segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Morreu o cavalo Gallo
http://www.pablohermoso.net/noticias/2013/20131215muertegallo/nota.htm
Olé Gallo!
domingo, 13 de outubro de 2013
Grande António Telles
O maestro António Telles encerrou-se com 6 toiros e diz quem viu que foi um sucesso fantástico.
Viva o toureio a cavalo clássico, viva o maestro e viva o público da praça de Vila Franca que encheu a Palha Blanco.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Está-se a acabar a vida dos Murubes
A corrida da passada quinta feira foi vergonhosa tal como já tinha sido a corrida tv.
Num momento em que a tauromaquia sofre da crise económica tal como todo o país, não se pode falhar assim (como nas últimas corridas no Campo Pequeno).
terça-feira, 10 de setembro de 2013
Entrevista do Faenas tv ao maestro Hermoso de Mendoza
Aqui fica a entrevista de Diogo Marcelino a Pablo Hermoso.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
TOIROS e nao novilhos esta noite no Campo Pequeno.
Estao todos marcados com o algarismo 9 os toiros de Guiomar Moura para esta noite na corrida TV. Ao contrário de outras noites com outros protagonistas no cartel desta vez os murubes nao são novilhos. Ao menos isso!
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Segunda parte no Campo Pequeno
Baixou o nível da corrida. O quarto nao teve nenhuma lide e depois vingou-se nos forcados. O quinto e sexto foram encastados mas pouco bravos e colaborantes. Deram ambos excelentes pegas.
Ficou na memoria desta corrida as duas primeiras lides com fortíssimos triunfos e a terceira com um excelente labor.
Nota:Destaque para a presença do King Eusebio e de Toni na barreira do CP. Bem vindos à festa brava
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Primeira parte no Campo Pequeno
Triunfo redondo dos 3 cavaleiros com excelentes toiros do Eng. Luís Rocha.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Porquê poucas portas grandes em Madrid?

Hoje em dia cabem muitos matadores nas feiras de Madrid. Muitos deles são lá postos (ou impostos) sem terem ainda as mínimas condições de brilhar. São novilheiros (e mesmo matadores) com muito pouca rodagem (poucas tentas e ainda menos corridas toureadas). Hoje em dia, os matadores vão a Madrid à procura de uma oportunidade para a sua carreira. É um facto que depois de um triunfo em Madrid a carreira dos matadores adquire outra dimensão e é possível fechar contratos para outras praças importantes com muito mais facilidade. No entanto, na minha opinião, não devia ser assim. Os matadores deviam ir a Madrid confirmar os créditos que outras praças de menor dimensao lhes deram a hipótese de obter. Deviam ir mais preparados e mais capazes de triunfar.
sexta-feira, 26 de julho de 2013
"Petardazos" do ano
Com o ano de crise que estamos a viver so me consigo recordar de um grande petardazo e foi a primeira corrida do abono lisboeta. Daí para cá tenho visto praças com meias casas, que nos tempos q correm vai dando para os gastos.
Esta a entrar Agosto, o mês forte das corridas, e vamos ver como corre. No fim é quese vão fazer as contas.
domingo, 14 de julho de 2013
8º e último encerro de San Fermin
7 encerro de San Fermin
sexta-feira, 12 de julho de 2013
6 ° encerro de san fermin. O melhor até agora
quinta-feira, 11 de julho de 2013
A não Perder! Emocionante 5º encerro em Pamplona
quarta-feira, 10 de julho de 2013
4º encerro de San Fermin
terça-feira, 9 de julho de 2013
San Fermin 2013 3º Encerro
San Fermin 2013 2º Encerro
San Fermin 2013 1º Encerro
Primeiro encerro de 2013 em Pamplona.
El primer encierro de los sanfermines 2013, peligroso por un toro rezagado
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Foi-se um forcado

Estamos num país onde não há forças de segurança que cheguem para metade da nossa população e onde já passou a ser normal andar com armas brancas num bolso.
Perdeu-se um grande forcado, um forcado que podia ter morrido feliz na cara de um toiro, mas que morreu de forma inacreditável, defendendo um dos seus colegas da facadas de um
cobarde deste país.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Os Palhas na Moita
Quando saíram os primeiros quatro toiros perguntei-me se estaria mesmo perante um curro Palha tal era a nobreza e facilidade apresentada pelos astados.
O primeiro saíu nobre e fácil sem grande casta. António Telles deu-lhe uma lide correcta mas sem grande brilhantismo.
O segundo saíu nobre e muito bravo. Foi um toiro de vacas que Vítor Ribeiro aproveitou ao máximo para triunfar na sua reaparição.
O terceiro toiro era um manso sem maldade que Gilberto Filipe lidou bem dentro das possíbilidades que o touro lhe ofereceu.
O quarto toiro foi bravo e permitiu a António Telles uma boa faena com ferros à Telles, de frente e ao estribo. Após a volta com o forcado, o cavaleiro pediu ao maioral para se deslocar ao centro da arena e os três foram aplaudidos pelo público.
A partir daqui vieram os Palhas de antigamente. Duros, encastados e difíceis para os toureiros.
O quinto toiro foi bravo e encastado a pedir contas a sério. Arrancava para o cavalo só quando via reais hipóteses de o apanhar e transmitia muita emoção ás lides.
O sexto foi um manso encastado que se reservava em tábuas e para o qual Gilberto Filipe não teve recursos suficientes. O touro chegou muito inteiro aos forcados, bateu muito forte, mandou um para a enfermaria e desfez o grupo até à sexta tentativa.
Em suma, duas touradas distintas numa só, com touros bem apresentados e muito diferentes uns dos outros. O maestro
Telles com uma boa lide, um Vítor Ribeiro reaparecido e brilhante e um Gilberto Filipe azarado com o seu lote.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Fandiño colhido na corrida da prensa


Recorda-se que já no ano passado Rui Bento tinha um cartel de luxo, com José Maria Manzanares, preparado para a primeira praça do país e uma (estranha) lesão deste levou-o a reformular tudo à última da hora. O azar tem batido à porta do empresário português quando toca a contratar as principais figuras espanholas. Vamos lá ver como é que se remedeia um cartel destes. Por mim ficavam apenas os 3 toureiros que sobram e lidariam 2 toiros cada um. O sétimo touro ficaria para um novilheiro jovem como Tiago Santos ou para um cavaleiro jovem como David Gomes, Jacobo Botero, Rouxinol filho, etc...
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Retirado do grande Sortes de gaiola acerca de Madrid
A corrida mais esperada foi até agora a encerrona de Talavante com os Vitorinos e foi um verdadeiro desastre.
Retirei este texto (com a devida vénia) do blog sortes de gaiola com o qual concordo a 200%.
Tenho acompanhado todas as corridas de St. Isidro pela televisão, e salvo pequenos detalhes e uma ou outra tanda, tudo não tem passado de sensaboria pura e dura.
Não sei como ainda há aficionados a pagar e caro, bilhetes para aquelas corridas.
Com a exigência de toiros com idade e bem armados, estou completamente de acordo, agora com o peso, não posso estar mais contra.
Os leitores já viram atletas gordos ??? Eu não!!! pela simples razão que não há disso, tirando os halterofilistas e os lançadores de peso e martelo, porque estes não têm que correr...
Os toiros não apresentam mobilidade, e os toureiros Espanhois, Franceses e Sulamericanos vêem-se GREGOS...
A maioria dos encastes já são o que são, se lhe somarmos os pesos exagerados, só pode dar nesta sensaboria...
Antonio Costa
Os touros têm que estar bem apresentados, mas isso não significa excesso de peso.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Começo de temporada 2013
Depois de o Campo Pequeno ter arrancado francamente mal, na semana passada vieram as primeiras corridas da temporada em praças de elevada categoria.
A primeira foi no feriado em Alcochete e foi um sucesso artístico para dois dos três cavaleiros que nela participaram. Rui Salvador foi o menos sortudo numa tarde em que os toiros, muito bem apresentados de Infante da Câmara deram bom jogo. Luís Rouxinol foi o grande triunfador pela lide ao quinto da tarde e Marcos Bastinhas esteve igualmente muito bem.
A segunda corrida foi o concurso de ganadarias em Vila Franca no passado Domingo. Touros muito sérios (o de Vaz Monteiro foi rejeitado por falta de peso mas pela foto podia dar gordura a muitos touros que por aí têm saído) que nem sempre deram grande jogo. Manuel Telles Bastos foi o triunfador da corrida em que Rouxinol e Duarte Pinto estiveram em pior plano do que aquilo que têem habituado os aficionados.
