sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prémios Campo Pequeno 2011 - II

Quanto aos prémios atribuídos pelo Campo Pequeno este ano, parecem-me de inteira justiça. Analisemos os principais: melhor cavaleiro, melhor matador e melhor ganadaria / touro.

Luís Rouxinol ou o papa-prémios como muitos o apelidam foi o melhor cavaleiro da temporada no CP. É um figurão do nosso toureio a cavalo e há muito que merecia uma noite como aquela que viveu na corrida da TVI este ano. Veio em substituição do rejoneador Andy Cartagena e deu merecidas três voltas à arena num toiro muito bom do Eng. Luís Rocha. Nas outras passagens por Lisboa andou regular e sempre de frente expondo-se como mandam as regras do bom toureio a cavalo. O cavalo Vinhas e a Égua russa são dois cavalos toureiros do outro mundo. Continua a fazer a sua carreira por Portugal toureando tudo quanto lhe metem à frente e isso tem um valor acrescido.

António Ferrera foi o primeiro matador do "novo" Campo Pequeno a sair pela porta grande. Apesar de discutível, a sua saída pela porta grande foi meritória porque se predispôs a lidar touros com idade, trapio e sem serem picados, contrariamente a outras figuras do toureio apeado que por cá passam. Além dessa noite teve uma outra onde lidou e "indultou" o melhor touro da época taurina na Monumental do Campo Pequeno.

Foi esse touro, o "Guarda", aquele que foi considerado o melhor da época. Pertença da ganadaria Rego Botelho, o "Guarda" foi um touro bravíssimo e nobre, com excelente apresentação ao qual foi dada uma lide muito correcta. Foi digno de Lisboa como seria de Sevilha ou de Madrid. Voltou para o campo e esperemos que dê frutos tão bravos como ele. Em suma, a corrida mais completa da temporada foi a de Rego Botelho mas o touro mais bravo, apesar de bem entregue, poderia ter recaído também no touro de Pinto Barreiros lidado por Salgueiro da Costa na corrida das novas dinastias. Foi um animal extraordinário a arrancar-se de praça a praça como à muito não se via na arena Lisboeta.

Nota: Deixo o apelo à empresa do Campo Pequeno para na próxima época fazerem os possíveis para repetir os triunfadores desta época. Rouxinol, Salgueiro da Costa, António Ferrera, Tiago Santos, Moura Jr, Ventura, Pinto Barreiros, Rego Botelho e Luís Rocha não podem faltar em 2012. Esperemos que venham todos com ganas de triunfar e de se superarem.

Sem comentários: