segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fim de Temporada 09


Com mais um final de temporada são revelados os dados estatísticos do sindicato nacional dos toureiros. Segundo esta associação, Luis Rouxinol manteve-se como o lider do escalafon nacional seguido por António Telles e Joaquim Bastinhas. Estas estatísticas valem o que valem porque não têm em conta a categoria das praças em que os cavaleiros actuaram mas não há dúvidas que estes três cavaleiros além de serem os que mais corridas lidaram foram também dos que mais triunfos obtiveram. Destaque também para Moura e Salvador.


Quanto ao número de espectáculos em relação aos últimos anos ele manteve-se nas três centenas e dentro do esperado face à crise que se vive no nosso país.


A empresa que mais espectáculos organizou foi a "Toiros e Sesmarias" devido a ser a concessionária da praça de Albufeira que é a praça que mais espectáculos apresenta. Grande destaque para o trabalho desenvolvido pela Aplaudir nas praças de Montijo, Nazaré e Santarém, da empresa de Paulo Pessoa de Carvalho e da empresa Touros e Tauromaquia.

Os forcados que mais pegaram foram os Amadores de Montemor que beneficiaram da sua antiguidade e do seu aniversário de 70 anos para marcar presença em muitas corridas (32).

É com alguma pena que vejo que este ano as estatísticas não têm os dados relativos ao número de espectadores (até porque estou convencido que estes aumentaram em relação ao ano passado) e que também não estão presentes os dados relativos às ganadarias. Gostava de saber se o público ainda continua a preferir os toiros de ganadarias que prestam pouca emoção ás lides ou se já se vai notando uma viragem neste aspecto. As estatísticas completas podem ser vistas aqui:

Com este Post encerro mais uma temporada também aqui no blogue. Nos próximos meses vou-me manter ausente mas com a promessa de na próxima época regressar em força. Ao contrário do ano passado e apenas caso assim se justifique, farei um ou outro post a comentar a temporada Mexicana.

Obrigado a todos os leitores do Blogue e até para o ano. Espero que tenham gostado e que continuem a passar por aqui.

1 comentário:

Fernando Sousa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.