Uma corrida de grande qualidade foi o que se viveu ontem na monumental do Campo Pequeno. Touros de grande qualidade, na generalidade bem apresentados e bravos. Foram excepção os lidados em primeiro e último lugar, que apesar de bravos foram menos colaborantes.
Joaquim Bastinhas ofereceu-nos uma lide ao seu nível. Num touro que não foi muito colaborante, o cavaleiro de Elvas tirou o máximo partido dos seus cavalos e das condições do astado.
Ana Baptista esteve em grande nível no seu touro. Lidou com sabedoria e com grande verdade, sendo que a lide foi correctissíma com os ferros cravados ao estribo e todos "en su sitio".
Marcos Bastinhas teve também uma belíssima lide nesta noite no Campo Pequeno. Destaque para os últimos ferros, principalmente para o violino.
Isabel Ramos foi a cavaleira mais destacada da noite. Cravou bons ferros, sempre de poder a poder e batidos ao piton contrário. Recebeu a mais forte ovação da noite, muito graças ao público jovem que a acompanhou nesta sua vinda a Lisboa.
Nas lides a duo há a destacar a lide dos Bastinhas, a demonstrarem grande entendimento e com grandes ferros principalmente de Bastinhas filho com dois espectaculares violinos de palmo. Na lide das Senhoras o entendimento foi nulo, resultando numa lide fraca como são 90% das lides a duo que se fazem em Portugal.
No final, a pedido da cavaleira Ana Baptista, o representante da ganadaria Ribeiro Telles recebeu uma forte e merecida ovação nos médios. É pena que em Portugal não exista a cultura do touro e se relevem os ganadeiros sempre para segundo plano. Dado o bom jogo dado pelos touros da Torrinha deveria ter sido o público a pedir a volta do ganadeiro. Os touros deveriam ser também assobiados ou aplaudidos na sua recolha, para avaliar a sua prestação na corrida.
Destaque para mais uma enchente no campo Pequeno e para a transmissão da TVI, bastante melhor do que aquilo que nos tem presenciado nos últimos tempos, para o apoio que continua a dar à festa brava. Esperemos que não seja a última transmissão do ano na TVI.
Há 15 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário