sábado, 5 de junho de 2010

Vem aí a Feira de Santarém


É este o cartaz da Feira Taurina de Santarém. Analiso a feira como tendo duas boas corridas, a primeira e a última e uma corrida, a do meio, que será mais do mesmo.
Na primeira corrida teremos 6 cavaleiros para 6 touros, fórmula que eu desgosto mas que compreendo face ao elevado número de cavaleiros e ao reduzido número de espectáculos da feira. Um misto de veterania com juventude que aliado a um curro de toiros de uma ganadaria dura e boa pode dar um grande espectáculo.

A chamada "corrida do ano" repete o cartel do ano passado com João Moura, Diego Ventura e Moura Jr, touros Bohorquez. Sou contra repetições de cartéis e contra touros espanhóis por isso nunca iria ver esta corrida. No ano passado deslocaram-se 16 mil pessoas a Santarém para ver esta tourada e ficaram 2 mil de fora da praça sem bilhete. A expectativa é de encher novamente a praça. Teria apostado num cartel de mais competitividade e com touros a sério. Alternar Ventura com Rui Fernandes, Vítor Ribeiro ou João Salgueiro e touros Vinhas, Graves, Pinto Barreiros, Ribeiro Telles, etc.

Por fim vêm os enormes touros Castros para António Telles, João Salgueiro e Moura Caetano. Esta é na minha opinião a melhor corrida da feira. Os Castros são touros muito imponentes e sérios e os cavaleiros têm muita qualidade e representam 3 dinastias toureiras de estilos diferentes.

1 comentário:

Maximus disse...

Desde já parabéns pelo excelente blog.
Na última corrida em que Diego Ventura actuou e trinfou em Las Ventas, os touros pareceram-me objectos de exibição aos quais o toureiro moldava e cravava os ferros a seu belo prazer, não encontrando no seu opositor bravura para o incomodar e obrigar o cavaleiro a mostrar toda a sua classe e perícia.
Não querendo desvalorizar o toureiro português, o triunfo pareceu-me exagerado perantes os factos apontados acima.