terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Audio de Pablo Hermoso.


A maneira como este homem fala da sua grande paixão que são os cavalos e a maneira como defende a festa deveria ser um exemplo para todos os profissionais da tauromaquia.

Olé Pablo Hermoso!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

VITÓRIA DA LIBERDADE

Ganhámos !!!!

Os Antis saíram derrotados e a tauromaquia e principalmente o toiro de lide foi rei hoje na Assembleia. Com a devida vénia, esta foto do Farpas ilustra da melhor forma o que ontem se passou na Assembleia da República.

Viva a tauromaquia!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Touros de volta à Assembleia da República

Ir ou não ir? Eis a questão.

Tem-se discutido muito se valerá ou não a pena uma presença massiva de aficionados nas galerias da AR no próximo dia 19 de Janeiro. Parece-me evidente que a corrida de touros não está em causa apesar de ser o início de uma grande ameaça aquilo que se está a fazer neste momento à tauromaquia. O tema só vai ser discutido na AR porque foi entregue uma petição com mais de 4000 assinaturas e porque um partido extremista como é o BE vai trazer o tema para plenário. A vantagem desta discussão será o facto de este ser um momento inevitável para os partidos assumirem as suas posições oficiais em relação à tauromaquia. Se já sabemos que o CDS é a favor e que o BE é contra, em relação aos restantes partidos a sua opinião nunca foi totalmente clara. Prevê-se que o PSD seja a favor da tauromaquia e que o PCP, devido à implementação que tem no Alentejo taurino tenha também que ter uma posição favorável. Em relação ao PS, de onde saiu uma criatura horrenda chamada Defensor Moura que declarou indevidamente o "seu" município de Viana do Castelo de anti-touradas, não se sabe que decisão poderá sair dali apesar de haver como se sabe muitos aficionados no seio deste partido.

O que eu acho em relação à presença de aficionados na AR dia 19? Sinceramente acho que quantos mais melhor. Acho também que quantos mais profissionais do ramo existirem nas bancadas melhor será. Infelizmente neste país não chega demonstrar a força da tauromaquia "só" enchendo as praças e fazendo das corridas de touros o segundo maior espectáculo de massas do país. É preciso mostrar a quem pensa que manda quem é que verdadeiramente manda.

Nota: Se algum dia as corridas de touros forem proibidas em Portugal proponho aos ganaderos portugueses deixarem um touro à solta em cada jardim da cidade de Lisboa.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Importante passo dado em Espanha


Madrid (España). Las figuras del toreo tienen intención de ofrecer a Televisión Española un calendario de retransmisiones con la pretensión de que los toros vuelvan al ente público. La idea de los matadores, según informa el diario El Mundo en su edición de hoy jueves, es que estos espectáculos -en torno a seis- sean de máxima calidad con la intencion de 'defender la imagen de la fiesta y del espectáculo'.

En este sentido y según la citada fuente, los matadores, a través de All Sports Media, empresa que gestiona sus derechos de imagen, harían llegar a TVE su disposición a sacrificar su caché en pos de la apertura del mundo del toro a los medios generalistas, involucrándose además con diversas colaboraciones como entrevistas o reportajes divulgativos para promocionar estas retransmisiones.

Tal y como aseguró All Sports Media en un reciente comunicado, uno de los objetivos que tienen las figuras del toreo es que los toros vuelvan a la parrilla de Televisión Española cuya última retransmisión data de la Feria de El Pilar de Zaragoza de la temporada 2006.

Noticia MundoToro

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Passodobles por Fado? Não, obrigado!

Maurício do Vale veio com esta ideia macabra de substituir os passadobles pelo fado nas corridas de touros. A tentativa é colar a tauromaquia ao fado para que a festa brava fique mais segura a ataques dos anti, aproveitando o facto de o fado ter sido considerado Património da Humanidade.

