quinta-feira, 12 de abril de 2012

Encerros da Pascoa na raia Sabugalense.

Decorreram como é hábito as capeias da Páscoa em Aldeia da Ponte e Alfaiates, aldeias da raia Sabugalense. Aqui a tradição continua a ser como era e até o São Pedro se mantém como de costume mais amigo dos de Alfaiates mandando-lhes um Domingo de verão ao invés do Sábado onde em Aldeia da Ponte se viveu um dia frio com uma manhã ameaçadora de chuva.

O encerro de Aldeia da Ponte este ano tinha a particularidade de ser com touros virgens (não toureados) ao invés do que é costume nos últimos anos onde os touros a serem lidados com o forcão (mais volumosos e bravos) costumam vir de camião para maior segurança dos cavaleiros. A verdade é que este facto se notou bastante durante o encerro com vários cavaleiros a serem colhidos e cavalos a ficarem mal tratados mas estas andanças são mesmo assim e como é óbvio quem anda à chuva molha-se. O último calafrio aconteceu já na zona da entrada da praça com um jovem a ser colhido com grande impacto contra uma das cancelas felizmente sem consequências de maior.

No Domingo deu-se o encerro de Alfaiates. Com um tempo a prometer sol e calor o encerro foi bonito e tranquilo dirigindo-se os touros desde a Sacaparte até ao centro da aldeia sem problemas de maior. O caminho dos touros foi praticamente sempre junto à estrada nacional o que permitiu a um maior número de pessoas observar o encerro com facilidade.

Assim foram as manhãs do fim de semana Pascal em terras arraianas. No verão há mais encerros e capeias.

Sem comentários: