quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Noélia Mota já está em casa


A jovem cavaleira espanhola Noélia Mota teve finalmente alta do Hospital Carlos Haya, em Málaga, onde esteve um mês internada após a grave colhida que sofreu em 26 de Setembro na praça de toiros de Marbelha.
A toureira agradeceu a todas as pessoas que lhe endereçaram as melhoras e manifestou o desejo de se montar a cavalo e voltar a tourear.

Depois de ver as imagens da colhida agradeceu especialmente aos forcados de Arronches por terem sido os primeiros a saltarem à arena em seu socorro e por terem posto a sua vida em risco ao tentarem protege-la.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mouras muito mal na fotografia!


Os Mouras e os Telles são as duas famílias mais famosas do panorama taurino nacional. O papel que Moita Flores está a desempenhar na defesa da festa brava deveria ter partido deles. Caso a festa brava acabe, Moita Flores continuará a ser um brilhante autarca, guionista e criminalista mas Mouras, Telles, Salgueiros, Bastinhas e todas as restantes figuras do toureio nacional ficariam no desemprego.

Todos os cavaleiros de renome nacional participaram na grande festa que se realizou este fim-de-semana em Santarém menos os Mouras. Alegaram que estariam a participar numa caçada às lebres. Pese embora, seja conhecida a paixão que une os Mouras aos galgos e à caça ás lebres acho inadmissível que pelo menos um dos Cavaleiros não tenha participado nos festivais em representação da família. Pior fiquei quando vi uma foto em que Moura Jr aparece sentado na bancada da Celestino Graça a presenciar o festival de Domingo.

Afinal havia lebres ou não! Em que é que ficamos???

A festa brava padece de alguns problemas graves hoje em dia. Além dos ataques dos antis, o problema de Viana do Castelo continua a existir, praças de grandes lotações como as de Setúbal e de Reguengos continuam encerradas e a fazer falta à festa, etc. Onde estão as figuras do nosso toureio a fazerem algo pela festa?

Foto taurina vencedora


Madrid (España). El jurado de Taurodelta compuesto por miembros del Departamento de Comunicación ha decidido esta mañana que el ganador del primer Concurso de Fotografía Taurina para aficionados sea José Enrique Ramos.

El galardón se otorga por el conjunto del trabajo fotográfico presentado, uno de cuyos originales fue publicado en el programa de mano de Las Ventas el pasado 12 de octubre. El premio está dotado con 1.500 euros. Al concurso se han presentado un total de 150 aficionados, con cerca de 400 fotografías.

Este primer concurso, que sustituyó al de relatos, convocado durante los tres años anteriores, tendrá continuación en la próxima temporada 2011, con una dotación igual a la del premio ahora concedido. Fueron finalistas del concurso Gorka Azpilicueta González, José Luis Cifuentes Manzano y Víctor J. Blanco Álvarez.

FOTOGRAFÍA: JOSÉ ENRIQUE RAMOS
Notícia Mundo Toro.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Obrigado Moita Flores!!!


A grande jornada da tauromaquia foi um sucesso!!! Praça esgotada em 3 corridas e um ambiente enorme. A barreira das 50 mil assinaturas foi ultrapassada e agora ninguém nos pára rumo ás 100 mil.

O grande obreiro foi Francisco Moita Flores que celebrou efusivamente a chegada às 50 mil assinaturas. Foi possivelmente o grande momento da tarde de ontem quando ao segundo touro alguém da organização correu em direcção ao Sr. Presidente da Câmara de Santarém e lhe entregou o papelinho que dava como ultrapassada a meta das 50 mil. Moita Flores festejou efusivamente (foto) e a praça emocionou-se levantando-se em peso a aplaudir.

domingo, 24 de outubro de 2010

Cavalo sem cavaleiro desafia touro


Espectacular este vídeo onde podemos observar um cavalo toureiro a desafiar um touro amestrado (daqueles que existem nas "casas" dos cavaleiros para treinar os cavalos) sem estar a ser montado por nenhum cavaleiro. O cavalo incita o touro a investir recriando-se e mostrando que existem verdadeiros cavalos toureiros.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Santarém


Entradas e Largadas de Toiros, Jogos de Cabrestos, 4 Corridas de Toiros, Feira da Gastronomia e mais importante que tudo, A Petição em Defesa da Festa Brava e do mundo Rural. Quem não assinou está sempre a tempo aqui.

