segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Melhores da Temporada - Lide a Pé


Para a categoria de lide a pé os nomeados são:
Melhor Toureiro/ Novilheiro Português - João Augusto Moura, Luis Vital Procuna , Pedrito de Portugal
Melhor Toureiro/Novilheiro Espanhol (actuações em Portugal)- Miguel Angel Perera, Ruben Pinar, Morante de la Puebla


No que toca ao melhor português o grande vencedor é João Augusto Moura. Este novilheiro, que tem deixado boa nota tanto nas suas actuações em Portugal como em Espanha, pode vir a ser o seguidor de Vítor Mendes como a grande figura do toureio nacional. As suas participações em Espanha foram boas e em Portugal foi o grande triunfador da Feira da Moita onde se encerrou com 6 touros e saiu pela porta grande deixando enorme ambiente. Este prémio é principalmente um incentivo para a próxima temporada que deverá ser a sua temporada de alternativa. Especial destaque também para Pedrito com as suas boas actuações no Campo Pequeno mas falhando em Badajoz e para Procuna pela boa actuação na Moita e por arriscar no tércio de bandarilhas como ninguém.

Em relação ao melhor espanhol (para esta votação só contam as suas actuações em Portugal) o vencedor é Morante de La Puebla. Apesar da forte concorrência de Ruben Pinar (melhor lide da Feira da Moita) e de Perera (grande actuação no Campo Pequeno) o eleito foi Morante, principalmente porque se submeteu a uma prova complicada que é um mano a mano com o toureio clássico e a cavalo de António Telles. Morante arriscou e venceu o duelo, saindo como triunfador dessa corrida e mostrando toda a sua estética.

Este ano sentiu-se uma evolução muito positiva no toureio a pé com a vinda de grandes figuras de Espanha a Portugal. Continua a faltar uma referência Portuguesa no toureio apeado mas depois de este ter chegado ao fundo do poço, este ano começou-se a ver alguma luz. O regresso de Vítor Mendes e de Pedrito veio animar o panorama nacional e para o ano está também prometido o regresso do gestor do Campo Pequeno, Rui Bento. Pena que se continue a não poder picar os touros em Portugal. Assim é complicado aos toureiros poderem demonstrar toda a sua arte. Esperemos por novos tempos.

Sem comentários: