Há 15 anos
sábado, 20 de setembro de 2008
Triunfo de Ventura na Moita
Espectacular corrida de toiros na Moita na penúltima tourada das tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Com a praça Daniel Nascimento a registar a sua primeira enchente dos últimos 20 anos perfilaram-se os cavaleiros João Moura, Diego Ventura e Manuel Lupi.
O maestro de Monforte abriu praça com um toiro que veio a menos e que não permitiu a glória ao cavaleiro. O toiro até teve condições de lide mas o cavaleiro entusiasmado com a capacidade do seu cavalo Merlin abusou dos ferros e acabou por não conseguir triunfar. O segundo toiro foi bastante mais complicado mas Moura com uma lide excelente e com 5 bandarilhas de grande nível acabou por sair por cima.
A seguir entrou em cena o furacão chamado Ventura. Duas lides espectaculares do rejoneador luso-espanhol. Ventura tem cavalos que lhe dão soluções para tudo e mais alguma coisa. Em destaque o sempre espectacular cavalo Morante que lança afiadas dentadas aos toiros, o cavalo Califa com o qual o cavaleiro coloca pares de bandarilhas curtas com grande nível e a grande estrela da sua cuadra, o Distinto. Este cavalo é realmente espectacular porque cita os toiros a menos de três metros de distância e aplica espectaculares quiebros andando para trás. No seu primeiro toiro, o rejoneador, deu volta e foi fortemente ovacionado e no seu segundo deu duas voltas a pedido do público e ovação no meio da praça com todo o público de pé. Grande triunfo de Ventura na Moita.
Por fim o jovem Lupi. O cavaleiro de Rio Frio obteve uma primeira lide sem grande história visto que o toiro se recolhia muito em tábuas. No seu segundo obteve grandes momentos muito graças ao seu cavalo russo que é craque e com o qual o cavaleiro forma uma simbiose perfeita. Lupi mostrou que está muito mais maduro desde a sua alternativa e que no futuro poderá vir a ser uma primeira figura tal como os cavaleiros que debutaram em conjunto com ele nesta noite.
Destaque também para o grupo do Aposento da Moita que efectuou excelentes pegas quase todas à primeira e para o espectacular curro da ganadaria Vinhas, com excelente apresentação e pesos ajustados. Especial destaque para o segundo toiro da noite que claramente merece o regresso ao campo para semental tal o valor demonstrado em praça.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário