sábado, 20 de setembro de 2008

Triunfo de Ventura na Moita


Espectacular corrida de toiros na Moita na penúltima tourada das tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Com a praça Daniel Nascimento a registar a sua primeira enchente dos últimos 20 anos perfilaram-se os cavaleiros João Moura, Diego Ventura e Manuel Lupi.

O maestro de Monforte abriu praça com um toiro que veio a menos e que não permitiu a glória ao cavaleiro. O toiro até teve condições de lide mas o cavaleiro entusiasmado com a capacidade do seu cavalo Merlin abusou dos ferros e acabou por não conseguir triunfar. O segundo toiro foi bastante mais complicado mas Moura com uma lide excelente e com 5 bandarilhas de grande nível acabou por sair por cima.

A seguir entrou em cena o furacão chamado Ventura. Duas lides espectaculares do rejoneador luso-espanhol. Ventura tem cavalos que lhe dão soluções para tudo e mais alguma coisa. Em destaque o sempre espectacular cavalo Morante que lança afiadas dentadas aos toiros, o cavalo Califa com o qual o cavaleiro coloca pares de bandarilhas curtas com grande nível e a grande estrela da sua cuadra, o Distinto. Este cavalo é realmente espectacular porque cita os toiros a menos de três metros de distância e aplica espectaculares quiebros andando para trás. No seu primeiro toiro, o rejoneador, deu volta e foi fortemente ovacionado e no seu segundo deu duas voltas a pedido do público e ovação no meio da praça com todo o público de pé. Grande triunfo de Ventura na Moita.

Por fim o jovem Lupi. O cavaleiro de Rio Frio obteve uma primeira lide sem grande história visto que o toiro se recolhia muito em tábuas. No seu segundo obteve grandes momentos muito graças ao seu cavalo russo que é craque e com o qual o cavaleiro forma uma simbiose perfeita. Lupi mostrou que está muito mais maduro desde a sua alternativa e que no futuro poderá vir a ser uma primeira figura tal como os cavaleiros que debutaram em conjunto com ele nesta noite.

Destaque também para o grupo do Aposento da Moita que efectuou excelentes pegas quase todas à primeira e para o espectacular curro da ganadaria Vinhas, com excelente apresentação e pesos ajustados. Especial destaque para o segundo toiro da noite que claramente merece o regresso ao campo para semental tal o valor demonstrado em praça.

Sem comentários: