quinta-feira, 14 de julho de 2011

Porquê El Juli?


Porque é que El Juli é o único toureiro que triunfa por todas as feiras por onde vai passando?

É verdade que este ano não foi o melhor em Madrid nem em Sevilha mas Burgos, Arevalo, Barcelona, Granada, Córdoba, Nimes, Ilha Terceira e finalmente Pamplona viram passar um Juli em plano de figura do toureio mundial.

Se é verdade que não vemos El Juli enfrentar dificuldades com touros Palha, Partido de Resina ou Miura tem também que se afirmar que este toureiro não tem medo de vir a Portugal tourear touros não picados e é normal vê-lo diante de astados mais difíceis de Ana Romero ou Fuente Ymbro. El Juli é também uma das poucas ditas figuras que aceita ir duas vezes a Pamplona, local onde os touros se tornam especialmente difíceis nas lides devido ao desgaste que têm nos encerros matinais.

Porque é que não há mais toureiros como El Juli?

3 comentários:

Anónimo disse...

Creio que a condição base para que isso aconteça é o facto de ser o melhor de todos… Seria estúpido pedir ao Hélder Postiga que fizesse melhor do que o Messi, por exemplo.

Tudo na atitude de dele roça a perfeição… Não me refiro apenas ao momento da lide, refiro-me à presença na festa em geral, na arena, juntos dos fãs etc… El Juli entra em quase todas as praças mais perto do triunfo do que (quase) todos os outros.

Podem haver toureiros mais fortes que EL Juli neste ou naquele tipo de toureio, ante este ou aquele tipo de touro mas nenhum tem a variabilidade deste, o seu espectro de toureio é o mais alargado de todos, se assim é, mais facilmente consegue encaixar o seu toureio no animal que tem pela frente, algo que nem todos conseguem fazer (uns toiros mais em cima, uns mais longe, uns verdadeiros na muleta, outros com o recurso ao pico da muleta, uns com o corpo entregue, outros com a perna escondida, etc…).

A leitura de cada lide é perfeita… Assisti nas nossas festas Sanjoaninas à lide de dois toiros recentemente, o segundo não tinha pura e simplesmente lide possível mas El Juli no 1º consegue uma excelente lide ante um toiro muito escasso de forças, que no inicio da lide caiu inúmeras vezes seguidas, El Juli fez um brilhante trabalho de recuperação do toiro, o toureiro neste caso é que pôs o toiro no lugar, deixando o respirar, dando apenas um numero certo de passes (o x que o toiro aguentava sem cair)… Pois bem, no fim da lide esta já funcionava perfeita…

A forma como estrutura cada tarde/ noite também é perfeita… A actuação é feita para ir sempre de menos a mais… Falo novamente das Sanjoaninas (são os exemplos presenciados ao vivo), desta vez das de 2009… Lide 3 toiros, o primeiro com muito pouco recorrido, sempre curto e a limitar ao máximo a lide, o segundo foi o toiro mais bravo que alguma vez vi na vida, El Juli esteve perfeito, El Juli tinha toiro para horas se preciso…mas“matou” o toiro com uma lide perfeita e não muito demorada (porque não tirar mais do toiro?), foi algo que deixou todos um bocado perplexos… O 3º toiro era bom sem atingir o nível do anterior e el juli prolonga a lide sacando mais do toiro (embora mais em esforço) conseguindo novamente uma grande lide… Uns dias mais tarde estava a conversar com um fulano que dialogou com ele na trincheira e a conversa foi algo do género.

“ Porquê parar? Não gostaste?
Não gostei? Estou maravilhado, ficava com aquele toiro o resto da tarde, eu quero e sei que ele consegue…Mas não quero correr o risco de ir de mais a menos e sair daqui em baixo, porque nunca mais me sai em sorte um toiro igual a este”.


Enfim…

Desculpe lá a seca, faltam aqui muitas outras razões mas destaco estas que acho serem as que sustentam a base desta figura, pode até discordar de muitas das minhas opiniões mas… Falar de El Juli para mim é tocar na ferida, eu como muitos terceirenses adoro toureio a pé, sou fã de El Juli 24 horas por dia, a lide desse 2º toiro em 2009 foi a coisa mais bonita que vi na vida, não tenho vergonha nenhuma de dizer que foi enorme o aperto que senti no peito e chorei durante grande parte da lide (aliás, só de me lembrar quase me voltam as lágrimas).

:)

Um abraço

João Gomes

Pancho7 disse...

É um grande toureiro realmente. Eu vi pela internet o primeiro touro deste ano na Terceira e fiquei com a mesma opinião acerca da lide que você.

Só tenho pena que tenha deixado de bandarilhar. Era também excelente nessa função.

Anónimo disse...

Um trabalho de recuperação verdadeiramente fantástico, para além do facto de não bandarilhar (que deixa pena) não é o melhor com a espada. Mas na soma de todos os aspectos ligados à arte de tourear ele é pra mim a figura maior.

Já agora fica aqui um video da tal lide de que lhe falava no comentário anterior, dá pa ra ficar com uma ideia.

http://youtu.be/JbvRFcWPXMc