sexta-feira, 20 de julho de 2012

Corrida Correio da Manhã no Campo Pequeno

Resumindo, a praça registou uns bons 3/4 de público mas a corrida foi triste porque os touros não deram a emoção necessária.

Salgueiro foi de longe o melhor apesar do lote mais complicado. Na primeira lide, com o touro mais difícil da corrida porque descaía muito para tábuas, desenvolveu uma lide boa com agradáveis apontamentos de toreria, muito saber e muito valor. O último ferro foi um hino de bem fazer. O seu segundo tinha muito pouca investida e não deixou que o cavaleiro se luzisse com ele.

Cartagena teve uma noite muito fraca em Lisboa para quem é figura em Espanha. Foi assobiado nos compridos em ambos os toiros porque não fez nada bem. Não citou, não se deixou ver, não foi de frente e não cravou de alto a baixo. Nos curtos esteve também muito mal no primeiro em que cravou todos os ferros em redondo sem qualquer tipo de valor. No segundo toiro meteu um ferro de violino e o resto foi mais do mesmo. Destaque unicamente para a boa brega com ladeares vistosos e boas piruetas. Lide com muito pouco valor do Rejoneador espanhol que para vir andar à volta do touro mais valia ter ficado por Espanha. O desentendido público do Campo Pequeno tributou-lhe imerecidas voltas à arena e o rejoneador ainda se pendurou numa ovação que era para o forcado para vir receber mais alguns aplausos. Além disto ainda deu a primeira volta à arena sem cumprimentar o director de corrida, que não deixou passar tal facto em claro.

Moura Jr nunca foi um toureiro que me entusiasmasse particularmente. Dá pouca importância ao momento da cravagem do ferro e entusiasma-se muito com a brega "à la espanhola". No entanto esteve muito acima do que fez Cartagena e acabou por realizar duas lides com coisas bastante positivas. Recebeu os toiros sem o auxílio dos bandarilheiros e deixou-se ver em alguns ferros de frente com nota positiva, nomeadamente nos compridos quando os touros demonstraram investidas mais francas. Conforme os touros foram desaparecendo na lide, o cavaleiro foi também baixando e as lides não tiveram finais apoteóticos.

As pegas foram todas de excelente execução pelo que os forcados de Vila Franca e Portalegre foram os grandes triunfadores da corrida.

Os touros de Pinto Barreiros, como já referi anteriormente, não tiveram a chama necessária para uma corrida desta importância. Os melhores touros saíram a Cartagena que não os soube aproveitar. Os piores foram o primeiro e o terceiro que apesar de não serem tão colaboradores como os restantes também não tinham maldade.

Sem comentários: