sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Família Ribeiro Telles na Equitação TV


A reportagem que pode ser vista aqui e que foi efectuada pela revista Equitação é extraordinária. Mostra a vida de António Ribeiro Telles e da sua família mais próxima incluindo a sua mulher Catarina, os seus dois filhos, o seu sobrinho Manuel e o seu Pai, mestre David.

Ao longo da reportagem fica bem patente a humildade de António, de Manuel e do mestre David bem como o enorme orgulho que os mais novos têm no patriarca da Torrinha.

É uma reportagem de excelência para aficionados ao mundo rural e ao cavalo de toureio.

Parabéns António pelo magnífico desempenho e por ser o cavaleiro que é.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pablo enche praça de Cali na Colombia



Grande lide de Pablo Hermoso de Mendoza a um touro de Juan Bernardo Caicedo na praça de Cali na Colômbia que registou uma enchente. Será que depois deste grande toiro de encaste Parladé, Hermoso vai regressar à Europa com vontade de se afirmar com toiros deste género?

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Boas Festas


Bom Natal a todos os aficionados.

Que 2012 traga muitos touros bravos e muita festa.

Olé!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

IGAC confirma Campo Pequeno de 1ª Categoria


A IGAC (Inspecção Geral das Actividades Culturais) confirmou hoje que o Campo Pequeno é uma praça de Primeira Categoria. Com este documento a Sociedade do Campo Pequeno pode fazer prova da "categoria" da Monumental Lisboeta e assim prosseguir com a candidatura a Las Ventas (Madrid).

Foto: Farpas Blogue

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Categoria do Campo Pequeno


A ANOET (Espanhóis dum catano) classifica a Monumental do Campo Pequeno como sendo de segunda categoria o que dá um jeitasso a uma das concorrentes à adjudicação de Las Ventas.

Por mim tudo bem... se o Campo Pequeno é de segunda então Las Ventas, Pamplona e Sevilha são de terceira e por aí fora.

Haja paciência... O Campo Pequeno não é de primeira mas sim de primeiríssima categoria. Não há em Espanha uma praça que tenha simultaneamente uma história tão rica e condições de excepção como o Campo Pequeno. O Campo Pequeno está ao nível de Madrid, Bilbao, Sevilha, Pamplona, Arles, Cidade do México, etc. Para além disso em Portugal ainda temos outras praças de grande história e categoria como Santarém, Vila Franca, Moita, Montijo ou Évora. Temos também praças renovadas ou de funcionalidade exemplar como Évora, Lisboa, Redondo, Vinhais, Aldeia da Ponte ou Setúbal onde para além de corridas de touros ainda se efectuam outros espectáculos com toda a comodidade.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Última hora: Rui Bento quer Las Ventas!

O empresário Português dignifica o nosso país ao tentar ir à luta pela praça de Las Ventas em Madrid em sociedade com Tomás Entero e Juan Carlos Beca Belmonte. O actual gerente do Campo Pequeno vai tentar alargar os seus horizontes para o país vizinho e logo a jogar uma aposta muito alta. As probabilidades de vitória não parecem ser muito grandes até porque do outro lado está uma empresa cotada como a Taurodelta reforçada com Simón Casas e Toño Matilla mas vale sempre a pena tentar desde que seja de uma forma que dignifique a tauromaquia.

Muito bem Sr. Rui Bento! Parabéns pela ousadia e por se mostrar.

Só se fala dos prémios Farpas

que até enjoa...

Nota 1: Isto não é uma crítica, bem pelo contrário. Revela a inteligência do seu director e a importância do blogue na sociedade taurina lusa.

Nota 2: A pouca dimensão do toureio nacional revela-se também aqui. Numa altura em que a temporada americana está em alta, os tugas divertem-se por cá em entregas de prémios quando deveriam andar lá por fora a ganhar dinheiro e a espalhar magia.

Nota 3: Nesta altura do ano seria bem melhor ter notícias do género: Rui Fernandes em ombros na Praça México, João Moura Jr deixa Queretano de boca aberta ou João Telles Jr e Moura Caetano rejeitam ir para o Equador para prepararem montadas novas para o assalto ao primeiro lugar do escalafon em 2012.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Morreu João Batista

Faleceu ontem, após prolongada doença, João Batista, de 88 anos, pai da cavaleira tauromáquica Ana Batista.

João Batista foi pioneiro nos lusitanos com descendência do Nilo (MV) conseguindo os primeiros cavalos toureiros desta linha que ainda hoje faz história na tauromaquia. Foi dessa linhagem que descendeu o célebre cavalo "Cagancho" de Pablo Hermoso de Mendoza que foi considerado o melhor da sua época e que nasceu na casa deste aficionado.

Depois de recentemente nos ter deixado o senhor Ortigão Costa, agora foi a vez de João Batista. Dois homens importantes da festa em Portugal e especialmente do cavalo de toureio. As minhas condolências a toda a família.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Olé!!!


Um grande Olé para a selecção espanhola de Ténis que festejou assim a sua vitória na Taça Davis.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prémios Campo Pequeno 2011 - II

Quanto aos prémios atribuídos pelo Campo Pequeno este ano, parecem-me de inteira justiça. Analisemos os principais: melhor cavaleiro, melhor matador e melhor ganadaria / touro.

Luís Rouxinol ou o papa-prémios como muitos o apelidam foi o melhor cavaleiro da temporada no CP. É um figurão do nosso toureio a cavalo e há muito que merecia uma noite como aquela que viveu na corrida da TVI este ano. Veio em substituição do rejoneador Andy Cartagena e deu merecidas três voltas à arena num toiro muito bom do Eng. Luís Rocha. Nas outras passagens por Lisboa andou regular e sempre de frente expondo-se como mandam as regras do bom toureio a cavalo. O cavalo Vinhas e a Égua russa são dois cavalos toureiros do outro mundo. Continua a fazer a sua carreira por Portugal toureando tudo quanto lhe metem à frente e isso tem um valor acrescido.

António Ferrera foi o primeiro matador do "novo" Campo Pequeno a sair pela porta grande. Apesar de discutível, a sua saída pela porta grande foi meritória porque se predispôs a lidar touros com idade, trapio e sem serem picados, contrariamente a outras figuras do toureio apeado que por cá passam. Além dessa noite teve uma outra onde lidou e "indultou" o melhor touro da época taurina na Monumental do Campo Pequeno.

Foi esse touro, o "Guarda", aquele que foi considerado o melhor da época. Pertença da ganadaria Rego Botelho, o "Guarda" foi um touro bravíssimo e nobre, com excelente apresentação ao qual foi dada uma lide muito correcta. Foi digno de Lisboa como seria de Sevilha ou de Madrid. Voltou para o campo e esperemos que dê frutos tão bravos como ele. Em suma, a corrida mais completa da temporada foi a de Rego Botelho mas o touro mais bravo, apesar de bem entregue, poderia ter recaído também no touro de Pinto Barreiros lidado por Salgueiro da Costa na corrida das novas dinastias. Foi um animal extraordinário a arrancar-se de praça a praça como à muito não se via na arena Lisboeta.

Nota: Deixo o apelo à empresa do Campo Pequeno para na próxima época fazerem os possíveis para repetir os triunfadores desta época. Rouxinol, Salgueiro da Costa, António Ferrera, Tiago Santos, Moura Jr, Ventura, Pinto Barreiros, Rego Botelho e Luís Rocha não podem faltar em 2012. Esperemos que venham todos com ganas de triunfar e de se superarem.