segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fim-de-semana positivo

Em Espanha Moura Jr e Rui Fernandes brilharam à moda do rejoneio. Vi o resumo das actuações de Moura Jr em Las Ventas e aquilo para mim não é toureio a cavalo de maneira nenhuma. Os touros, muito volumosos, não dão uma corrida em galope franco a apertar o ginete e o seu cavalo. A lide é toda ela feita em câmara lenta sem qualquer risco e emoção. A verdade é que é importante haver toureiros portugueses lá fora a brilhar e a ganhar dinheiro porque isto por cá não anda famoso.

Estive ontem em Santarém a ver uma óptima corrida. Os touros difíceis de Ernesto Castro tinham peso e volume díspares, logo saíram algo desiguais.

António Telles esteve correcto no seu primeiro touro, um animal muito pesado que António recebeu à porta gaiola e fantástico no seu segundo. O quarto toiro era um animal difícil mas António soube lida-lo na perfeição com o Rondeño. Ficou-me na retina um ferro a sesgo junto ao sector 3 de enorme qualidade com remate pelas tábuas.

João Telles Jr esteve muito bem no seu primeiro touro a arriscar ferros de muita emoção. No seu segundo tentou tudo o que podia mas o touro tinha muito pouca investida e o cavaleiro teve que lhe deixar a ferragem muitas vezes a silhas passadas por culpa do astado.

Duarte Pinto teve no seu primeiro touro uma actuação triste. Os ferros foram todos colocados à tira sem grande brilhantismo. O último touro da corrida foi cumbre. O cavaleiro sacou da sua melhor montada e meteu ferros de tirar a respiração sempre a ir de frente como mandam as regras. Foi o melhor touro que vi esta temporada e uma excelente lide do jovem cavaleiro Duarte Pinto. O público aplaudiu fortemente o touro obrigando a fechar as portas dos curros e a dar a volta ao Castro. O ganadeiro deu apoteótica volta com o forcado e cavaleiro.

Os forcados de Santarém tiveram uma tarde brilhante perante um curro muito muito sério de touros difíceis devido ao seu volume. Foi uma corrida só ao alcance de alguns grupos de forcados do melhor que há em Portugal.

Nota: Se nuestros hermanos vissem uma corrida destas deixavam os nhoc-nhoc e os rojoes de castigo de lado e começavam a lidar os touros inteiros.

Sem comentários: