quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Protoiro organiza corrida em Viana do Castelo

Grande medida da Protoiro esta!

Finalmente os aficionados de Viana vão poder assistir a uma corrida na sua cidade por altura das festas da Sra. da Agonia.

É imperativo que esta corrida seja um sucesso para mostrar ao Sr. autarca a força da tauromaquia no seu concelho e para reabrir a Praça de Touros.

Parabéns à Protoiro!

5 comentários:

Carlos Rodrigues disse...

Há várias razões para ser antitouradas ou qualquer outra forma de tortura sobre animais ou sobre pessoas (que afinal todos somos animais e partilhamos mais de 97% de ADN).
1- Do ponto de vista Cristão não se deve fazer aos outros o que não queremos para nós. Assim, só podemos matar animais para alimentação, com o menor sofrimento possível, e nunca para diversão sanguinária. Quem não percebe isto, não se pode considerar um espírito superior, com uma ética e moral elevadas, ou ir a Fátima ou adorar a Deus - não faz sentido e é uma fraude religiosa. E se é agnóstico ou ateu, continua a prevalecer a questão ética.
2- Uma questão de tecnologia. Nós torturamos o touro ou caçamos por prazer porque sabemos fabricar aço. Se o touro tivesse inteligência suficiente para fazer ferramentas de aço, eu queria ver onde estaria a pseudo bravura dos dito aficionados?? Nesta circunstância o touro teria enormes possibilidades de matar em dois tempos qualquer atrevidote que o enfrentasse.
3- A tourada, ou qualquer outra atividade sanguinária, é em última instância a manutenção nos tempos modernos das matanças do coliseu da Roma imperial e da tortura e morte dos cristãos e escravos.
4- A tradição nem sempre está certa. Ainda há poucos séculos, era tradição escravizar humanos e enriquecer à custa disso. Assim surgiram muitas das fortunas atuais. Também era tradição acusar o vizinho de feiticeiro ou judeu, para este ser queimado vivo na fogueira. E muitos mais exemplos de má tradição podem ser apontados.
5- Para manter a supremacia dos maus, basta que os bons não façam nada. Assim faz todo o sentido enviar às arenas as forças policiais e afastar os pró-touradas, já que não querem viver de uma forma moral elevada, tal como se faz com os ladrões ou assassinos. E até para estes, nós condenamos a aplicação da pena de morte ou maus tratos.
6- O enriquecimento à custa de espetáculos de sangue. Os membros da Protoiro, e outros agentes deste tipo, são a favor da tourada porque esta é a forma de ganharem muito dinheiro à custa dos espetadores (moralmente ainda pouco elevados) que lhes pagam os bilhetes. Esta atividade dá dinheiro a criadores de touros, a cavalheiros e outros intermediários nesta maléfica diversão. Seria muito mais útil para a humanidade se desenvolvessem outras verdadeiras atividades criadoras de riqueza para o seu semelhante, sem o recurso ao sofrimento do que quer que seja.
7-Lembrem-se de duas simples verdades: bastava que os insetos se extinguissem para que em 50 anos toda a vida na terra se extinguisse... Se a humanidade acabasse, a vida na terra floresceria. A nossa vida não vale mais do que a de outra espécie qualquer e ainda assim o humano detem razão e capacidade de escolha. Consegue mudar o rumo da propria vida. Um animal não o consegue fazer e no entanto sente alegria, tristeza, DOR...

A tourada é sempre um atraso na nossa evolução e mais tarde ou mais cedo será abolida, como muitas outras más práticas.
O facto de muita gente gostar de tourada, só demonstra uma realidade observável na história: raramente as maiorias populares tiveram razão. As maiorias populares são facilmente hipnotizaveis e manipulaveis e é através destas técnicas que os pró-touradas ainda arrastam atrás de si os incautos e moralmente pouco elevados.

Cultura? Tradição? Os aficionados são simplesmente pessoas fracas e agarradas ao passado com puro medo de sair da sua zona de conforto e só se sentem bem a explorar o sofrimento. São pessoas com medo da mudança, da evolução, pobres em imaginação e criatividade e com medo de perderem esta fonte de dinheiro.

Por isso tenho pena de todos os que praticam e defendem as touradas... Não raiva nem vontade que morram... Apenas pena. Apetece dizer: perdoais-lhes que não sabem o que fazem...

Carlos Rodrigues

Anónimo disse...

Muito bem Carlos Rodrigues
Infelizmente tivémos um presidente da Republica, ignnorante e irresponsavel que legalizou os toiros de morte em barrancos

PARENTE disse...

ESSE SR QUE TIVE NA TVI NO PROGRAMA DO GOUCHA ERA O UM BOM CANDIDATO PARA O PSD DE VIANA A CAMARA VENHA LA SR QUERIA O VER CA COMO CANDIDATO . EU POR ACASO ATE GOSTO DE VER TOURADAS MAS FIQUEI MUITO TRISTE PELO QUE VI CA EM VIANA FOI UMA TOURADA COM POLITICA PSD CONTRA A CAMARA E A PROTOIRO CAIO NISSO VIVA VIANA DO CASTELO COM TOURADAS MAS SEM POLITICA

Pancho7 disse...

Cara Carlos.

Está absolutamente enganado em relação à tauromaquia e em particular ás corridas de touros. Convém lembrar que a tauromaquia tem imensas vertentes, sendo que a corrida de touros é apenas uma delas.
Largadas, garraiadas, festivais taurinos/cómico taurinos, capeias arraianas, touradas à corda, etc... são algumas das outras.

Em segundo lugar, garanto-lhe uma coisa. Ninguém enriquece com a tauromaquia. Quem está ligado a este meio anda principalmente por paixão.

Você parte do principio que os aficionados não são pessoas inteligentes e acusa-os de dependerem financeiramente da festa dos toiros. Nada mais falso. Acha que Ernest Hemingway, José Cela, Infanta Helena, Amália Rodrigues (grandes aficionados) não são ou foram pessoas inteligentes? Quantas pessoas acha que numa praça como a do Campo Pequeno (7000 pessoas) estão na bancada e dependem financeiramente da tauromaquia? Garanto-lhe que menos de 5%.

Caro Carlos, caso soubesse alguma coisa de touros bravos entenderia uma coisa muito simples. Triste é ver um touro ir morrer num matadouro sem poder provar a sua bravura numa praça. Já que gosta de se comparar aos animais pense nisto... se você fosse um bovino gostaria mais de ser um touro bravo e viver 4 anos para ter que provar a sua bravura numa praça durante 10 min ou ser um boi manso e viver 5 meses até ir parar a um talho?

Ahhh.. e não tenha pena dos aficionados que eles não lhe agradecem esse sentimento. Pena tenho eu que você não tenha nascido num meio que lhe fizesse sentir a paixão pelo touro e pelo cavalo.

Pancho7 disse...

Caro "Parente". O que a Protoiro fez em Viana não foi política mas sim defender a festa brava. Má política foi o que fez o Sr Defensor Moura ao pseudo-proíbir as corridas de touros em Viana decidindo e falando em nome de todos os Vianenses, coisa que não pode fazer.

A prótoiro apenas repôs a liberdade da população de Viana ir ou não à tourada.