sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fim de semana taurino: Benavente e Montijo


Decorrem este fim-de-semana diversos eventos taurinos em Benavente e no Montijo. Para além das diversas largadas de toiros que decorrerão ao longo de todos os dias nestas duas localidades, o Montijo é também palco para uma corrida à portuguesa com Rui Salvador, João Telles Júnior e João Salgueiro da Costa na lide de toiros da ganadaria Fernando Palha.

Os programas completos da festa da amizade e sardinha assada em Benavente e das festas em honra de São Pedro no Montijo podem ser visualizadas nas páginas das respectivas Câmaras Municipais.
Link - CM Benavente
Link - CM Montijo

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Michelito impedido de tourear no Campo Pequeno


A associação Animal através da pressão que fez sobre a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lisboa impediu o bezerrista mexicano de 11 anos Michelito de se apresentar aos portugueses no Campo Pequeno.

Mais uma vez esta associação mostrou que trabalha única e exclusivamente com a intenção de obter mediatismo. Que direito pode ter uma associação de defesa dos animais para fazer pressão numa questão destas? Tratar-se-á de trabalho infantil?

Este caso não é mais nem menos que por exemplo o das crianças que participam em gravações de novelas ou o das crianças que participam em campeonatos nacionais de Karts.
Primeiro que tudo é importante referir que como se pode ver pelas declarações do próprio, Michelito é uma criança que toureia porque quer e porque gosta, está inscrito numa escola de toureio no seu país e é já um fenómeno em toda a América latina. Ontem, Michelito disse que a Monumental do Campo Pequeno era uma praça muito bonita e que seria um sonho poder lá actuar. Impedir que esse sonho se concretize, isso sim pode ser um crime. Espero que a Sociedade do Campo Pequeno tome medidas e dê mais uma oportunidade ao bezerrista para se apresentar numa próxima altura.

Michelito não é porém um caso único na tauromaquia. No ano passado Miguel Moura, filho do Maestro João Moura, estreou-se com apenas 11 anos no Campo Pequeno e em Espanha muitos são os casos de actuais consagrados toureiros que se apresentaram em praça com menos de 14 anos. No seguinte vídeo vemos um deles, El Juli, que tal como Michelito, em criança já mostrava uma enorme apetência para o toureio.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Novos Valores no Campo Pequeno

Na Quinta-feira teremos um espectáculo diferente na Monumental do Campo Pequeno. Vai-se realizar uma corrida mista de promoção a novos valores. No fim da corrida haverá variedades taurinas com especial destaque para o debute de Michelito em Portugal, um novilheiro de apenas 11 anos que já é uma estrela na América do Sul.
Os bilhetes são a partir de 10 euros o que é uma boa oportunidade para quem ainda não conhece o Campo Pequeno passar a conhecer.
Aqui fica o cartel desta corrida:

terça-feira, 16 de junho de 2009

Moura triunfa na Corrida do Ano em Santarém



Correu bem a "Corrida do Ano" do ano em Santarém onde alternaram o Maestro Moura e o seu filho e o furacão Diego Ventura.

De destacar a praça totalmente esgotada, a grande lide de João Moura ao primeiro touro da corrida em que Merlin esteve no seu melhor, as duas lides acertadas de Moura Jr, a grande entrega de Diego Ventura no 5º touro e a excelente pega de Gonçalo Veloso.

Como pontos negativos estão a falta de gás dos Passanhas e a enorme mansidão do quinto touro que coube a Ventura e que não lhe permitiu brilhar da forma como queria. Em casos tão evidentes como este sou a favor de que após os dois compridos da ordem se recolha o touro e se lance o sobrero.

Ao intervalo foi justamente homenageado o Dr. Moita Flores. Há que relembrar que à apenas três anos a Monumental Celestino Graça (maior praça do País) estava prestes a ser demolida para ser construída uma praça de menor dimensão numa zona menos nobre da cidade. Após estes três anos, a Celestino Graça voltou a encher e a ser um orgulho para Santarém devido à intervenção deste aficionado.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Feira do Toureio Equestre - Santarém


Vai decorrer na próxima semana a II Feira do Toureio Equestre na capital do Ribatejo em conjunto com a Feira Nacional da Agricultura.
Esta feira será marcada por três excelentes espectáculos como se pode ver no cartaz da mesma. De realçar que existem bilhetes a preços bastante acessíveis (desde 5€).

Obviamente que o principal destaque vai para a corrida do ano com a presença do número um do rejoneo Diego Ventura e da família Moura, com especial destaque para Moura Jr que toureia muito pouco em Portugal.

Grandes touradas em Santarém a preços acessíveis e a não perder. Eu vou lá estar!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Graves regressam ao Campo Pequeno

É já amanha que os toiros da ganadaria Murteira Grave vão regressar à Catedral do Toureio Equestre após 15 anos de ausência. Promete-se um grande espectáculo de tauromaquia pelo elevado peso e trapio dos toiros. O ganadeiro diz que o curro para o Campo Pequeno é o curro com melhor apresentação da sua carreira. É de relembrar que a ganadaria apresenta-se em excelente forma após ganhar o concurso de ganadarias em Évora e de ter sido fortemente ovacionada em Cáceres.

Para lidar estes toiros vão estar Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol e Brito Paes com a relevância de que ao quarto da noite Joaquim Bastinhas vai tourear o 100º Murteira Grave da sua carreira. Para as pegas vai apresentar-se um único grupo de forcados, os de Montemor, uma situação inédita desde a re-inauguração do Campo Pequeno e que é de realçar dada a imponência do curro.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Palha e Mouras em Madrid


A ganaderia Palha cotou-se como a grande triunfadora da feira taurina mais importante do Mundo, a feira de San Isidro.
Como já tinha referido anteriormente, a bravura das reses que este ano se apresentaram em Las Ventas não foi muito elevada e os Palhas poderiam surpreender e levar algum troféu para casa. Assim aconteceu e os touros portugueses foram considerados os melhores de todas as 21 corridas realizadas em Madrid no mês de Maio, sendo que, quatro deles foram ovacionados no arraste e no fim da corrida o maioral foi chamado aos médios para grande ovação.
É bom referir que San Isidro é a feira mais importante do mundo e que os toiros para Madrid são escolhidos a dedo pelos ganadeiros das diferentes ganadarias que todos os anos lá se apresentam. Grande prémio para a vitrina dos Palhas e grande orgulho para Portugal.


A fechar a feira de San Isidro e já fora do abono esteve a habitual corrida de rejones com o cartel a contar com dois portugueses, João Moura e Moura hijo. João Moura adiou mais uma vez a sua 10ª porta grande em Madrid por causa do rojão de morte e de uma colhida que felizmente não teve gravidade nem para o cavalo nem para o cavaleiro. Moura Jr teve uma brilhante actuação no seu primeiro toiro mas apesar da forte petição o director de corrida não lhe quis oferecer a orelha. Fechava cartel Leonardo Hernandez que cortou uma orelha ao seu segundo touro.