Programa Completo para Santarém - É já amanha!

Santarém - 23 e 24 de Outubro 2010

"Em defesa da Festa Brava"
ENTRADAS E LARGADAS DE TOIROS
(do antigo Matadouro em direcção ao recinto da Picaria)
DIA 23/10 => Sabado
10h30 – Largada de Toiros
15h00 – Entrada e Largada de Toiros
20h00 – Entrada e Largada de Toiros
00h30 – Entrada e Largada de Toiros

Dia 24/10 => Domingo

15h00 – Entrada e Largada de Toiros

DEMONSTRAÇÕES EQUESTRES
15h30 - Demonstrações de Equitação de Trabalho – Associação Portuguesa de Puro Sangue Lusitano - APSL

Balanço do Campo Pequeno



A empresa do Campo Pequeno fez o balanço da temporada. Uma assistência média de 85% e 5 vezes a casa completamente esgotada fizeram desta temporada um enorme êxito.

15 corridas de touros, seis das quais televisionadas (3 pela RTP e 3 pela TVI), tornam esta temporada uma das mais brilhantes de sempre da monumental Lisboeta.

Para 2011 efectuo três desejos. Acabem com as lides a duo, ponham as figuras a tourear toiros mais sérios e cultivem mais o público através de acções de formação.

E vocês? Que sugestões têm a dar ao Campo Pequeno?

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Touro bravo é estudado na Faculdade de Medicina Veterinária

Encontrei a seguinte notícia na Internet que passo a divulgar:

«O touro bravo é criado com o fim único de ser um animal de lide». Quem o diz é a professora da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, Maria Luísa Jorge. «A raça Brava resulta de um processo de selecção e transformação, até à obtenção de um animal que, não perdendo as suas características de investida, permite ser submetido, através do toureio. O produto final que se procura, na produção do touro de raça Brava é, efectivamente, a bravura, característica indispensável para a realização de qualquer tipo de espectáculo taurino», explica.

A especialista aprofunda a questão e comenta que «o touro bravo constitui, portanto, uma variedade única de touro selvagem, preservada graças às ganadarias, e que estaria condenada ao desaparecimento se os espectáculos taurinos fossem extintos. A não ser pela bravura, deixa de fazer sentido produzir esta raça, uma vez que as outras raças de bovinos apresentam resultados produtivos superiores, tanto no que diz respeito à carne como, naturalmente, ao leite».

Para dar a conhecer esses conhecimentos, e outros, foi recentemente criada a disciplina opcional dedicada ao touro bravo. A cadeira intitulada «Características morfo-funcionais do Toiro de Lide» tem como uma das coordenadoras Maria Luísa Jorge que explica: «a Faculdade entendeu que faz todo o sentido a inclusão de uma disciplina que aprofunde os conhecimentos sobre as especificidades da raça Brava, particularmente o seu comportamento e as suas características morfo-funcionais, das quais decorre a sua utilização para os espectáculos taurinos, e que permita dotar os alunos com um leque de conhecimentos fundamentais para o exercício profissional nesta área».

Os ensinamentos passados prendem-se com aspectos relacionados com a produção e utilização do touro de lide. Os alunos estudam particularidades da anatomia do bovino, o comportamento e bem-estar do animal, bem como o maneio e a actividade clínica nas ganadarias. «É ainda apresentada uma perspectiva geral sobre os aspectos económicos da produção do touro de lide e sobre as principais actividades taurinas em Portugal. A par deste conjunto de ensinamentos teóricos, são realizados dois dias de formação prática em Ganadarias, que permitem ao aluno tomar contacto com esta realidade e consolidar os conhecimentos adquiridos», conclui a professora.

Sustentabilidade ambiental
Nos regimes extensivos do Alentejo e Ribatejo é fácil encontrar o touro bravo a pastorear nos terrenos. Estas condições ambientais contribuem para preservar as características do bovino, em particular a sua bravura. Maria Luísa Jorge explica: «o toiro Bravo é uma raça que é criada em regime extensivo, no montado tradicional português. Este é um sistema de produção em que se respeitam, praticamente na íntegra, as exigências da vida selvagem deste animal, precisamente porque este é um requisito indispensável para preservar o seu instinto natural de agressividade e de desconfiança para com todo o intruso e, em particular, para com o homem».

Os touros são criados num encabeçamento médio de um animal por seis hectares de terra, pelo que «há um respeito absoluto pelo equilíbrio do ecossistema, uma verdadeira reserva de fauna e flora à imagem dos grandes parques naturais protegidos, onde a intervenção do homem é reduzida ao mínimo», diz a professora, sublinhado que «acabar com a produção de touros bravos no montado tradicional português, significaria para muitas dessas terras, hoje reservadas ao touro de lide, uma outra utilização, que poderia fazer perigar a sua sustentabilidade e mesmo a sua manutenção».

Em Portugal, ainda não existem estudos sobre o impacto económico da criação do touro bravo e das festas tauromáquicas, Maria Luísa Jorge diz poder antecipar que «terá um impacto significativo em termos do emprego que oferece, de uma menor desertificação rural, em termos de turismo, por exemplo, nas regiões onde se insere».

A Faculdade de Medicina Veterinária acredita começar, em breve, um estudo que permita apurar este impacto na realidade portuguesa.

Café Portugal | sexta-feira, 23 de Julho de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Um génio e a sua descendência


Na última do Campo Pequeno pôde-se tirar fotos como estas em que podemos ver o génio do toureio a cavalo com a sua descendência que tão bem lhe segue as pisadas.

Olés aos Mouras!

As Ganadarias para os festivais de Santarém.


As ganadarias para os festivais do próximo fim-de-semana em Santarém já são conhecidas. Todos os novilhos/toiros foram gentilmente cedidos pelos ganadeiros. Aquilo que eu gostaria de saber é qual é a distribuição dos novilhos pelas corridas para saber a quem toca o quê.

Espero que sendo este um acontecimento tão importante, os ganaderos enviem o que de melhor têm em suas casas. Não estou à espera de ver touros escorridos de carne ou com cornos tortos num festival em defesa da Festa Brava.

Sábado e Domingo lá estarei em Santarém!

Ganadarias a serem lidadas nos Festivais:
São Martinho
S.Torcato
Brito Paes
Cabral Ascenção (2)
Paulo Caetano (2)
Jorge de Carvalho
Manuel Coimbra
Cunhal Patricio
Dias Coutinho
Infante da Câmara
José Samuel Lupi
Ortigão Costa
Passanha
Pontes Dias
Rio Frio
Luis Rocha
Santa Maria
António Silva
Manuel Tavares Veiga
Vinhas
Canas Vigouroux
Falé Filipe (2)
João Isidro dos Reis (2)
Santos Silva

Ganadarias Espanholas que têm propriedades em Portugal:
José Luis Pereda (2)
Vitorino Martin
Nunes Del Cuvillo

Relembramos que os bilhetes para cada Festival são a 1 euro!!! Há bilhetes à venda para todos os Festivais no dia 22, sexta-feira a partir das 14 horas nas Bilheteiras da Monumental Celestino Graça e nos dias dos festivais no mesmo local.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Noelia Mota acorda do coma


Finalmente boas notícias. Noelia Mota despertou finalmente do coma induzido a que estava submetida. Segundo o Pai da rejoneadora, quando acordou pediu à mãe para a levar para casa porque estava com sono. As melhoras toureira!!! O calvário está a chegar ao fim.

domingo, 10 de outubro de 2010

Falta menos de um mês para a Feira da Golegã!!!

