segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Merlin - O Palomino Irreverente


Depois de umas pequenas férias e de um problema com a minha ligação à net que me fez deixar este blog por actualizar durante mais de uma semana volto em grande com um dos mais bonitos cavalos toureiros, o Merlin. Este cavalo criado em França, tornou-se famoso nas mãos do rejoneador Pablo Hermoso de Mendonza que com ele fez grandes actuações como se pode ver no vídeo que aqui ponho à vossa disposição. É um cavalo Palomino, que é o mesmo que dizer que tem uma capa baia com crinas brancas, uma das pelagens mais bonitas nos cavalos.

No entanto este cavalo nunca foi um dos indiscutíveis da Cuadra de Pablo que prima por ter uma enorme qualidade e por ter animais da sua criação/seu ferro, o que não é o caso. Assim sendo, esta temporada o cavalo foi dispensado/vendido ao maestro João Moura. Embora Merlin não tenha o mesmo brilhantismo nas mãos de Moura como tinha nas de Pablo, continua a ser um animal poderosíssimo cheio de arte e com uma presença na arena fantástica como se pode ver pela foto.

27 comentários:

Unknown disse...

Grande cavalo este Merlin.

vaquejada pé de morão disse...

merlin e o melhor cavalo toureiro de todos os tempos.

Anónimo disse...

merlin na montaria de pablo é magico.pena q pablo o vendeu juntos os dois são os melhores.vi outros videos dos atuais cavalos da quadra de pablo é fiquei decepicionado não da pra compara com o fenomeno merlin.

Anónimo disse...

dizem q pablo o vendeu pq todos os cavalos de sua quadra são de sua criacão todos tem o seu ferro e q pablo se orgulha muito disso.menos merlin" el mago " e justo esse é considerado o melhor o mais reverenciado o mais aplaudido.

Pancho7 disse...

Nem todos os cavalos de Pablo têm o seu ferro apesar de muitos deles o terem (Chenel, Silveti, Manolete, Curro, etc). Alguns dos principais craques de Pablo como Pirata ou Dali têm ferros de outras coodelarias. Os cavalos que Pablo conseguiu criar no início do século foram extraordinários baseados num semental chamado Gallo. A partir daí, apesar de terem saído muitos cavalos com qualidade não mais saiu um que fosse tão brilhante como Chenel ou Silveti.

Nota: Pablo disse à uns tempos que estava a tentar criar cavalos lusitanos cruzados com honnoverianos para dar algum físico e flexibilidade de que o lusitano está carente mas até agora ainda não houve nenhum cavalo toureiro a sair desta experiência.

vaquejada pé de morão disse...

merlin é o melhor não a duvidas pablo não é o mesmo sem o merlin.
chenel e silveti tem as suas qualidades mais não podem ser comparados a merlin.

Anónimo disse...

olhem esse filme de joão moura junior e pablo montando merlin"el mago".http://www.youtube.com/watch?v=GLALYPlNDr0&feature=channel&list=UL

Anónimo disse...

pancho 7 li em algum lugar não lembro onde q a raça do merlin era cruzada sei q uma é lusitana qual a outra.se alguem souber fale um pouco aqui da origem dessa lenda das touradas"merlin".

Pancho7 disse...

É indiscutível que o Merlin é um bom cavalo de toureio. No entanto está muito longe de ser o melhor ou um dos melhores. Para ser um excelente cavalo de toureio tem que se ter várias características:

1- Habilidade toureira - É a característica principal e o Merlin nisto é um dos melhores.

2- Capacidade física - Aqui o Merlin é também um dos melhores porque tem muita energia que lhe permite aguentar as lides, as viagens, os treinos, etc.

3- Submissão plena - Aqui o Merlin falha rotundamente. O Merlin é um cavalo muito difícil e que exige ser montado com demasiada frequência. É um cavalo que quando as coisas não correm muito bem em praça necessita muito treino para readquirir confiança sendo que foi esta a razão principal que levou Pablo a vende-lo aos Mouras, visto que os cavalos do Pablo chegam a estar 8 dias na estrada de praça em praça sem ir a casa. Outra das razões que levou Pablo a vender o cavalo foi o facto de ter uma quadra muito grande e boa, com muitos cavalos para montar e sem o tempo necessário para dispensar ao Merlin.

Nota 1: Merlin e Pablo faziam uma dupla fantástica.

Nota 2: Antes de Merlin ser vendido aos Mouras estava encostado à boxe (o Pablo já não saía nele à cerca de um ano).

Nota 3: Merlin é um cavalo que serve a João Moura (pai) porque João Moura é um génio do toureio a cavalo tal como Pablo também o é.

Nota 4: 90% dos cavaleiros/rejoneadores actuais não tem mãozinhas para este cavalo.

Anónimo disse...

pancho discordo de vc quando fala q o merlin é fantastico so pq esta nas mãos do pablo ou do joão moura"pai" olhe no youtube um video do merlin nas mãos do joão moura jr o titulo do video é "merlin el mago toureiro" e veja o q é cavalo.

Anónimo disse...

pancho concordo com o vaquejada pé de morão quando fala q o pablo não é o mesmo sem o merlin.não sei o motivo ou o pq que ele o vendeu,mais a verdade e q nem um cavalo da atual cuadra de pablo é melhor que o merlin.os cavalos que vc citou chenel e silveti não podem ser comparados a merlin.na habilidade toureira na capadide fisica merlin tem muita flexicibilidade é velocidade merlin é o melhor.

Anónimo disse...

gosto mais do merlin nas mãos do joão moura jr que nas mãos do joão moura pai.uma coisa é certa o Merlin escreveu seu nome na historia como um dos melhores ou se não o melhor cavalo de rejoneo de todos os tempos.

Anónimo disse...

vi o video no youtube que o amigo citou"merlin el mago toureiro" sem duvidas merlin é o melhor.mais nada no mundo se compara com pablo hermoso e merlin juntos.

Anónimo disse...

O endereço do video citado http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=GLALYPlNDr0.

Anónimo disse...

Fiz cerca de 300 kms, para ir ver o Moura Pai estrear esta pileca em Vila Viçosa...
Conclui que é um cavalo artista...
Leve, com força, flexivel, coragem, mas co pouco temple...
Compará-lo com o Chenel, é comparar a feira de Castro Verde com o olho d cú!

Existem dois cavalos que passam despercebidos em Portugal, que ans mãos de outros toureiros, tornar-se-iam inequeciveis... O Unico, cavalo do MArcelo Mendes, e oi Quirino, do Tiago carreira... São cavalos simplesmene fabulosos.. Apenas precisam de mais uns videos no youtube, com musica profunda... tal como fizeram ao Merlin...

Pancho7 disse...

Dois excelentes cavalos. Não concordo que estejam mal entregues até porque a malta nova também precisa de começar a romper com força. Gosto especialmente do cavalo do Marcelo Mendes.

Pancho7 disse...

Outro cavalo que me agrada bastante é o cavalo Rilvas com ferro Luís Rouxinol e que era de Vítor Ribeiro e andou este ano montado por Manuel Telles Bastos.

vaquejada pé de morão disse...

gosto muito do chenel e um bom cavalo.mas não é melhor que o lendario o fenomeno merlin.tanto em velocidade,flexibilidade,explosão movimentos perfeitos no tempo certo e no instinto toureiro merlin é sem duvidas o melhor cavalo de rejoneo da historia.

Anónimo disse...

queria ver o chenel nas mãos de outro toureiro que não fosse o pablo.
assim como o merlin que muito bom nas mãos do pablo ou dos mouras.

Anónimo disse...

nem um cavalo da quadra de pablo é melhor que o fantastico Merlin.

vaquejada pé de morão disse...

http://www.youtube.com/watch?v=vOySJfGGCjw
aqui esta um video do merlin na montaria do pablo hermoso do joão moura pai e do joão moura jr.merlin e fantastico com todos eles,são tres estilos diferentes e o merlin e fenomenal em todos.Merlin é o melhor cavalo de rejoneo da historia.

Anónimo disse...

É precisamente a força, flexibilidade, repentismo, e ladeio rapido do cavalo que faz com que perca o temple...
... aquele classe compassada que se vê no Chenel...

e mais espectacular que o MErlin, era o Belmonte!!! Vi-o em Santarem dar uma volta à praça, a duas pistas, com o toiro cravado no estribo...

Pancho7 disse...

Parece que após lesão prolongada, o Merlin poderá estar de volta para as últimas corridas do maestro Moura!

vaquejada pé de morão disse...

ele ja voltou sim de lesão em elvas e depois em setubal.respondendo o colega que falou que o merlin e ruim de temple porque e veloz e flexivel,acho que você não que ver a verdade e so vc ver esse video do Merlin"lenda,mito,fenomeno" na montaria do pablo e do moura pai e filho e veja a versatilidade desse craque do rejoneo chamado com toda justiça de Merlin el mago del rejoneo.http://www.youtube.com/watch?v=vOySJfGGCjw

Anónimo disse...

ja vi o merlin dar volta á praça,com o touro cravado no estribo com uma classe e com uma tranquilidade nunca vista em um outro cavalo na montaria do joão moura jr, e com o pablo dar piruetas na cara do touro e dar quebros ao pitón contrario com uma leveza,flexiblidade,velocidade e classe nunca vista em um outro cavalo.Merlin faz um toureio com emoção e plasticidade é isso que conquista o publico.

Anónimo disse...

merlin toureia com arte e emoção.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=CJotyYUPMZk
fotos de pablo hermoso e Merlin.