segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fim de Temporada 09


Com mais um final de temporada são revelados os dados estatísticos do sindicato nacional dos toureiros. Segundo esta associação, Luis Rouxinol manteve-se como o lider do escalafon nacional seguido por António Telles e Joaquim Bastinhas. Estas estatísticas valem o que valem porque não têm em conta a categoria das praças em que os cavaleiros actuaram mas não há dúvidas que estes três cavaleiros além de serem os que mais corridas lidaram foram também dos que mais triunfos obtiveram. Destaque também para Moura e Salvador.


Quanto ao número de espectáculos em relação aos últimos anos ele manteve-se nas três centenas e dentro do esperado face à crise que se vive no nosso país.


A empresa que mais espectáculos organizou foi a "Toiros e Sesmarias" devido a ser a concessionária da praça de Albufeira que é a praça que mais espectáculos apresenta. Grande destaque para o trabalho desenvolvido pela Aplaudir nas praças de Montijo, Nazaré e Santarém, da empresa de Paulo Pessoa de Carvalho e da empresa Touros e Tauromaquia.

Os forcados que mais pegaram foram os Amadores de Montemor que beneficiaram da sua antiguidade e do seu aniversário de 70 anos para marcar presença em muitas corridas (32).

É com alguma pena que vejo que este ano as estatísticas não têm os dados relativos ao número de espectadores (até porque estou convencido que estes aumentaram em relação ao ano passado) e que também não estão presentes os dados relativos às ganadarias. Gostava de saber se o público ainda continua a preferir os toiros de ganadarias que prestam pouca emoção ás lides ou se já se vai notando uma viragem neste aspecto. As estatísticas completas podem ser vistas aqui:

Com este Post encerro mais uma temporada também aqui no blogue. Nos próximos meses vou-me manter ausente mas com a promessa de na próxima época regressar em força. Ao contrário do ano passado e apenas caso assim se justifique, farei um ou outro post a comentar a temporada Mexicana.

Obrigado a todos os leitores do Blogue e até para o ano. Espero que tenham gostado e que continuem a passar por aqui.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Diego Ventura arrasa na Golegã


Diego Ventura comprou nada mais nada menos que 16 cavalos na Feira da Golegã.

Segundo consta os cavalos têm ferros das seguintes coudelarias: Herdade da Caniceira, Arsénio Cordeiro, Manuel Veiga e Coimbra Barbosa. Sete dos exemplares adquiridos têm o ferro Arsénio Cordeiro

De salientar o grande gosto que Diego Ventura tem pelo cavalo Lusitano e pela Feira da Golegã e os enormes resultados que têm conseguido com cavalos Lusitanos como Cali, Manzanares, Califa, etc.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fim de Semana grande na Golegã


Chegou o grande fim-de-semana de todas as emoções na Golegã.
Esperam-se milhares de pessoas para Sábado numa romaria muito tradicional que ano após ano faz as delicias dos aficionados ao Cavalo.

Entretanto decorreram ontem as provas de apresentação do cavalo de sela. segundo o sitio oficial da Feira os resultados provisórios são os seguintes:

Apresentação do Cavalo de Sela

Teve lugar o L Concurso Nacional Oficial de Apresentação do Cavalo de Sela, cujos campeões serão conhecidos no domingo.

As classificações foram as seguintes:

Lusitanos 3 anos

1º BARILOCHE, (medalha Ouro), do criador e proprietário João Pedro Rodrigues

2º BEM-HUR DA BROA, (Ouro), do criador e proprietário Manuel Tavares Veiga

3º BEDUINO DA LAGOALVA, (Ouro), do criador Soc. Agr. Quinta da Lagoalva de Cima e propriedade de Manuel Tavares Veiga

4º BOJADOR, (Prata), do criador e proprietário Dr. Pedro Ferraz da Costa

5º BACARAT, (Prata), do criador e proprietário Coudelaria de Stª. Margarida

Lusitanos 4 anos
1º ALMANSOR BROA, (Prata), do criador e proprietário Manuel Tavares Veiga Manuel Tavares Veiga