Na minha opinião nada de mais negativo pode ser feito e passo a explicar porquê em 5 razões:

1. A tauromaquia pode e deve candidatar-se a Património da Humanidade numa acção conjunta de Portugal, Espanha, França e América Latina e nunca num destes países em solitário. Tauromaquia é a arte de lidar touros e isso é comum ás suas diversas vertentes (lide à espanhola, corrida à portuguesa, rejoneo, recortadores, forcão, largadas, etc...).

2. A tauromaquia é muito mais abrangente que o Fado. Tentar "colar" a tauromaquia ao Fado retira-lhe a importância que tem e eleva o fado a um espectáculo de massas que na realidade não é.

3. O Fado e a Tauromaquia são espectáculos que não se complementam. Apesar de ambos serem tradicionais, têm públicos diferenciados e atingem o seu auge em condições diferentes. O fado é um espectáculo intimista, ideal para ser assistido num local pequeno como uma casa de fado com cerca de 30 a 50 pessoas a assistir. Uma tourada, pelo contrário, é um espectáculo de massas que atinge o seu esplendor numa praça de touros normalmente com mais de 3000 pessoas que vibram intensamente com o espectáculo a que assistem.

4. Os passodobles apesar de terem origem Espanhola há muito que integraram também a cultura Portuguesa. Existem vários passodobles com origem Portuguesa e várias bandas a toca-los e a compor este tipo de musicas.

5. Enquanto que o passodoble é uma música festiva, própria para a festa dos touros, o fado é uma música triste completamente desadequada às voltas à arena e ás lides de sucesso e brilhantismo. Convém lembrar que a música numa corrida de touros só é (ou deveria ser) atribuída pelo director de corrida no caso de uma lide meritória.

Não é a primeira vez que estou em desacordo com o Sr. Maurício do Vale. As suas opiniões apesar de válidas não são propriamente do meu agrado e na minha modesta maneira de ver as coisas não trazem grandes contributos à tauromaquia. Outra opinião que este senhor deixou um dia destes e que me desagradou foi o de transformar mais corridas de touros à Portuguesa em corridas mistas. Um dia destes dou a minha opinião em relação a esta ideia.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

António Telles na Colombia


Crónica by Burladero.es
El portugués Antonio Ribeiro Tellez, ataviado a la Federica, montando caballos prestados (por Pablo), Villa, Hormiga, Unamuno... sentó cátedra de ortodoxia y clasisismo lusitanos. Contenido y sobrio, pero eficaz y acertado, su lucimiento fue de técnica elegante y discreta. Su lote de similares características a los descritos, fue descifrado en dos lidias maestras que fueron acompañadas por el público, si no con tanta pasión como las de Pablo sí con admiración sincera y justa.

Pero tras un pinchazo trasero colocó medio acero con degüello al primero y descordó paralizando los cuartos traseros al otro, de manera patética. Eso ensombreció un toreo de gran categoría.

Crónica by opinionytoros.com
Muy sobrio y con toreo clásico, lució el caballero portugués Antonio Ribeiro Téllez que estuvo acertado en sus dos ejemplares, colocando rejones de castigo y banderillas cortas y largas. Una pena que se le haya ido el rejón de muerte muy trasero en el segundo, descordando al astado dejando ver un lamentable espectáculo del animal arrastrando sus cuartos traseros.

Nota: Como sempre o rojão de morte a deitar por terra a actuação dos lusos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Fecho de 2011 da melhor maneira


Pablo Hermoso de Mendoza indulta um toiro em Cali, na Colômbia pela primeira vez. Nunca antes um toiro lidado a cavalo tinha sido indultado. Pertencia a Ernesto González Caicedo, Santa Coloma - Saltillo e tinha o nome "Tabascoso".


Esta é também uma óptima noticia para a tauromaquia portuguesa, visto que António Ribeiro Telles toureará algumas corridas com Pablo na Colômbia e essas corridas terão ainda maior projecção.