É isso mesmo!!! Falta muito pouco para a maior feira nacional, Feira Nacional do Cavalo na Golegã.

Ficam umas imagens de anos anteriores para aguçar o apetite.

sábado, 9 de outubro de 2010

Noelia Mota apresenta ligeiras melhoras


Finalmente boas notícias em relação a Noélia Mota.
A jovem rejoneadora apresenta ligeiras melhoras e a inflamação cerebral está a diminuir. Noélia continua em coma induzido mas espera-se que possa acordar nos próximos dias.
As melhoras toureira!!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mano a Mano em Sevilha. Ventura vs Hernandez


Ventura e Leonardo Hernandez vão rivalizar num mano a mano em Sevilha no próximo dia 12 de Outubro. Depois de Pablo ter cortado a temporada devido a uma queda de moto 4 na sua finca, este é a última grande corrida de rejones em Espanha. Os touros são de Benitez Cubero. Esperemos que a chuva não estrague o espectáculo que infelizmente não vai ser tele-visionado.

Ventura e Leonardo fizeram um spot publicitário à corrida que pode ser visto aqui e que pode ser o início de uma era mais profissional e mais virada para o público na tauromaquia equestre espanhola.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fim de Semana da Tauromaquia em Santarém


“Nos próximos dias 23 e 24 de Outubro em Santarém, na sequência do abaixo assinado em Defesa da Festa Brava vamos realizar uma grande jornada de solidariedade e exaltação dos valores da Terra, dos Direitos dos Homens e dos Animais. É uma jornada organizada por aficionados para aficionados, que conta com a generosidade de muita gente que se ofereceu para este combate para afirmação dos valores que alguns, uma pequena minoria que se arma em dona da moral, querem destruir sem respeito nem pela História, nem pela Cultura, nem pela sobrevivência de milhares de homens e mulheres cujo sustento depende da criação de touros e cavalos.

Propomo-nos recolher 15 mil assinaturas durante os dois dias e, por isso vos convidamos a estarem presentes, assistindo ás manifestações que vão ocorrer pela cidade e também às quatro corridas do festival taurino ao preço simbólico de um euro por entrada. Venha. Traga consigo quem não assinou a petição. Traga consigo que defende os valores da liberdade, da tolerância, do respeito pelos Homens e pelos Animais.

Venha ter com a gente, venha ter com a sua gente e divulgue este encontro para que mais gente esteja connosco na assinatura da petição Em Defesa da Festa Brava.”

Francisco Moita Flores,
Presidente da Câmara Municipal de Santarém e impulsionador da Petição em Defesa da Festa Brava

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ontem no Campo Pequeno


Uma grande noite de exaltação da tauromaquia foi o que se viveu ontem no Campo Pequeno com bons touros e grandes lides com destaque para a lide de Luís Rouxinol, João Salgueiro e Brito Paes. Salgueiro está em grande e juntamente com António Telles e Rouxinol disputam o primeiro lugar na categoria dos consagrados esta temporada. A corrida foi de gala à antiga portuguesa e registou lotação esgotada mais uma vez este ano no Campo Pequeno. Foi a quinta vez em 14 corridas que o Campo Pequeno encheu até à bandeira o que prova que quando o espectáculo é bom as pessoas vão.

De registar com forte agrado o facto de na bancada estarem personalidades importantes para a festa brava como a Sra. Ministra da Cultura e o seu Secretário de Estado para além do Dr Moita Flores que ontem fez uma enorme propaganda à petição pela festa brava, que já leva mais de 25 mil assinaturas.
Quem ainda não assinou está sempre a tempo de o fazer aqui.