A terceira e última grande corrida desta semana que passou foi em Montemor também no Domingo. Rui Fernandes, Gilberto Filipe e João Telles Jr foram os cavaleiros que lidaram sei astados de Veiga Teixeira pouco colaborantes a transmitir pouco. O jovem da torrinha foi o maior triunfador da corrida apesar de os outros dois cavaleiros também terem estado bem.
De destacar que as três corridas foram efectuadas em datas com pouca ou nenhuma tradição pelo que, juntamente com a crise financeira que se vive, as meias lotações que as praças apresentaram corresponderam aquilo que seria espectável. Os touros foram todos bem apresentados (o inverno também ajudou bastante a este facto) e promete-se um ano com exigência e nível artístico elevado.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Feira de San Isidro 2013 quase a começar
Este ano com a presença de muitos portugueses.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Ponto de situação da temporada
Por impeditivos de ordem laboral, não me tem sido possível comentar a época tauromáquica até ao momento. Daquilo que se tem passado deixo a minha vénia para os dois festivais que se realizaram a favor de Nuno Carvalho (Lisboa e Moita) com grandes casas a mostrar que não é a crise que retira a solidariedade à festa dos touros.
Nota negativa para a corrida de inauguração do Campo Pequeno com muito pouco público nas bancadas. O cartel até era bom e atractivo mas a concorrência do futebol à mesma hora e a maldita crise deram cabo do espectáculo.
Lá por fora El Juli foi colhido com gravidade em Sevilha numa feira que teve espectáculos de bom nível com a corrida de Miura a fechar com chave de ouro. Não houve triunfos categóricos como o de Manzanares nos anos anteriores mas houve algumas orelhas de peso para o resto da época. No outro lado do mundo já não são notícia os triunfos mexicanos de Pablo Hermoso repetidos todos os anos. Parece que financeiramente aquilo por lá é que está a render!
sexta-feira, 22 de março de 2013
Carteis de Madrid
SAN ISIDRO
- Viernes 10: Matías Tejela, David Mora y Antonio Nazaré (Los Bayones)
- Jueves 16: Morante, Manzanares y Fortes (cf.) (Juan Pedro Domecq)
FERIA DE ARTE Y CULTURA
- Viernes 7: El Cid, Iván Fandiño y Juan Pablo Sánchez (Alcurrucén)
Destaque para a entrada da ganadaria de Maria Guiomar Cortes Moura, embora eu desconfie do sucesso que esta ganadaria possa ter numa corrida com rojões de castigo. Se os touros já transmitem pouco numa lide à portuguesa, em Espanha.... veremos. Miguel Moura irá confirmar alternativa em las Ventas antes de tirar a verdadeira alternativa que será em Portugal onde actualmente ainda se apresenta, e apresentará nos próximos tempos, como praticante. Esperemos que esteja preparado e que lhe corra bem.
Destaque também para a despedida de João Moura da sua praça mais emblemática por onde já saiu por 7 vezes pela porta dos triunfos. Esperemos que seja uma despedida brilhante e digna de uma figura do toureio. Moura quis fazer esta despedida deixando os seus dois filhos mais velhos lançados no exigente mundo do toureio. Está a fazer o que um pai apaixonado faz pelos seus filhos.
Curioso é o facto de Ventura lidar 4 touros e Hermoso apenas 2. Até Leonardo Hernandez lidará mais touros (3) que Pablo, o que até se justifica por ter triunfado no ano passado.
As grandes corridas das figuras são a da beneficiencia e a de Juan Pedro Domeck. Nuñes del Cuvillo é a ausência mais notada no que toca a ganadarias e El Juli e Ponce as mais notadas no que toca toureiros a pé. A cavalo, gostaria de ver uma figura nacional mais consagrada como Rouxinol, António Telles ou João Salgueiro entre os eleitos e ganadarias mais duras para os cavaleiros.
quinta-feira, 14 de março de 2013
Ventura vs Campo Pequeno
"Eu queria uma corrida de Murteira Grave, mas a empresa não tinha intenções de levar a ganadaria esta temporada a Lisboa, logo ofereceram-me outras ganadarias com encaste Murube, mas as minhas intenções são as de tourear os toiros de Murteira Grave."
Ora....compreendo que a empresa do Campo Pequeno não queira ceder a pressões de Diego Ventura nem de ninguém quanto às ganadarias a lidar mas rejeitar que uma figura como Diego venha tourear toiros a sério ao Campo Pequeno ao mesmo tempo que cede todos os anos os Passanhas a Pablo Hermoso parece-me desrespeito.
sexta-feira, 1 de março de 2013
Ganadarias do Campo Pequeno 2013
"Após
ter divulgado as presenças das ganadarias António Silva e Luís Rocha
(Galardões Campo Pequeno 2012 à melhor corrida e ao melhor toiro,
respectivamente) e da ganadaria Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas
(Corrida de Inauguração), a empresa do Campo Pequeno anuncia a presença
das seguintes ganadarias que também farão parte do abono de 2013:
Manuel Coimbra, Varela Crujo (um que regressa a Lisboa), Passanha,
António Charrua (pela primeira vez no Campo Pequeno desde a
reinauguração), Brito Paes (um regresso após cinco temporadas de
ausência) e Falé Filipe."
Ora... sabendo-se que o abono este ano terá apenas 8 ou 9 corridas estão encontradas todas as ganadarias para este ano. Todas elas são excelentes ganadarias com grande predominância tourista. Apenas Passanha (para toureio a cavalo) e Falé Filipe (para o toureio a pé) fogem à vertente tourista. Esperam-se figuras de Espanha para tourear estas corridas óbviamente. Destaque para as ausências de Pinto Barreiros e Murteira Grave, ganadarias de grande prestígio mas que nas últimas presenças no Campo Pequeno ficaram aquém das expectativas porque transmitiram pouca emoção às bancadas.quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Vitor Ribeiro de volta em 2013
Mávita, como é tratado pelos mais chegados, apresentava uma quadra com bastante idade quando no ano passado decidiu que ia fazer uma paragem na sua carreira. Este ano tem regresso marcado para a Feira de Maio na Moita do Ribatejo já no dia 25 de Maio. Vamos ver que quadra apresenta e que qualidade consegue apresentar.
Uma coisa é certa, o regresso de Vítor Ribeiro é uma grande notícia para todos os aficionados que gostam de toureio de verdade e de alta competição.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Festival de Homenagem a Nuno Carvalho
Em segundo lugar, que grande tarde de toiros se viveu ontem no Campo Pequeno!

Boas pegas, todas à primeira tentativa dos vários grupos de forcados. Especial destaque para o cabo da Moita, Tiago Ribeiro que pegou irrepreensivelmente um dos toiros e que rabejou outros dois dando aplaudidas voltas à arena.
No que toca aos toiros, todos eles foram bastante colaborantes menos o que tocou em sorte a Rui Fernandes que era mais reservado. Dois touros saíram "tocados" dos curros pelo que a veterinária mandou recolher os animais sendo estes substituídos pelos sobreros. O touro da ganadaria de David Ribeiro Telles foi de excelente nota. Infelizmente em Portugal liga-se pouco aos touros e à figura do ganadero que neste caso deveria ter sido chamado a dar a volta com cavaleiro e forcado.
Em suma, este festival taurino marca um prometedor início de temporada 2013.
Olé e FORÇA NUNO
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Irina leva ronaldo aos touros
Irina apresenta-se bonita e sedutora como sempre, numa foto envergando uma jaqueta e um capote e noutra estando na companhia de dois toureiros.
Olé Irina!
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
El Juli com Miuras e Talavante com Vitorinos
Talavante ofereceu-se à taurodelta, empresa detentora de Las Ventas para tourear uma encerrona de 6 touros de Vitorino Martin na próxima Féria de San Isidro. Vai ser a grande corrida da feira sem dúvida. Para ser perfeito só falta ser transmitida em direto pela TVE.
Por sua vez, El Juli, que não chegou mais um ano a acordo com a Taurodelta para ir tourear a Madrid, decidiu tourear uma corrida de Miura em Sevilha. Apesar de esta intenção ainda não ter sido confirmada, tudo indica que o toureiro vai mesmo realizar este acto de coragem e valentia afirmando-se como uma verdadeira figura do toureio mundial.
E por cá? As notícias revelam apenas que houve para aí umas assinaturas de umas exclusivas com um apoderado que ainda ninguém percebeu ao certo que o que são e que benefícios trazem aos toureiros.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Homem do ano 2012
Juan José Padilla é a figura mundial do ano para a tauromaquia.
Olé Padilla!
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Momento do ano 2012
A grande vitória da tauromaquia em Viana do Castelo.
Olé Protoiro!