terça-feira, 20 de julho de 2010

Mestre David Ribeiro Telles

Já à algum tempo que andava a preparar este post.
Se há alguém que merece os elogios que lhe vou prestar a seguir é o Mestre David Ribeiro Telles. Na minha opinião é um dos grandes senhores, quem sabe mesmo se possa considerar o rei, do mundo rural português.

David Ribeiro Telles nasceu em Almeirim a 11-11-1927. Casado com Maria Isabel de Castro Palha van Zeller teve 11 filhos dos quais António e João Palha Ribeiro Telles lhe prosseguiram a sua paixão pela arte de marialva.

Mestre David é o percursor de um estilo de tourear clássico, com grande valor e coragem, e onde o citar de longe, ir de frente e cravar ao estribo são partes fundamentais de um toureio que só chega aos verdadeiros aficionados. De entre os seus principais seguidores estão principalmente o seu filho António e o seu neto Manuel Ribeiro Telles Bastos.

Dono de uma coodelaria de cavalos toureiros e de duas ganadarias (Vale Sorraia e David Ribeiro Telles) que pastam na Herdade da Torrinha, Mestre David é um homem que transmite um profundo respeito e ao qual não é possível ficar indiferente. Há alguns anos, a RTP transmitiu uma entrevista com o Mestre da Torrinha onde podemos apreciar um homem de convicções e que fala da sua vida com uma enorme paixão. "Sabe o que é que me acontece muitas vezes? É que sonho de noite que me estou a fardar e a tourear."

Mais recentemente foi feita outra entrevista onde fala dos seus netos e de como passa a sua velhice, sem nunca deixar as touradas, o campo, os touros, a Torrinha e os cavalos de fora da conversa.

Sem comentários: