segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Merlin - O Palomino Irreverente


Depois de umas pequenas férias e de um problema com a minha ligação à net que me fez deixar este blog por actualizar durante mais de uma semana volto em grande com um dos mais bonitos cavalos toureiros, o Merlin. Este cavalo criado em França, tornou-se famoso nas mãos do rejoneador Pablo Hermoso de Mendonza que com ele fez grandes actuações como se pode ver no vídeo que aqui ponho à vossa disposição. É um cavalo Palomino, que é o mesmo que dizer que tem uma capa baia com crinas brancas, uma das pelagens mais bonitas nos cavalos.

No entanto este cavalo nunca foi um dos indiscutíveis da Cuadra de Pablo que prima por ter uma enorme qualidade e por ter animais da sua criação/seu ferro, o que não é o caso. Assim sendo, esta temporada o cavalo foi dispensado/vendido ao maestro João Moura. Embora Merlin não tenha o mesmo brilhantismo nas mãos de Moura como tinha nas de Pablo, continua a ser um animal poderosíssimo cheio de arte e com uma presença na arena fantástica como se pode ver pela foto.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Capeia Arraiana em Aldeia da Ponte


Vai-se realizar no próximo dia 15 de Agosto a tradicional Capeia Arraiana em Aldeia da Ponte.

A Capeia Arraiana é uma tradição centenária que se pratica nas aldeias fronteiriças do concelho do Sabugal. A capeia inicia-se logo pela manhã com o Encerro que é a deslocação dos touros desde o campo até à praça conduzidos por cerca de 50 a 80 valorosos cavaleiros de todas as aldeias da raia. Após a sempre espectacular entrada do gado bravo na praça lida-se o touro da prova, que é o touro que serve para aferir da bravura do gado que será lidado da parte da tarde.
A partir das 17 horas a capeia prossegue, desta feita com mais 5 ou 6 touros que são lidados ao forcão pela rapaziada natural da aldeia onde a tourada se realiza. O forcão é uma armação de madeira segura por cerca de 30 homens onde o touro vem investir. Um pequeno resumo de uma capeia em Aldeia da Ponte pode ser vista no seguinte vídeo:

A próxima Capeia em Aldeia da Ponte é já no dia 15. As restantes Aldeias da zona raiana fazem as suas capeias nas seguintes datas:

sábado, 9 de agosto de 2008

Tourada em Aldeia da Ponte


Antecedendo a tradicional Capeia Arraiana de dia 15 na localidade de Aldeia da Ponte (de que falarei proximamente) vai-se realizar hoje, dia 10 de Agosto de 2008 nesta localidade, mais uma corrida de touros mista como vem sendo hábito de à muitos anos a esta parte. Esta tourada, organizada pela Associação de Amigos de Aldeia da Ponte, tem como objectivo a angariação de fundos para os melhoramentos do Lar de 3ª idade desta bonita aldeia raiana do concelho do Sabugal.

Fazem parte do cartel os cavaleiros Luís Rouxinol e Manuel Telles Bastos e os matadores Guillermo Alban e Morenito de Portugal.

Luís Rouxinol já é bastante conhecido por estas andanças visto que já não se conseguem contar pelos dedos das duas mãos o número de vezes que actuou nesta bonita praça. No entanto, o público raiano aprecia a dedicação, o esforço e a qualidade deste cavaleiro e mais uma vez irá apoiá-lo.

Manuel Telles Bastos é o mais novo cavaleiro com alternativa da dinastia Telles e após seus tios João e António terem conseguido grandes êxitos nesta praça Manuel tentará também dignificar os cavaleiros da Torrinha.

A não perder esta tourada na Monumental de Aldeia da Ponte que podemos ver na imagem seguinte.

Corrida de Touros interrompida por assalto a banco


É verdade. O insólito aconteceu. A corrida do Campo Pequeno de homenagem ao emigrante transmitida em directo pela TVI teve a sua transmissão interrompida por um assalto a uma dependência bancária do BES em Campolide.

Não haverá memória de um dia tão azarado para a tauromaquia, visto que uma transmissão que estava a ser uma bela propaganda à arte de marialva foi interrompida de forma abrupta por uma notícia de última hora tão inesperada. Cá para mim aqueles sequestradores ainda eram mas é dois cidadãos anti-taurinos. ;)

Fora de brincadeiras e falando da tourada em concreto, não se tratou de um espectáculo de grande nível embora ao longo da noite se tenham visto bons apontamentos dos diversos cavaleiros em praça. O destaque vai obviamente para Brito Paes, que em dia de confirmação de alternativa teve uma excelente actuação ao seu segundo toiro e último da corrida.