segunda-feira, 27 de maio de 2013

Os Palhas na Moita

No Sábado assisti a uma corrida diferente na Moita.

Quando saíram os primeiros quatro toiros perguntei-me se estaria mesmo perante um curro Palha tal era a nobreza e facilidade apresentada pelos astados.

O primeiro saíu nobre e fácil sem grande casta. António Telles deu-lhe uma lide correcta mas sem grande brilhantismo.

O segundo saíu nobre e muito bravo. Foi um toiro de vacas que Vítor Ribeiro aproveitou ao máximo para triunfar na sua reaparição.

O terceiro toiro era um manso sem maldade que Gilberto Filipe lidou bem dentro das possíbilidades que o touro lhe ofereceu.

O quarto toiro foi bravo e permitiu a António Telles uma boa faena com ferros à Telles, de frente e ao estribo. Após a volta com o forcado, o cavaleiro pediu ao maioral para se deslocar ao centro da arena e os três foram aplaudidos pelo público.

A partir daqui vieram os Palhas de antigamente. Duros, encastados e difíceis para os toureiros.
O quinto toiro foi bravo e encastado a pedir contas a sério. Arrancava para o cavalo só quando via reais hipóteses de o apanhar e transmitia muita emoção ás lides.

O sexto foi um manso encastado que se reservava em tábuas e para o qual Gilberto Filipe não teve recursos suficientes. O touro chegou muito inteiro aos forcados, bateu muito forte, mandou um para a enfermaria e desfez o grupo até à sexta tentativa.

Em suma, duas touradas distintas numa só, com touros bem apresentados e muito diferentes uns dos outros. O maestro
Telles com uma boa lide, um Vítor Ribeiro reaparecido e brilhante e um Gilberto Filipe azarado com o seu lote.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Pancho,
Também lá estive e gostei do que vi. Belos toiros, a pedirem contas, excepção para o último que só as pediu aos forcados (e como lhas pediu!) com um segundo toiro que mesmo a arrastar a perna direita deu uma luta que só visto, enfim, um curro de estalo, dois toureiros de se tirar o chapéu e um artista de circo para entreter. Só os sonhos são perfeitos...
1 abraço
Fausto

Pancho7 disse...


Olá Fausto,

Os capotazos que se dão aos toiros em Portugal são incrivelmente maus. O segundo toiro ficou diminuido após um dos capotazos mas mesmo assim mostrou uma bravura extraordinária até ao fim da lide. Foi bom em tudo, até a recolher aos curros.

Em Portugal devia-se dar mais importância ao touro. Claramente este toiro mereceria que lhe fechassem a porta e dessem uma volta à arena.

Anónimo disse...

Não podia concordar mais contigo: no sábado fomos à Moita "aos touros" e estes merecem realmente mais respeito e consideração.
1 abraço
Fausto