2º ARISTOCRATA D’ATELA, (Prata), do criador Francisco Bessa de Carvalho e propriedade de Drª. Ana Rocha Ferreira

3º ADAGIO, (Prata), do criador e proprietário Coudelaria Félix Inácio da Costa

4º ALI D’ALÉM, do criador e proprietário Coudelaria Luís de Almeida

5º ALESI, do criador e proprietário Coudelaria Félix da Costa



Cruzado Português 4 anos

1º Asa, (Prata) do criador Dr. Luís Roldan Ortigão Costa, propriedade de Sociedade Agrícola de Arruda, Ldª

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Começa a Feira da Golegã

É já este Sábado que se inicia mais uma Feira Nacional do Cavalo, também denominada como Feira de São Martinho, da Castanha Assada ou da Golegã.

Esta feira representa o encerramento da actividade taurina em Portugal em cada ano que passa e é aqui que se definem alguns apoderamentos e cartéis para a nova temporada. É também na Golegã que se reúnem as grandes promessas dos cavalos lusitanos que irão debutar nos próximos anos nas nossas praças para além de ser esta a data que marca o inicio das merecidas férias dos agentes da festa brava (toureiros, apoderados, empresários, bandarilheiros, etc).

Por isto tudo, esta semana todos trajados a rigor em direcção à Golegã para a maior festa campera de Portugal.


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Melhores da Temporada - Lide a Cavalo

Na lide a cavalo as categorias são: Melhor Cavaleiro Praticante, Melhor Cavaleiro Jovem, Melhor Cavaleiro Consagrado e Melhor Rejoneador. Após revelar as duas primeiras, vou agora revelar as duas últimas que são obviamente as mais importantes.


Na categoria de Melhor Cavaleiro Consagrado os nomeados foram: António Telles, João Moura e João Salgueiro. O grande vencedor é João Salgueiro! Numa época em que os consagrados se exibiram em grande nível houve um que regressou à ribalta em grande. Foi o único Português esta época a sair pela porta grande do Campo Pequeno, actuou nas melhores praças do país e em algumas das melhores de Espanha e França (Pamplona e Nimes por exemplo). O toureio de Salgueiro é um toureio de pura inspiração e como tal não se revela da mesma maneira em cada tarde, mas é um toureio muito variado e de grande verdade. Nesta categoria mais toureiros haveria a destacar como por exemplo António Telles, João Moura ou Luís Rouxinol, todos eles arriscando forte em cada lide e triunfando na grande maioria das vezes mas só pode vencer um. Destaque também para os confrontos que estes cavaleiros consagrados mantiveram com os mais novos saindo quase sempre vitoriosos o que é de louvar.


Na categoria de Melhor Rejoneador (só contam as actuações em Portugal) os nomeados foram: Diego Ventura, Hermoso Mendoza e Leonardo Hernandez. O vencedor é Pablo Hermoso de Mendoza. Foi enorme a actuação que Pablo efectuou na abertura da temporada no Campo Pequeno. A saída em ombros foi justíssima e a mais meritória da época em Portugal. Repetiu no Campo Pequeno em corrida mista onde esteve mais apagado devido ao mau jogo dado pelos Passanhas mas teve a ombridade e o respeito pelo público ao negar a volta ao ruedo. Em relação aos outros nomeados, Ventura não foi feliz nem em Santarém nem no Montijo devido aos toiros. Para este cavaleiro, é hora de mudar de encaste e começar a tourear toros a sério. Já Leonardo Hernandez teve duas actuações meritórias em Portugal, quer no Campo Pequeno, quer em Vila Franca enfrentando toiros de qualidade. Cavalos muito bem arranjados e muita variedade de sortes são as características deste jovem toureiro apesar de faltar ainda alguma verdade na hora de cravar os ferros, algo muito típico dos Rejoneadores.

Com este artigo dou por encerrada a eleição dos melhores da temporada para este blogue. Obrigado a todos os que participaram dando a sua opinião nas caixas de comentários.

A época terminou ontem com um festival em Évora e uma corrida no Coliseu de Redondo. À primeira vista a temporada correu muito bem, mas daqui a uns dias virão as estatísticas para o comprovar. Parabéns a todos os intervenientes.