quarta-feira, 18 de julho de 2012

Corrida Correio da Manhã no Campo Pequeno

Depois de apresentados os restantes cartéis da temporada Lisboeta, para mim vai ser a terceira e última corrida que irei ver esta temporada ao Campo Pequeno.

O que foi apresentado daqui para a frente não me agradou ao contrário da corrida de amanhã que está maravilhosamente rematada. Em relação à corrida de amanhã vamos lá então à análise:
- Salgueiro é um génio do toureio e pode estar no melhor e no pior na mesma corrida. Se estiver nos seus dias e lhe calhar em sorte um touro a pedir contas vai ser certamente o triunfador da corrida.

- Cartagena tem triunfado em Espanha por onde passa. Está bem montado mas tem os seus cavalos muito viciados no Rejoneo. Ferros de frente com emoção não são o seu forte quando toureia em Espanha. Vamos ver com que vontade vem a Lisboa depois de vários anos de ausência. Gostava que um touro o apertasse a sério para vermos o que vale em Portugal um rejoneador que em Espanha tem feito carreira.

- Moura Jr tem baseado as suas actuações em Espanha e França e finalmente está-se a impor como figura do toureio no estrangeiro, coisa que ainda está longe de atingir em Portugal. Tem triunfado sempre no Campo Pequeno em anos anteriores com cartéis igualmente fortes mas sempre com touros mais fáceis. Os cavalos costumam estar muito postos para o rejoneio o que faz com que a brega saia mais espectacular que a cravagem dos ferros. Penso que o seu triunfo está muito dependente de lhe sair o touro certo.

- Pinto Barreiros foi a ganadaria triunfadora do ano passado em Portugal. Não me consigo esquecer da corrida de Setembro em Montemor, provavelmente a melhor que vi na minha vida. Este ano vi-a lidar uma corrida confortável para os toureiros em Évora. Espero para o Campo Pequeno uma corrida com mais raça e transmissão que ponha os toureiros no seu sítio e que os obrigue a lidar bem os touros para poderem triunfar.

- Forcados de Vila Franca e Portalegre dão garantias de boas pegas. Os touros de Pinto Barreiros costumam estar muito bem apresentados e por isso vão pedir contas aos homens das jaquetas.


Nota 1: Parabéns ao CM por apoiar a festa. É uma óptima notícia que o jornal de maior tiragem em Portugal seja aquele que mais apoia a tauromaquia.

Nota 2: A análise aos restante cartéis fica para depois. Para já fica aqui o que foi anunciado pela empresa:
- 5ª feira, 2 de Agosto - XIV Corrida TVI e de Homenagem ao Emigrante. 6 toiros de Luis Rocha para Rui Salvador, Luis Rouxinol, Sónia Matias, Ana Batista, António M. Brito Paes e Ana Rita (que confirma a alternativa. 3 grupos de forcados.

- 5ª feira, 9 de Agosto - Corrida comemorativa dos 60 anos do Fundo de Assistência dos Toureiros/Homenagem póstuma ao fundador Diamantino Vizeu e a Augusto Gomes Jr (primeiro português a estoquear toiros em Espanha). 6 toiros de Passanha (2 para a lide a cavalo) e de Oliveira Irmãos (4 para a lide a pé) para Paulo Caetano e João Moura Caetano, 1 grupo de forcados, o matador Vitor Mendes (na lide de 2 toiros) e os novilheiros Manuel Dias Gomes e Tiago Santos.

- 5ª feira, 23 de Agosto - Corrida "Lux"/Concurso de Pegas/Homenagem a Simão Comenda e Nuno Megre. 6 toiros de Passanha para João Moura, António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Manuel Telles Bastos, João Salgueiro da Costa e Miguel Moura (que faz a apresentação de casaca em Lisboa). 3 grupos de forcados.

- 5ª feira, 30 de Agosto - Grande Corrida TV (RTP), que regressa ao Campo Pequeno. Homenagem póstuma ao empresário Manuel Gonçalves e entrega do "Galardão Prestígio/2011" à Família de Mário Freire. Cartel ainda por designar.

- 5ª feira, 6 de Setembro - Toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura para Pablo Hermoso de Mendoza, Rui Fernandes e Manuel Manzanares (que confirma a alternativa). 2 grupos de forcados.

Sem comentários: