terça-feira, 4 de outubro de 2011

A questão da iluminação dos curros.

Um comentário de um leitor aqui do blogue deixou uma questão pertinente em relação à iluminação dos curros, nomeadamente os do Campo Pequeno.

Eu sou a favor dos curros sem iluminação (tipo túnel com porta pequena) e passo a explicar as minhas razões:

1 - Penso que por mais que se iluminem os curros, numa corrida nocturna será impossível simular os mesmos watts que existem posteriormente na arena.
2 - A "flachada" de que se fala que os touros são alvos não é uma desvantagem apenas para o touro pois dificulta e muito o trabalho dos cavaleiros quando desejam fazer uma sorte gaiola visto que os touros saem com um comportamento ainda mais incerto.
3 - O touro tem uma excelente visibilidade nocturna pelo que se sente bastante confortável no escuro dos curros. Na escuridão, o toiro sente-se mais calmo e sossegado e no caso de se encontrar num curro em forma de túnel totalmente fechado não tem estímulos exteriores o que o leva a não se desgastar pelo que chega à arena nas suas plenas capacidades físicas de força.

Nota: como se pode ver nas fotos, o Campo Pequeno tanto possui a porta pequena tipo túnel como a porta maior (que existe em todas as praças e que serve para recolher os touros). Infelizmente, nunca vi a porta pequena ser utilizada.

Outra questão pertinente que vou abordar brevemente tem a ver com a embolação dos touros.

1 comentário:

Fausto disse...

Amigo Pancho,

Certo que, sendo um corredor escuro e estreito, assemelha-se muito mais ao seu nome de "portas dos sustos"!
1 abraço
Fausto