terça-feira, 18 de novembro de 2008

Encerramento da Temporada/Blogue

Com a conclusão da Feira Nacional do Cavalo - Golegã 2008 encerrou-se da melhor maneira a Temporada Taurina Nacional. Na realidade, a feira da Golegã já significa férias para a grande maioria dos intervenientes nas lides taurinas mas é um marco importantíssimo para a definição da próxima temporada. Vários negócios envolvendo trocas e compras de cavalos, mudanças de apoderados e definição de cartéis e curros para 2009 são feitos nesta feira.

Este é também o último post que escrevo no blogue nesta temporada. Espero que tenham gostado de me acompanhar durante estes últimos meses na divulgação da festa brava. Parto durante alguns meses com a promessa que no inicio da próxima temporada voltarei com toda a força e com novas histórias para contar. Agradeço as mais de 2000 visitas que tive e que muito me orgulham.

Por fim, num ano em que os anti-taurinos atacaram mais forte do que nunca convém registar os números finais da temporada disponibilizados pelo Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses que nos indicam que o número total de espectáculos diminuiu em oito mas que o número de corridas à portuguesa aumentou em catorze. No seguinte gráfico podemos ver a evolução do número de corridas nos últimos 20 anos e atestar da boa saúde da festa brava em Portugal. Ao todo realizaram-se 310 corridas de toiros no ano de 2008, sendo que muitos dos espectáculos populares de rua não estão na amostra desta estatística.

Mais pormenores desta estatística podem ser vistos aqui.

sábado, 8 de novembro de 2008

Feira Nacional do Cavalo - Golegã


Realiza-se esta semana (de 7 a 16 de Novembro) a XXXIII Feira Nacional do Cavalo na Golegã.

Obviamente, nesta feira, o cavalo lusitano é Rei com a presença das melhores coodelarias nacionais. Destaque para Manuel Coimbra, Manuel da Veiga e Ortigão Costa entre outras.

As principais provas são as dos poldros de 3 e 4 anos que desfilam no Largo do Arneiro sobre a vista de dezenas de potenciais compradores e milhares de curiosos. A água-pé e os abafadinhos têm também forte presença nesta feira tal como as castanhas assadas que marcam a festa de São Martinho.

Mais informações sobre a feira podem ser vistas no seguinte site nomeadamente o seu programa. O São Martinho marca também o fim da temporada taurina em Portugal.

"O Touro" hoje na RTP1 ás 22:15


Hoje, dia 8 de Novembro de 2008 é emitido um documentário sobre o touro bravo na RTP1 ás 22:15.

O documentário é da autoria de Camilo Azevedo e contou com a colaboração do Dr. Joaquim Grave, importante figura do mundo tauromáquico. As etapas da vida do touro e a sua relação com o homem são os seus principais pontos de interesse.

Sem ter a mínima noção daquilo que poderemos ver esta noite na RTP1 espero que este seja um dia importante para esclarecer algumas pessoas em relação ao principal protagonista da festa brava.