sábado, 24 de outubro de 2009

Melhores da Temporada - Lide a Cavalo

Na lide a cavalo as categorias são: Melhor Cavaleiro Praticante, Melhor Cavaleiro Jovem, Melhor Cavaleiro Consagrado e Melhor Rejoneador. Vou hoje revelar as duas primeiras.

Melhor Cavaleiro Praticante
Os nomeados para esta categoria eram: Salgueiro da Costa, Tiago Carreiras, Duarte Pinto
O melhor Cavaleiro Praticante foi sem dúvida Tiago Carreiras. Grande época fez este jovem alentejano na primeira temporada em que se apresentou verdadeiramente ao público Português. Esteve nas melhores praças triunfando em muitas delas, enfrentou touros de todos os tipos de ganadarias (na foto vemos Carreiras frente a um Miura) e conseguiu êxitos alternando com grande parte dos consagrados. Ficou na retina o triunfo em Moura, Évora e no Campo Pequeno que o "obrigou" a repetir nesta última. Destaque também para os outros nomeados. Duarte Pinto concluiu em grande o seu percurso como Praticante e teve uma Alternativa memorável no Campo Pequeno e Salgueiro da Costa é de longe o jovem que vai mais de frente e que se atira mais para cima dos touros. Têm os três grandes "carreiras" pela frente.


Melhor Cavaleiro Jovem
Os nomeados para esta categoria eram: João Telles Jr, João Moura Jr, Manuel Lupi
Esta categoria foi, de entre as quatro, a mais nivelada por baixo. Eram estes (os "recém alternativados") que deveriam arriscar mais e trazer algo de novo à festa dos toiros, coisa que ainda nenhum conseguiu.
O vencedor nesta categoria é João Telles Jr. A razão é simples: Ginja ultrapassou a barreira psicológica de tourear touros que não sejam Murubes e fê-lo com sucesso na parte final da temporada. Espero que não haja um retrocesso no inicio da próxima temporada até porque este ano, quando Telles Jr. se propôs a esta "prova" os melhores curros dessas ganadarias já tinham saído a praça. Moura Jr continua a ser o cavaleiro que mais condições tem para triunfar mas as suas actuações este ano em Portugal sairam mais mornas do que as do ano passado. Manuel Lupi fez uma temporada de menos a mais. A morte da estrela da sua cuadra afectou-lhe o inicio de época mas o cavaleiro conseguiu recuperar e terminou em bom plano. É dos poucos que não se poupa quando o desafio é enfrentar as ganadarias mais difíceis e ao qual, este ano foram dadas poucas oportunidades nas praças Portuguesas.

Sem comentários: