sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vítor Ribeiro suspende carreira tauromáquica em Portugal?


O Farpas adianta que o toureiro Vítor Ribeiro ainda não voltou a Portugal estando neste momento a trabalhar como equitador no México.

Vítor Ribeiro é neste momento, dos toureiros da sua geração, o segundo com melhores condições de triunfar logo atrás de Rui Fernandes. É inclusivamente um dos melhores a montar a cavalo juntamente com Alberto Conde e aquele que tem maior sentido de lide. É hoje em dia em Portugal uma figura do toureio ao qual nunca foi dada a devida importância.

Para quem serão os seus cavalos vendidos? Ficarão a tourear com o cavaleiro praticante João Soller Garcia, que tem sido o seu discípulo, até que o cavaleiro venha novamente para Portugal?

Analisemos alguns dos toureiros com alternativa tirada nos anos de 1995 a 2002:

Alberto Conde- Tirou a alternativa em 2000, não vingou e foi trabalhar de equitador para João Moura na altura de lançamento do seu filho Moura Jr. Foi tourear para os States e regressou no ano passado a Portugal para junto de Rui Fernandes. Promete-se um regresso em força este ano sob o apoderamento da casa Inácio Ramos. É um dos melhores equitadores nacionais.

Marco José - Tirou a alternativa em 1995. Tem toureado pouco mas já merecia mais. Tem talento e uma quadra com dois ou três cavalos de bom nível. Está a passar o tempo e tarda em afirmar-se. Infelizmente será difícil ter maior destaque do que aquele que tem e não chegará a figura.

Paulo Jorge Ferreira - Tirou a alternativa em 2002. Com poucas condições para vingar por cá emigrou para os states onde tem singrado como equitador e toureiro. Preferiu ser o número 1 lá do que mais um por cá.

Pedro Salvador - Tem feito boas temporadas juntamente com grandes ocasos. Tem sido mais um a tentar e a sonhar mas sem concretizar.

Rui Fernandes - Da sua geração é o melhor ou pelo menos aquele que mais alto chegou. Foi o que mais se conseguiu impor em Espanha onde tem bom cartel. Tem a melhor e mais alargada quadra de cavalos e tem tudo para poder afirmar-se como figurão em 2012. Em 2011 fez "só" a sua melhor temporada de sempre.

Rui Santos - Nunca o vi tourear nem tenho memória de ver o seu nome em grandes carteis.

Sónia Matias e Ana Batista - Ganharam o seu espaço no panorama taurino nacional com muito mérito. Sónia é irreverencia e feminismo. Já Ana Batista respira classe, risco e toureria. Este ano Ana está a fazer carreira no México com relativo sucesso. Já tinha ido para Espanha tentar a sua sorte no início da carreira o que fez dela uma lutadora. Sónia parece que não tem tanto esse desejo e é mais uma toureira do social.

Vítor Ribeiro
- Tem feito excelentes temporadas em Portugal mas como se sabe, neste país o mérito não é muito reconhecido. É dos poucos que arrisca e toureia tudo o que lhe põem à frente. Fez boas temporadas também em Espanha triunfando em praças de segunda mas a porta de Madrid ou de Sevilha nunca se abriu. Agora foi para o México e toureou apenas uma corrida. Está a trabalhar de equitador no país sul americano e parece que pondera por lá ficar. Esperemos que volte.

Sem comentários: