terça-feira, 31 de maio de 2011

Documentário "O Touro"


Parabéns à RTP por transmitir tão belo documentário sobre o magnífico animal que é o touro bravo.

Para quem não viu fica ainda a notícia:

"Depois da primeira emissão no passado dia 8 de Novembro na RTP 1 em horário nobre, o canal de televisão público volta a prestar um importante contributo na divulgação e defesa da nossa cultura ao reemitir o documentário no próximo dia 26 pela 22h30m no Canal 2."

in Tauromania

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O rejoneio é uma vergonha!

O rejoneo é nojento!!!

São estas as únicas palavras que tenho depois de assistir à corrida de Sábado em Madrid onde um dos melhores cavalos da actualidade ficou gravemente ferido tendo depois de ser sacrificado.

Os toiros em pontas (embora "despuntados") são um perigo para os cavalos e impossibilitam os cavaleiros de lidar corridas toristas. Se fossem lidados toiros Palha ou Partido de Resina a cavalo em Madrid sairiam sempre um ou dois cavalos para abate tal seria o perigo envolvido. Além disso os rejoneadores não metem um ferro de frente a entrar no touro. É tudo com batidas ao piton contrário ou então em redondo o que é ainda pior.

A questão é que no fim das lides metem uns ferros curtos, uns violinos e matam bem ganhando aí as orelhas. Os tugas vão lá tourear de frente, espetar ferros de praça a praça, citar de longe logo nos rojões de castigo e nem sequer têm petição de orelhas.

A corrida à portuguesa, para além do encanto do forcado, tem muito mais mérito e mais valentia, não só pela variedade dos encastes toureados, mas principalmente por se tourear de frente com ferros ao estribo e com touros inteiros (sem rojões de castigo no dorso).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hoje há touros na RTP1


O concurso de ganadarias de Évora vai hoje ser transmitido pela RTP1 a partir das 22 horas. Espera-se uma corrida com grande emoção.

Esperemos que a transmissão televisiva tenha a qualidade suficiente para tornar esta corrida numa grande festa de promoção da tauromaquia nacional.

Eu particularmente aposto no Pégoras para melhor toiro (bravura) e no Palha para melhor apresentação.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Há coisas tão estranhas....



Se Talavante ontem não pode vir a Lisboa devido a uma crise asmática hoje já está bom para enfrentar duas lides de máxima exigência em Las Ventas - Madrid? Que raio de desrespeito foi este pelo Campo Pequeno e pela afficion portuguesa.

Porque é que a ganadaria de mais prestigio em Portugal (Palha) vai lidar um curro de "6 Bonitos toiros" numa praça desmontável na Marinha Grande este fim-de-semana? Serão restos?

Se a ganadaria de Rego Botelho foi a melhor das três que passaram pelo Campo Pequeno este ano porque é que ainda não foi anunciada a sua contratação para 2012? Só se premeia os triunfadores quando dá mais jeito?


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bronca no Campo Pequeno!!!!

Depois de anteontem ter cortado 2 orelhas em Madrid Alejandro Talavante era o grande aliciante da corrida de hoje mas baldou-se à nocturna no Campo Pequeno alegando ASMA BRÔNQUICA. Vamos ver se a asma não lhe vai passar já amanhã por ter um compromisso em Las Ventas.

Caso esta ausência do Campo Pequeno seja apenas uma forma de Talavante se poupar para amanhã tentar a sua segunda porta grande em Madrid o Campo Pequeno deve boicotar a sua vinda a Portugal e interpor uma acção contra o toureiro. Para substituir Talavante vem Luís Bolívar, toureiro de touros difíceis e que no dia 1 de Junho vai lidar em Las Ventas dois touros Palha.

Pior era difícil

Dos dois toiros de Ortigão não se aproveitou nada. O primeiro foi mau e o segundo foi devolvido aos currais por falta de força e bravura.

É verdade que a ganadaria de Ortigão Costa não é de maneira nenhuma o exemplo de maior bravura e casta em Portugal mas para ir fazer estas figuras lá fora.... Por favor...

Assim não!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dois toiros de Ortigão Costa em Las Ventas


Devido a só terem sido aprovados quatro toiros de Nunes del Cuvillo para a corrida de hoje em Las Ventas a ganadaria portuguesa de Ortigão Costa vai poder entrar no cartel estrela de Madrid.
El Juli e Castella vão ser os toureiros que irão lidar estes dois magníficos toiros. São de longe os mais bem rematados do lote e os mais pesados. Manzanares completa o cartel.
Boa sorte para o Ortigão Costa.
Esperemos que ganhe o seu espaço em Espanha.

Talavante abre Porta Grande de Madrid


Talavante abre Porta Grande de Madrid com uma faena de sonho a um touro de El Ventorrillo na véspera de vir a Lisboa fazer a sua estreia. Motivação não pode faltar e este matador de toiros.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Um sobrero português em Las Ventas


Enquanto a corrida de Palha não chega, hoje há um sobrero de Ortigão Costa para ser lidado na Isidrada em Madrid. Se um dos Ventorrillos falhar já sabemos que esta ganadaria tão ao jeito dos matadores vai entrar. Boa sorte para os ortigões.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Indulto à força em Jerez

Esta semana passou-se uma curiosidade na corrida de rejones em Jerez de La Frontera.

Tudo aconteceu ao quarto toiro quando o rejoneador e ganadero Fermin Bohorquez pediu o indulto do seu toiro e este foi negado pelo Presidente. O rejoneador não quis matar o toiro e este acabou por sair vivo da arena mesmo sem indulto. Fermin Bohorquez incorre agora numa pesada multa.

Algo que já me tinha feito pensar bastante era o facto de nunca ter assistido ao indulto de um toiro numa corrida de rejones. Parece-me profundamente injusto que isso não aconteça visto que as ganadarias que lidam corridas de rejones têm tanto direito quanto as outras de ver o seu trabalho reconhecido.

Ainda assim a atitude de Fermin Bohorquez não foi a mais correcta porque ao que parece o público não foi unânime no pedido e o director decidiu não aceder.

Cá por Portugal felizmente não temos problemas desta natureza e cada ganadero pode salvar a vida aos touros que quiser. Se Bohorquez quer um bom semental que aproveite aquele toiro que Ventura lidou no Campo Pequeno e que saiu muito colaborante e que traga bons touros a Portugal cada vez que um empresário cai na asneira de o contratar. (Colaborante é o máximo que eu consigo opinar acerca de um nhoc nhoc)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Começa hoje


Começa hoje a Isidrada.
A Feira de San Isidro este ano fica marcada pela presença de poucos Portugueses. Apenas João Moura Caetano e a ganadaria Palha vão marcar presença. Ventura também é português mas por terras de Espanha está completamente adoptado.

Continua o problema de Portugal em se conseguir impor lá fora. Com tantas ganadarias e cavaleiros bons que há por cá... Para quando uma Corrida de Rejones torista?

Alternativa de Marcelo Mendes


Perante um curro muito mas mesmo muito sério de Canas Vigouroux Marcelo Mendes tirou a alternativa de forma atribulada este Domingo em Vila Franca. O cavaleiro nunca conseguiu mostrar-se ao nível da época passada e as coisas não lhe correram bem. A praça esteve esgotada e a favor do cavaleiro que acabou por dar duas imerecidas voltas, uma em cada toiro.

Luís Rouxinol esteve soberbo no seu primeiro touro que era bravíssimo e muito bem no segundo que se fechava em tábuas. Tem duas montadas excepcionais (o cavalo Vinhas e a Égua ruça) para fazer uma época brilhante.

Vítor Ribeiro teve o lote de toiros mais difícil mas mesmo assim resolveu com grande sabedoria os problemas que lhe apareceram. Sempre com muita classe brilhou ao mais alto nível no seu primeiro touro com o cavalo Miura.

Em suma... uma corrida muito interessante com toiros muito dificeis e alguns bastante bravos. O segundo é mesmo um toiro para "indultar".

sábado, 7 de maio de 2011

Campo Pequeno e as portas grandes


Quanto à segunda do Campo Pequeno... foi o que já se esperava....
basta ler isto aqui.

Telles foi mestre na segunda lide, Pablo foi um Senhor e Moura Jr.... o costume.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Depois da bonança vem a tempestade!

Sabendo nós que a ganadaria Palha de João Folque caiu dos cartéis de Sevilha pelo mau jogo que deu na última feira vamos ver o que acontece a El Ventorrillo depois da desilusão de ontem. Esperemos que a empresa siga o mesmo critério e não ceda ás pressões dos toureiros para colocar uma das suas ganadarias preferidas depois de esta ter estado pessimamente e de nem um touro se ter aproveitado.

El Juli e Miguel Angel Perera foram os mais prejudicados mas também foram aqueles que mais mereceram o que aconteceu não fossem eles figuras e não escolhessem o que toureiam.

Para bem da festa... Que não se condene o triunfo e que se meta nas Feiras importantes as ganadarias e os toureiros que mais merecem (triunfam) é o recto que fica.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um indulto e um cancelamento


Depois de há dois anos ter sido indultado um toiro magnifico de Nunes de Cuvillo em Barcelona, desta vez foi a vez de Sevilha assistir a tal bênção. Manzanares abriu o livro e brilhou a grande altura com o touro Arrojado. O touro era bravo, tinha temple mas talvez lhe faltasse alguma casta. Durou a lide de muleta toda e acabou por merecer o indulto. Mais um grande êxito para o ganadero. O público emocionou-se e fez-se história na Maestranza.

Depois de uma corrida destas vinha de lá a mais esperada corrida de Rejoneo dos últimos tempos. Uma terna de luxo com Pablo, Ventura e Leonardo. Finalmente Pablo decidiu abrir praça e permitiu que Leonardo entrasse e a empresa formasse este cartel. A verdade é que a chuva traiu os Rejoneadores que se preparavam para lidar mais uma murubada e estes acordaram com a empresa suspender a corrida. Assim sendo, ainda não é desta que este cartel se pode mostrar num grande palco. Há por aí vozes que dizem que o piso se encontrava em excelente estado e que à hora das cortesias nem sequer chovia.