sexta-feira, 29 de maio de 2009

Feira de Maio - Azambuja


Vai decorrer este fim-de-semana a habitual Feira de Maio na Azambuja.

Conhecida como a feira mais castiça do Ribatejo, a feira de Maio vai ter as habituais largadas de toiros como principal atractivo.

No Domingo terá também lugar uma corrida de touros à Portuguesa com os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, Vítor Ribeiro e Duarte Pinto e com o praticante da terra Paulo D' Azambuja. Esta corrida marca a despedida da velhinha praça de touros da Azambuja para dar lugar a um novo pavilhão multiusos que se espera já estar pronto para acolher as festas em 2010.

Além da tauromaquia, a Feira de Maio tem outros aliciantes que podem ser consultados aqui.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sucesso dos Palhas em Las Ventas - Madrid


Espectacular e dramático são as palavras que melhor definem o que se passou ontem em Las Ventas.
A tarde foi marcada pela cornada sofrida pelo toureiro Israel Lancho no último da tarde que lhe provocou uma rotura na pleuna e o colapso do pulmão sendo o seu estado considerado muito grave. Como se pode ver na imagem a cornada perfurou-lhe o torax.


Os touros portugueses da ganadaria Palha deram um verdadeiro espectáculo ao longo de toda a corrida com especial destaque para o primeiro e último. Quatro dos seis touros foram ovacionados no arraste sendo que no final da tourada o maioral foi chamado à arena para ser fortemente ovacionado.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Palhas a caminho de Las Ventas - Madrid


É já amanha,dia 27/05, que os toiros da centenária ganaderia Portuguesa Palha se vão apresentar em Las Ventas na feira de San Isidro. Numa Isidrada que está a ser marcada pela baixa qualidade dos toiros e pelo enorme número de colhidas, este pode ser o ano dos Palhas. A ganadaria vem apresentando enorme sucesso nas corridas lidadas este ano por isso espera-se mais uma grande festa de toiros. Para lidar os Palhas vão estar em praça os matadores Paulita, Serranito e I. Lancho, nomes pouco conceituados mas que irão com toda a certeza dar tudo para saírem vitoriosos de Madrid.

Os toiros têm muita apresentação e trapío pese embora alguns deles apresentem a cara demasiado avacada (característica desta ganadaria). Os Palhas são considerados os Miura portugueses.


PS: 120 visitas num só dia e mais de 5000 no total. Obrigado aficion!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Da glória à tragédia em Madrid

É mesmo assim a vida de um toureiro. Com apenas uma semana de distância, Pablo saiu pela porta grande de Madrid e foi colhido tendo o seu cavalo Pata Negra saído gravemente ferido.


As imagens da primeira passagem por Las Ventas são de um nível artístico fenomenal. Pablo esteve magistral montando Caviar e Silveti e obteve duas merecidas orelhas. No seu primeiro touro obteve uma orelha saindo assim pela porta grande que todos os toureiros desejam.


A contrastar estão as imagens da colhida de Pablo no passado Sábado. O seu cavalo de saída Pata Negra ao ir de frente para o touro para lhe cravar o primeiro rojão de castigo viu o touro adiantar-se e cortar-lhe caminho. Como única saída o cavalo tentou saltar por cima do touro o que facilitou que este lhe desse uma cornada enorme. A tarde estava estragada para Pablo que apesar de ter regressado à praça para cumprir o seu dever não mais se conseguiu recompor saindo mesmo da arena em lágrimas pelo seu cavalo. As últimas noticias no site do rejoneador navarro davam conta do seguinte:
"El caballo PATA NEGRA, que resultó cogido de gravedad por un toro de Fermín Bohórquez en la corrida del pasado sábado en la Plaza de Las Ventas, fue operado en la pasada noche en la Facultad de Veterinaria de la Universidad Complutense de Madrid.
El doctor Ramón Herranz, procedió a intervenir a PATA NEGRA en una operación en la que se le extirpó el ilión y los tres últimos metros de intestino delgado. También se procedió a extirpar un trozo de costilla que se había fracturado. Por la mañana el caballo tenía normales las constantes vitales, así como el hematocrito.
No obstante el éxito de la operación, su estado continúa siendo de muy grave y habrá que esperar a la evolución de los próximos días."

