me vai sair da mente.

Quanto à entrada de Luís Rouxinol no cartel saúda-se fortemente. É o cavaleiro melhor montado actualmente em Portugal e assim não vamos ter ferros em redondo como o da foto.

Afinal foram duas

Afinal foram duas portas grandes bem forjadas. A segunda volta deveria apenas ser dada caso o director de corrida o permitisse através de um lenço. Assim qualquer um mete uma claque na zona da porta dos cavalos e dá 10 voltas à arena.