quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ganadaria Palha


Tal como prometi na reabertura deste blogue e depois de na época passada apenas ter dado ênfase ao "Toro Miura", ao longo desta temporada vou dar mais relevo ao touro bravo e ás ganadarias onde este é criado.

Começo então pela ganadaria Portuguesa mais antiga em actividade, a Ganadaria Palha.

A sua fundação dá-se em 1848 e a sua apresentação remonta a 4 Setembro de 1854 em Lisboa na praça do Campo de Santana e a Madrid em 4 de Novembro de 1883. Desde então, a sua história conta com inúmeras tardes de glória por todo o mundo taurino, sendo actualmente presença assídua nas principais Feiras taurinas como Madrid, Sevilha, Bilbao e Pamplona, entre outras. A ganadaria foi passando de geração em geração sendo que desde 1994 pertence a João Folque de Mendoça (na foto). A exploração solar do efectivo acontece na Herdade da Adema, freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente e o seu Maioral é Joaquim Carlos dos Santos. A ganadaria tem actualmente cerca de 250 vacas e 14 sementais lidando em média 8 corridas por época.

Ao longo da sua história a ganadaria obteve diversos prémios e toiros indultados, mas para provar que os Palhas não vivem só de história estão aí dados bem recentes: o prémio da melhor ganadaria e do melhor toiro lidado, numa feira importante, como aconteceu em 2006 na Feira de Sevilha, e o toiro Rabosillo, lidado em 31 de Maio de 2007 que foi considerado o melhor toiro lidado em Las Ventas (Madrid) com o público a exigir a volta à arena e a presença do maioral no centro da praça.

Fotos de francisco Romeiras.

Sem comentários: