quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Classificações Golegã 2010


Finalmente foram anunciados os vencedores do concurso de modelo e andamentos da Golegã 2010. Esta é a principal prova realizada na Feira da Golegã e é aquela que todos os criadores querem ganhar.

Aqui ficam os resultados bem como as fotos dos 3 medalhados na categoria de Lusitanos.
Campeador


Cartier


Bariloche

Olé Portugal

Grande faena de Portugal a um imponente Curro espanhol.

Espanha mandou os seus melhores produtos à arena da Luz e apesar do bom jogo que deu Portugal superiorizou-se sempre e saiu em ombros. 4-0 e OLÉ!!!


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Melhores da temporada para o Blog

Cavaleiros Consagrados

João Salgueiro, Luís Rouxinol mas principalmente António Telles estiveram em grande esta temporada.

João Salgueiro, grande triunfador do ano passado devido à porta grande do Campo Pequeno conseguiu manter o mesmo nível do ano transacto durante esta época. Faltou-lhe um bocadinho mais de sorte com os touros em corridas chave, onde poderia ter sido ainda melhor e ter conseguido melhores triunfos. O seu toureio este ano foi mais regular do que nos outros anos.

Luís Rouxinol continua a ser o líder do escalafon e a ser o cavaleiro dos triunfos. Alicerçado numa quadra excelente, Rouxinol é porventura um dos cavaleiros mais trabalhadores do nosso país. Saca grandes faenas a touros mansos, embora este ano se tenha visto brilhar pouco com os touros difíceis.

António Telles demonstrou todo o seu saber e toda a sua maestria em actuações cumbres no Campo Pequeno e na Moita. Se tivesse que escolher um máximo triunfador escolhia este ano o António Telles. O cavaleiro da Torrinha fez a sua melhor época dos últimos anos. Esteve a um passo da porta grande do Campo Pequeno e fez a melhor lide da Feira da Moita. Lidou toiros exigentes e deu-lhes sempre a volta por cima. Tem uma quadra curta mas de muita qualidade. O Ópio desceu de nível este ano mas os restantes 3 cavalos que utilizou maioritariamente estiveram sempre muito bem, com destaque para o Santarém que quando as coisas lhe correm bem é um cavalo super-elegante na cara do touro.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ainda os Palha em Sevilha


Os touros da ganadaria Palha parece que vão ser excluídos da Feria de Abril em Sevilha pelas más prestações do último ano. Parece-me justa e positiva esta medida. Acho que os Palhas poderão voltar à Real Maestranza em 2012 com muito mais força se a empresa mantiver as mesmas opções e as ganadarias que falharem em 2011 também forem excluídas. Num mundo perfeito onde não existem figuras a impor ganadarias e onde se vence pelo mérito é assim que deverá ocorrer.

O Campo Pequeno deveria seguir esta política e eliminar algumas ganadarias que apresentaram autênticos bezerros este ano na Monumental do Toureio a Cavalo. Acabar com os touros sem apresentação e com as corridas de touros com 3 anos ajudaria a dignificar mais a festa. Porque não 6 Palhas numa corrida mista no Campo Pequeno a abrir a temporada?

Palha não vai a Sevilha!


Segundo o site burladero.com a ganadaria Portuguesa Palha não vai a Sevilha em 2011. A má prestação do ferro na última Feria de Abril terá estado na génese desta decisão. Um boato diz que Dolores Aguirre poderá ser a substituta.

Para já não deverá estar em causa a presença dos Palhas em Madrid na Isidrada.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cavaleiros na Golegã


Mouras, Telles, Bastinhas, Lupis, Ventura, Rouxinol, Sónia Matias, Tito Semedo ... Todos por lá andaram na manga. Que novidades trouxe a Golegã para a temporada 2011. Será que os gabinetes de imprensa dos toureiros vão dar novidades?

Golegã 2010


Passou-se mais um ano e mais um São Martinho na Feira Nacional do Cavalo. Muita gente (penso que foi o ano em que vi mais gente no Sábado de Feira) e muitos cavalos bem arranjados foram as principais notas de uma feira cada vez mais aberta internacionalmente. A presença de Espanhóis é cada vez mais extensa assim como de ingleses, franceses, etc.
As classificações das provas realizadas na Feira estão disponíveis aqui. Incompreensivelmente ainda não se encontram disponíveis as votações das provas dos poldros de 3 e 4 anos,as mais importantes para os amantes dos cavalos.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Chegou o grande Fim-de-Semana da Golegã



É já hoje à noite que começa o fim de semana forte da Golegã 2010. Noites de muita folia, acompanhadas por castanhas assadas, água pé e abafadinhos.

Espero que não haja excessos e que tudo corra pelo melhor. Nunca esquecer que na Golegã a prioridade é do cavalo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ILP vs BIC

Iniciativa Legislativa Popular vs Bem de Interesse Cultural.

Foram provavelmente as duas siglas mais faladas este ano no mundo taurino. Esperemos que o Bem de Interesse Cultural vença as ILPs dos antis. Os primeiros passos já foram tomados nesse sentido mas não se pode descansar. Óptimo exemplo daquilo que se fez foram as jornadas taurinas de Santarém em defesa da festa brava e a Petição Pública mas muito mais coisas há para fazer.

A verdade e a razão estão do nosso lado mas é preciso lutar por elas.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Começou a Temporada Grande da praça México

Um cartel de luxo e uma lotação de mais de 3/4 foram o mote para uma excelente corrida. Depois do fecho da temporada Europeia vem lá a Temporada Sul Americana que começou da melhor forma. Enrique Ponce foi mais uma vez um grande maestro das arenas e só não cortou orelhas devido à estocada lhe ter saído mal após uma faena importante. El Payo cortou duas orelhas e foi o triunfador da noite.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Começa hoje a Feira do Cavalo - Golegã 2010


Esta semana o centro do mundo é na Golegã.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Falta menos de uma semana!


Falta uma semana para a Maior Feira de Portugal!

E entretanto o encerramento da temporada taurina já se fez no Cartaxo e no Redondo. É tempo de merecidas férias para os toureiros e para os cavalos.

Brevemente vou anunciar aqueles que para mim foram os melhores da temporada 2010 e o porquê obviamente.