segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Melhores da Temporada - Lide a Cavalo

Na lide a cavalo as categorias são: Melhor Cavaleiro Praticante, Melhor Cavaleiro Jovem, Melhor Cavaleiro Consagrado e Melhor Rejoneador. Após revelar as duas primeiras, vou agora revelar as duas últimas que são obviamente as mais importantes.


Na categoria de Melhor Cavaleiro Consagrado os nomeados foram: António Telles, João Moura e João Salgueiro. O grande vencedor é João Salgueiro! Numa época em que os consagrados se exibiram em grande nível houve um que regressou à ribalta em grande. Foi o único Português esta época a sair pela porta grande do Campo Pequeno, actuou nas melhores praças do país e em algumas das melhores de Espanha e França (Pamplona e Nimes por exemplo). O toureio de Salgueiro é um toureio de pura inspiração e como tal não se revela da mesma maneira em cada tarde, mas é um toureio muito variado e de grande verdade. Nesta categoria mais toureiros haveria a destacar como por exemplo António Telles, João Moura ou Luís Rouxinol, todos eles arriscando forte em cada lide e triunfando na grande maioria das vezes mas só pode vencer um. Destaque também para os confrontos que estes cavaleiros consagrados mantiveram com os mais novos saindo quase sempre vitoriosos o que é de louvar.


Na categoria de Melhor Rejoneador (só contam as actuações em Portugal) os nomeados foram: Diego Ventura, Hermoso Mendoza e Leonardo Hernandez. O vencedor é Pablo Hermoso de Mendoza. Foi enorme a actuação que Pablo efectuou na abertura da temporada no Campo Pequeno. A saída em ombros foi justíssima e a mais meritória da época em Portugal. Repetiu no Campo Pequeno em corrida mista onde esteve mais apagado devido ao mau jogo dado pelos Passanhas mas teve a ombridade e o respeito pelo público ao negar a volta ao ruedo. Em relação aos outros nomeados, Ventura não foi feliz nem em Santarém nem no Montijo devido aos toiros. Para este cavaleiro, é hora de mudar de encaste e começar a tourear toros a sério. Já Leonardo Hernandez teve duas actuações meritórias em Portugal, quer no Campo Pequeno, quer em Vila Franca enfrentando toiros de qualidade. Cavalos muito bem arranjados e muita variedade de sortes são as características deste jovem toureiro apesar de faltar ainda alguma verdade na hora de cravar os ferros, algo muito típico dos Rejoneadores.

Com este artigo dou por encerrada a eleição dos melhores da temporada para este blogue. Obrigado a todos os que participaram dando a sua opinião nas caixas de comentários.

A época terminou ontem com um festival em Évora e uma corrida no Coliseu de Redondo. À primeira vista a temporada correu muito bem, mas daqui a uns dias virão as estatísticas para o comprovar. Parabéns a todos os intervenientes.

Sem comentários: