terça-feira, 30 de agosto de 2011

Morreram mais 2 toureiros de 4 patas

Na semana passada foi o cavalo Pata Negra de Pablo Hermoso e já esta semana foi Capea de Sérgio Galan também a falecer.

Quanto a Pata Negra Pablo Hermoso no seu site resume assim a sua carreira:

"Así finaliza la historia de un caballo que como Marilyn Monroe, Montgomery Clift, Bob Marley, James Dean, Ayrton Senna y otros muchos, tuvo una vida rápida e intensa y en apenas tres años de actuaciones, se convirtió en uno de los caballos más personajes del mundo del rejoneo. Fueron tres años, setenta y cuatro actuaciones, once rejones de castigo y ciento treinta y una banderillas, con un grave percance, también tuvo tiempo para ser padre e incluso para debutar toreando fuera de una plaza de toros."



Já Sergio Galan informa o sucedido com Capea da seguinte maneira:

"Hoy ha muerto Capea, uno de los caballos estrellas del rejoneador conquense. Capea sufrió un cólico el pasado día 17 en Los Hinojosos, Cuenca, el mismo día que Sergio toreaba allí celebrando el 14 aniversario de su debut...
Capea era un tordo lusitano de la ganadería portuguesa de Vinhas, de 15 años, que llevaba en la cuadra de Sergio desde el año 2006."


Dois bons cavalos que vão deixar saudades.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Touro salta forcão em Aldeia da Ponte

Uma espectacular gaiola em Aldeia da Ponte resultou num salto do touro por cima do forcão causando o caos na praça.

As imagens são espectaculares.


http://www.youtube.com/watch?v=InUDbQy1VRI

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Diego Ventura e os nhock nhock

Ventura referiu após a passada corrida do Montijo onde foram lidados touros murubes de Guiomar Moura que os touros não tinham transmitido e que assim não lhes tinha podido dar a lide adequada.

Caro Ventura, desde quando é que este tipo de touros transmite o que quer que seja? Em vez de exigir estes touros sem casta nenhuma porque é que não trás lá de Sevilha a vaca mansa que usa para treinar os cavalos? Ia dar ao mesmo. Assim podia continuar a por-lhes o sombrero em cima dos cornos sem problema nenhum. Venha cá tourear touros de casta portuguesa e depois logo veremos.

domingo, 14 de agosto de 2011

Época forte de capeias arraianas


Chega o mês de Agosto e vem aí a época forte das capeias arraianas no concelho do Sabugal.
O calendário é o seguinte:

Não vão faltar os habituais encerros seguidos do touro da prova. Da parte da tarde tipicamente são lidados 5 touros e uma bezerra para os mais novos seguindo-se o desencerro dos touros.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entrevista Miguel Alvarenga 1

Em entrevista ao programa faenas de Hugo Calado, o director do farpas Miguel Alvarenga referiu ser favorável ás mordidelas nos pobres murubes porque as pessoas gostam e enchem as praças onde isso é feito. Ao invés, as corridas duras com touros a fazerem mal e a deitarem os cavalos a baixo estão com meia praça e os empresários estão na festa é para fazerem dinheiro.

Quanto a este tema a minha opinião é bastante idêntica. Só vai a essas corridas quem quer mas eu dispenso-as bem. Devido à espectacularidade são bastante boas para trazer novos públicos ás arenas. Depois resta saber quanto desse público se torna verdadeiramente aficionado e qual é que se fica pelos ferros a silhas passadas e pelas famosas mordidelas.

Vem aí mais uma corrida da mordidela em Portalegre. Será que vem aí outra vez uma casa esgotada? Eu acho que sim.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ficamos sempre atrás


João Salgueiro deu volta à arena na corrida de rejoneio realizada em Vitória (Espanha). Pablo Hermoso e Leonardo Hernández saíram em ombros.

João Salgueiro não matou bem os touros e devido a isso não cortou as tão almejadas orelhas. O que aconteceu a João Salgueiro é comum acontecer ás nossas principais figuras que quando vão lá fora deixam uma boa imagem mas não conseguem triunfar devido principalmente à pouca habilidade na sorte de matar mas também à não valorização do toureio de frente e com verdade em terras de Espanha.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os triunfos dos gabinetes de imprensa


Hoje em dia qualquer toureiro que se preze tem um chamado "gabinete de imprensa". Estes gabinetes de imprensa, assim de repente, apenas me parece que servem para noticiar os triunfos dos cavaleiros. Notícias sobre os fracassos, sobre a quadra, sobre os treinos, sobre o relacionamento com as empresas, sobre as presenças na comunicação social (rádio e tv) ou sobre as entrevistas com as revistas cor de rosa nada de nada.

No entanto, este ano, além de noticiarem hipotéticos triunfos, os gabinetes de imprensa de certos cavaleiros fizeram também balanços da temporada quando esta vai a meio para dizer que os seus cavaleiros têm sido os melhores e os que mais triunfos têm tido. O objectivo passa por arranjar mais contratos, nomeadamente quando se ultimam feiras importantes como a Feira da Moita e a Feira de Outubro de Vila Franca. A verdade é que os triunfos conquistam-se é dentro da praça e aqueles que têm saído verdadeiramente triunfadores (Fernandes e Rouxinol à cabeça) não precisam de o andar a anunciar.

Esperemos que os empresários os tenham em conta e os coloquem verdadeiramente em plano de figuras que é aonde devem estar. Porque não um mano a mano entre Rouxinol e Rui Fernandes? Ou então um cartel com António Telles, Pablo Hermoso, Vítor Ribeiro e touros a sério? Ficam as ideias à atenção dos empresários.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Duas notas acerca de ontem no CP

Ontem ocorreu a corrida do emigrante na Praça de Touros do Campo Pequeno e mais uma vez a praça esteve praticamente cheia.

Duas questões pertinentes ficam no ar após a noite de ontem:

1 - Porquê tanta falta de fijeza nos touros do Mestre Ribeiro Telles? Não houve nenhum que se fixasse no cavalo do principio ao fim da lide.

2 - Porque é que as televisões fazem sempre um intervalo de 15 min antes do último touro? Será que querem permitir ás pessoas que estão na praça que vejam duas vezes a lide(uma ao vivo na praça e outra em suposto "directo" quando chegam a casa na tv)?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Montijo cheio e Setúbal a meia casa

É assim que vai a aficion em Portugal.

No Montijo houve casa cheia para ver novilhotes de Cortes Moura a serem humilhados por Moura e Ventura com as suas mordidelas.

Em Setúbal re-inaugurou-se uma praça mítica com touros a investir a sério e com uma lide para a história do Maestro António Telles e apenas meia casa esteve lá para assistir.