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pablo - Rabo no México



Hoje venho aqui para vos apresentar uma faena de um dos melhores cavaleiros da actualidade, Pablo Hermoso de Mendoza. Foi no principio deste ano de 2009 que Pablo maravilhou os presentes na praça de touros do México (a maior do mundo) com esta magnifica faena premiada com duas orelhas e o rabo.
Mesmo deixando de parte o seu craque Chenel, que foi poupado na digressão Méxicana, é de destacar a magnifica lide. Dali, Silveti, Fusilero e para finalizar Pirata fizeram as honras da casa.
De destacar que Fusilero é Português (pertenceu a João Salgueiro que não se entendeu com ele), tem 20 anos e foi desde sempre um dos cavalos mais adorados pelos Mexicanos pelas suas ajustadas piruetas. Ele fez a sua despedida Mexicana pois está possivelmente na sua última temporada antes da merecida reforma que Pablo com toda a certeza lhe dará.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Feira de Maio - Moita


Maio é um excelente mês taurino com duas importantes feiras: Moita e Azambuja.

A primeira feira é a da Moita que vai decorrer no próximo fim-de-semana e apresentar, no que à tauromaquia diz respeito, três largadas de toiros, um festival taurino e uma corrida de toiros. Os cartéis parecem-me bastante interessantes com especial destaque para o festival taurino que dá oportunidade aos mais jovens para brilhar numa praça de 1ª Categoria. Para a corrida de toiros vão-se apresentar 3 figuras da actualidade: António Telles, Rui Fernandes e Vítor Ribeiro para toiros de Rio Frio(3) e J. Lupi(3).

A programação completa da Feira pode ser consultada aqui.

Daqui a uns dias analisarei a Feira de Maio na Azambuja.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TVI transmite desde o Campo Pequeno


Hoje prevê-se uma grande noite para a tauromaquia portuguesa desde a nossa catedral do toureio.
Em praça vão estar os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Manuel Lupi para lidar três toiros de Santa Maria e os matadores Pedrito de Portugal e Manuel de Jesus "El Cid" para a lide de quatro reses de Brito Paes.
Especial ênfase para o facto de ser uma corrida mista onde a cavalo irão rivalizar duas promessas e no toureio a pé estarão duas das maiores figuras da actualidade: o regresso ao Campo Pequeno de Pedrito de Portugal e o número um do mundo "El Cid".
A tourada vai ser transmitida a partir das 22:15 pela TVI e promete ser mais um grande êxito de audiências.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Touradas na Memória


Começa hoje um ciclo de grandes touradas transmitidas na RTP Memória todas as segundas feiras. Nestas touradas poderemos ver grandes figuras da actualidade quando ainda eram uns jovens à procura do sucesso como João e António Telles, João Moura, Rui Salvador, etc. Poderemos também assistir a lides de toureiros que já deixaram as nossas praças como o grande Luis Miguel da Veiga ou José Luís Cochicho. Na seguinte figura ficam as datas e respectivos carteis das 3 primeiras touradas deste ciclo. A primeira está marcada para as 22 horas e as seguintes para as 22:30.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Inauguração da Temporada no Campo Pequeno


Na próxima Quinta-Feira, dia 7 de Maio de 2009, os toiros voltam à Monumental do Campo Pequeno para uma corrida de toiros com um cartel de luxo.

Abre praça nesta corrida o Cavaleiro António Ribeiro Telles. De António já se sabe que se pode esperar sempre um toureio com muita verdade visto que entra sempre pelos touros a dentro dando-lhes todas as vantagens possíveis. Falta-lhe muitas das vezes um adorno que complete a sua lide mas emoção é coisa que nunca lhes falta. Destaque para o seu cavalo lazão Santarém (na foto acima).

Após o êxito retumbante de à dois anos e o fracasso do ano passado, Pablo Hermoso de Mendoza regressa a Lisboa com uma cuadra renovada e com uma vontade imensa de triunfar. Após uma campanha Mexicana bem mais reduzida que nos anos anteriores, Pablo aproveitou o defeso para introduzir novos cavalos como Tiziano, Caviar, Dali ou Espartano que se vieram juntar aos craques Chenel (na foto acima e abaixo), Silveti ou Pirata. Espera-se ver alguns destes cavalos em dia SIM no Campo Pequeno para triunfar.


Completa o cartel o cavaleiro Vítor Ribeiro. Vítor já há muito que deixou de ser uma promessa para passar a ser figura. No ano passado foi o segundo cavaleiro com mais corridas em Portugal e um dos Portugueses que mais toureou em Espanha. Expoente máximo do profissionalismo dentro das arenas, este cavaleiro actua sempre de uma forma muito séria aliando o classicismo à modernidade. Com uma cuadra bastante mais reduzida que a de Pablo não deixa de ter grandes cavalos como Nicotina e Gordito (na foto ao lado e já alvo de análise neste blogue).

Os toiros serão da ganadaria Passanha, a triunfadora do ano passado e os forcados serão os de Lisboa e Coruche. Uma corrida muito séria para a qual se espera lotação esgotada. Eu vou lá estar!

PS: Ás 20 horas do mesmo dia 7 de Maio vai decorrer uma manifestação à porta do Campo Pequeno a favor das touradas cuja presença dos aficionados é essencial.