sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ontem no Campo Pequeno os triunfadores foram os Telles (ganadaria e cavaleiro) e o Grupo de Santarém.


Uma corrida com uma apresentação irrepreensível com touros de verdade que impunham que se lhes fizessem as coisas bem feitas.

Pablo Hermoso passou por Lisboa sem que houvesse a registar um triunfo digno de destaque. No primeiro touro sacou o Berlin que é um cavalo ao qual falta transmitir mais emoção. As batidas ao piton contrário são muito aliviadas e não transmitem a emoção que deveriam.
No segundo touro (o pior da corrida), Pablo sacou o Disparate mas o touro era muito parado para o tipo de toureio que este cavalo pratica. Fica a sensação que o touro tinha uma lide melhor do que a que lhe foi dada.


João Moura esteve bem nos seus dois touros apesar de um toque forte na montada concedido devido a ter passado em falso 3 vezes sem ter equilibrado o touro pela esquerda após as passagens.
Cravou ferros com batida ajustada ao piton contrário e dois violinos de palmo que entusiasmaram o público. Esteve muito bem no quinto da noite com ferros a atacar o touro que foi de nota alta.

João Telles foi o autor dos melhores ferros da noite. Desde os compridos correctamente cravados à tira até aos ferros de frente cravados nos seus dois touros fez tudo com uma verdade inquestionável.
Arriscou como mais ninguém arriscou no último touro com o Ojeda fazendo a lide da noite. Ferros de frente e a sério com um cavalo que é verdadeiro craque das arenas. No primeiro touro utilizou um cavalo novo de ferro Diego Ventura com o qual colocou dois ferros de cortar a respiração.

Quanto ao aspecto ganadero a corrida foi de nota altíssima com uma apresentação irrepreensível. A nível de bravura, todos os touros tinham lide sendo que o terceiro, quinto e sexto foram de nota muito elevada.
Nenhum se refugiou em tábuas nem criou grandes crenças sendo que o pior foi o quarto pois apresentou menos mobilidade. Estavam todos um pouco atacados de carnes em demasia.

Quanto à forcadagem foi uma noite de glória para o Grupo de forcados de Santarém que após uma justíssima homenagem pelos seus 100 anos pegou brilhantemente os seis touros. A pega ao quinto touro da noite foi espectacular fazendo com que o forcado fosse obrigado pelo público a dar três voltas à arena.
No final da corrida o destaque do grupo acabou por abafar a enorme pega do forcado António Gois mas o grupo saiu todo pela Porta Grande do Campo Pequeno, facto inédito mas muito justo.

Sem comentários: