sexta-feira, 19 de junho de 2009

Michelito impedido de tourear no Campo Pequeno


A associação Animal através da pressão que fez sobre a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lisboa impediu o bezerrista mexicano de 11 anos Michelito de se apresentar aos portugueses no Campo Pequeno.

Mais uma vez esta associação mostrou que trabalha única e exclusivamente com a intenção de obter mediatismo. Que direito pode ter uma associação de defesa dos animais para fazer pressão numa questão destas? Tratar-se-á de trabalho infantil?

Este caso não é mais nem menos que por exemplo o das crianças que participam em gravações de novelas ou o das crianças que participam em campeonatos nacionais de Karts.
Primeiro que tudo é importante referir que como se pode ver pelas declarações do próprio, Michelito é uma criança que toureia porque quer e porque gosta, está inscrito numa escola de toureio no seu país e é já um fenómeno em toda a América latina. Ontem, Michelito disse que a Monumental do Campo Pequeno era uma praça muito bonita e que seria um sonho poder lá actuar. Impedir que esse sonho se concretize, isso sim pode ser um crime. Espero que a Sociedade do Campo Pequeno tome medidas e dê mais uma oportunidade ao bezerrista para se apresentar numa próxima altura.

Michelito não é porém um caso único na tauromaquia. No ano passado Miguel Moura, filho do Maestro João Moura, estreou-se com apenas 11 anos no Campo Pequeno e em Espanha muitos são os casos de actuais consagrados toureiros que se apresentaram em praça com menos de 14 anos. No seguinte vídeo vemos um deles, El Juli, que tal como Michelito, em criança já mostrava uma enorme apetência para o toureio.

Sem comentários: