quarta-feira, 27 de abril de 2011

Por lá...

O insucesso ganadero mantém-se.

Ontem foram os touros de Alcurrucen e anteontem os Jandillas que não brilharam em Sevilha. Duas prestigiadas ganadarias que falharam redondamente. Apesar de este ano ainda não se terem verificado problemas nos reconhecimentos dos touros, coisa que no ano transacto foi uma constante devido ao Inverno muito chuvoso, desde o ano passado que a falta de bravura e de força tem sido uma constante.

Qual é o problema e afinal como é que se poderá resolver?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Muitas corridas e duas Capeias Arraianas

O fim de semana da Páscoa vai ser preenchido de touros. Um pouco por todo o país vai haver corridas de touros, festivais e capeias arraianas precedidas do tradicional encerro.

Que a sorte seja repartida por todos e uma santa Páscoa! Volto para a semana.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Por lá....o maior ganhou!


Se por cá ontem foi um dia triste futebolisticamente falando, por Espanha foi assim que se celebrou uma vitória importantíssima do Real Madrid.

Ganhou a festa brava e o nacionalismo contra os antis e o regionalismo.

Hala Madrid!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Não passar de promessa...


No Sábado houve uma corrida de jovens cavaleiros.
Segundo as crónicas não houve nenhum que se arrimasse verdadeiramente e se destacasse. Porque é que será que de todos estes filhos de toureiros não sai um figurão do toureio como são Moura, Salgueiro ou António Telles?

António Brito Paes, João Moura Caetano, Manuel Lupi, João Ribeiro Telles Jr, Tomás Pinto e João Salgueiro da Costa foram os alternantes de Domingo em Alcochete. A estes podemos ainda juntar mais alguns nomes como Marcos Bastinhas, Moura Jr, Francisco Palha, Duarte Pinto, Marcelo Mendes, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Ribeiro Telles Bastos, Soller Garcia, etc...

Todos eles ainda com curtas carreiras, uns com mais oportunidades e matéria prima que outros mas nenhum com especial destaque para poder encher as praças a curto prazo.

Quem tem melhores condições?
Moura Jr, Telles Jr, Moura Caetano, Manuel Lupi e Salgueiro da Costa.

Quem tem porventura mais capacidades?
Telles Bastos, Marcelo Mendes, Soller Garcia e Salgueiro da Costa.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Resposta do Ganadero Grave!


Apoiado Dr Joaquim Grave.
Comentário do Ganadero

O Ganadero disse e com muita razão que o piso estava impraticável para a primeira praça do país. Resta saber de quem é a culpa (que o Ganadero diz que irá morrer solteira) e saber porque é que não se verifica o piso umas horas antes do início da corrida de modo a corrigir eventuais falhas.

Na quinta-feira no Campo Pequeno o estado lamentável do piso foi notório logo desde as cortesias e apesar de os touros saírem dos curros com muita pata depressa se reservaram. Faltou-lhes obviamente casta e prontidão de investida. Em suma, podia ter sido uma corrida muito melhor se o piso tivesse ajudado mas também podia ser melhor se os touros apertassem mais os cavaleiros e prestassem mais emoção ao espectáculo.

Esperemos que não tenha sido nenhum cavaleiro a exigir o piso pesado com temor dos graves. Com as exigências que se fazem hoje em dia já nada me admirava.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pouco Graves

A maior nota da corrida de ontem foi o pouco jogo dado pelos Murteira Grave na arena do Campo Pequeno.

Foi numa praça esgotada e cheia de caras bonitas que se assistiu á abertura da temporada no Campo Pequeno. Os touros saíram com uma apresentação irrepreensível mas muito justos de casta. Foram nobres mas tiveram sempre pouco tempo na lide pois acabavam-se ao primeiro ou segundo curto. O andamento também nunca foi muito e os touros raramente apertaram os cavaleiros.

Gostava de ver a opinião do ganadero agora depois dos touros terem saído à arena.

Em relação aos cavaleiros, deve-se destacar que estiveram todos em plano de igualdade. O único destaque vai para a segunda lide de Diego Ventura que com o cavalo Distinto brilhou a grande altura. Este cavalo é nos dias de hoje o maior craque junto com Chenel de Pablo Hermoso. No que concerne ao resto a corrida foi razoável mas com muita falta de emoção.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Diego Ventura e os Murteira Grave


Estou convicto que finalmente vai-se fazer história.
Diego Ventura vai finalmente tourear touros a sério no Campo Pequeno. Espero que seja uma grande corrida e que Ventura consiga o seu primeiro verdadeiro triunfo em Lisboa.

À três anos que Ventura não toureava um curro sério em Portugal. O último foi na Moita à 3 anos e foram touros Vinhas. O cartel é de luxo com a presença também de Rui Fernandes e de um jovem com vontade de afirmação como Marcos Bastinhas.

Tenho noção que provavelmente será a única corrida este ano que irei ver com um rejoneador visto que eles continuam a preferir os dóceis touros Murubes. Pode ser que esta corrida marque uma semi-viragem e que o público perceba as diferenças e comece a exigir mais.

Para já... hoje eu vou lá estar!!!

Reabertura do Blogue / Época Taurina


Caros aficionados. Bem vindos à temporada tauromáquica 2011.

Este ano decidi reabrir o blogue mais tarde devido ao tempo que tenho disponível não abundar.


Para este ano vou reformular um pouco aquilo que é o blogue Arte e Emoção. Devido à proliferação de sites taurinos unicamente informativos, desejo para este novo ano que este blogue se torne um espaço de mais opinião e crítica e menos de notícias.

Como bloguer mas principalmente como aficionado vou tentar dar mais destaque à verdade do toiro e deixar de lado as corridas que não me interessam tanto. Vou tentar ser mais "torista" e ao mesmo tempo mais aficionado compreendendo melhor as dificuldades do toureio a cavalo. Por sua vez vou continuar a deixar para um plano menor o toureio apeado pois em Portugal este toureio não me encanta minimamente. Também não vou ligar grande coisa às corridas de Rejoneo que se fazem por Espanha tal como não o fiz em relação à época Mexicana pois a lide dos touros com rojões de castigo é uma arte menor em relação à "nossa" Corrida à Portuguesa.

É razão para dizer que a idade nos trás maior conhecimento em discernir aquilo que realmente vale a pena daquilo que apesar de ter valor já não nos impressiona.