segunda-feira, 28 de julho de 2008

Belmonte - Cavalo do Galope de Costado


Belmonte é um cavalo com 13 anos de raça luzo-árabe com grandes qualidades toureiras. A sua capa é tordo em face branca e é utilizado no tercio de bandarilhas.

Pertença da família Moura este cavalo, com o ferro de Luis Rouxinol, começou a sua carreira ao mais alto nível nas mãos do maestro João Moura que depois o passou para o seu filho João Moura Jr (Moura Hijo em Espanha).

A sua principal característica são os galopes de costado, celebrizados como ladeares à Moura, mas que de ladeares nada têm (o termo correcto será cedências). A diferença deste cavalo para os restantes que efectuam esta sorte é que este é simplesmente dos melhores senão mesmo o melhor a executá-la. O seu temple (ou ritmo com que galopa, para os menos entendidos,) é estupendo e devido ao seu enorme poder físico e equilíbrio permite que o seu ginete leve o touro com os cornos junto ao estribo durante largos períodos de tempo. É também um cavalo que se vê estar a gosto dentro da arena e que por isso comunica muito bem com o público.

Belmonte é bastante fácil de identificar em praça, não só pelas características raras de toureio que já enumerei mas também porque os seus adornos costumam ser sempre verdes e vermelhos e as suas narinas são cor de pele. Podem-se aqui ver três fotos retiradas do site de João Moura Filho que ilustram o que acabei de dizer.

Sem comentários: