quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Uma pessoa vale sempre mais que um animal

Na passada semana o Semanário Sol apresentou uma entrevista realizada ao Deputado Paulo Rangel, actual líder parlamentar do PSD.

Ao ter oportunidade de entrevistar o líder parlamentar do maior partido da oposição espera-se do entrevistador um conjunto de perguntas com nível pelo menos condizente com a qualidade do entrevistado e com as expectativas dos leitores. Infelizmente a oportunidade foi totalmente perdida pois o entrevistador revelou um fraquissimo nível com perguntas incrivelmente absurdas e uma atroz incapacidade para compreender as respostas que o seu entrevistado lhe deu.

Paulo Rangel disse, em resposta às perguntas que lhe foram colocadas, que na sua opinião "não faz sentido haver um dia do cão", disse que "um cão nunca deixa de ser um cão. Trocaria a vida do meu cão pela vida de qualquer pessoa em qualquer lado do mundo, mesmo não a conhecendo. Uma pessoa vale sempre mais do que um animal" e disse ainda que “Os animais merecem protecção mas não são titulares de direitos".

A Associação Animal comentou estas respostas dizendo que as mesmas "revelam um lado negro, um trogloditismo pré-científico e uma visão medieval". Quem ler a entrevista do Sol perceberá sem sombra de dúvida que o jornalista que fez a entrevista partilha completamente desta opinião.

Saber que um cão nunca deixa de ser um cão, dizer que se trocaria a vida do nosso cão pela vida de uma pessoa mesmo que desconhecida, defender que uma pessoa vale sempre mais que um animal e defender que os animais merecem protecção e que essa protecção é um dever nosso mas não um direito dos animais pois estes por serem animais não são titulares de direitos, é dizer um conjunto de verdades que num mundo de gente normal são verdades de La Palice.

No entanto na nossa sociedade há um conjunto de urbano-depressivos pseudo-intelectuais com direito a opinião que pretendem fazer com que ser normal seja politicamente incorrecto. E como parece que a maioria das pessoas ou por não ter valores solidificados ou por não saber ou não querer pensar se sente na "obrigação" de seguir estes opinion-makers porque estes passam uma imagem de modernos e evoluídos que as pessoas gostam de dizer que são, o nosso mundo vai dando lugar aos anormais e às anormalidades.

Felizmente ainda existem pessoas, como o Deputado Paulo Rangel, que não têm medo de pensar e de defender a normalidade. É este tipo de pessoas, independentemente do seu Partido, que não têm medo de pensar, que sabem pensar e que não têm medo de ter opinião e defender publicamente a sua opinião que merecem o meu voto e que me sinto descansado ao entregar a minha representação.

Há muito tempo que na Tauromania e noutros locais tenho vindo a salientar que o que nos separa dos fundamentalistas da Animal é uma Concepção do Mundo e que a Concepção do Mundo que estes fundamentalistas apresentam é uma aberração completa. Mais uma vez isto fica claro como a àgua quando chamam troglodita a alguém que considera, como é óbvio para todas as pessoas normais, que uma pessoa vale sempre mais que um animal.

Ainda no outro dia num programa de rádio ouvia uma entrevista à responsável de um site que funciona com o Hi5 dos Pets (animais de estimação). Aqui os donos dos Pets, em nome dos Pets, trocam experiências e sentimentos com outros Pets. Atenção: não são os donos dos animais que trocam experiências (o que seria normal), pois a dita senhora explicou que são os animais, tendo como intermediários os seus donos, pois os Pets não conseguem escrever no computador, embora sejam tão inteligentes como as pessoas, que comunicam entre si as suas experiências e sentimentos. A dita senhora até salientou que os donos dos Pets se despedem uns dos outros enviando lambidelas em vez de cumprimentos. Este site é patrocinado por várias marcas de Pet Food e Pet Services que aliás o sustentam.

Ao ouvir esta entrevista pensava para mim porque é que ninguém diz que o Rei vai nú?! Ou seja, a maioria das pessoas não vê a anormalidade disto?!? Um Hi5 de Pets em que os donos falam pelos animais e se despedem com lambidelas?!?! O direito à anormalidade existe e eu até sou defensor da liberdade de cada um se manifestar anormal quando quiser e bem entender desde que a sociedade continue a ter o dever e o direito de pensar e de chamar os bois pelos nomes, chamando anormais às coisas anormais e não chamando evoluídas e modernas às coisas que são simplesmente anormalidades.

Por Diogo Palha, in Tauromania.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Festival de Beneficiência em Évora


No próximo Sábado vai-se realizar um festival de beneficência na arena de Évora a favor da associação DIFERENTEMENTE.

A corrida contará com um cartel de seis cavaleiros e um grupo de forcados composto por elementos filhos de antigos forcados. Os novilhos-toiros a lidar serão gentilmente cedidos pelas ganadarias Lupi, Grave, Passanha, Coimbra, Pégoras e Canas Vigouroux.

Em praça irão estar os cavaleiros António Brito Paes, Manuel Lupi, João Ribeiro Telles Jr, Francisco Palha, João Soller Garcia e Manuel Vacas de Carvalho.

Os preços das entradas têm o valor de 10 e 15 euros sendo que toda a receita reverte a favor da associação DIFERENTEMENTE visto que todos os intervenientes na tourada actuam gratuitamente. Mais uma vez a tauromaquia a dar um excelente exemplo à sociedade.

sábado, 18 de outubro de 2008

Ultimo Magazine Arte & Emoção


No próximo Domingo, dia 19 de Outubro, por volta das 19 horas, vai para o ar na RTP 2, o último Arte & Emoção da temporada 2008, da responsabilidade da emissão José Cáceres.

O programa irá contemplar os maiores destaques da temporada: ferros, pegas e faenas. A última reportagem desta época, será da corrida que encerrou a Feira Taurina de Vila Franca de Xira e ainda se vão dar a conhecer os triunfadores da temporada, para os principais órgãos de comunicação social taurina de âmbito nacional.

Esta temporada foi gloriosa para o Programa Tauromáquico emitido na RTP2. Sendo o share médio da estação de 5% este programa tem vindo a conseguir shares de mais de 11%.

Parabéns à equipa do Arte & Emoção e até para o ano.

domingo, 12 de outubro de 2008

Garraiada fecha época do Campo Pequeno


Na próxima sexta feira vai decorrer uma garraiada na Praça de Toiros do Campo Pequeno.

A primeira praça do país vai dar oportunidade a cavaleiros amadores de lidarem vacas bravas e de se mostrarem ao país aproveitando esta ocasião para ganhar notoriedade. O número de cavaleiros amadores em Portugal é bastante extenso sendo a sua maioria muito jovens. Estes cavaleiros, com muito valor mas com menos posses que os mais consagrados, são o garante de que a Corrida à Portuguesa está de muito boa saúde.

Apresento aqui o cartel para esta corrida que vai ter bilhetes a preços bem mais acessíveis do que o normal para a Monumental do toureio a cavalo. Será com toda a certeza uma boa ocasião para os aficionados que não podem dar 30 ou 40 Euros para ver um corrida de primeira conhecerem as magnificas instalações do Campo Pequeno.

sábado, 4 de outubro de 2008

Feira de Outubro em Vila Franca

Realiza-se a partir de hoje, dia 4 de Outubro a Feira de Outubro em Vila Franca.
Nesta feira que encerra a temporada na Palha Branco vão-se realizar diversos espectáculos taurinos, com especial destaque para a corrida de terça-feira com os triunfadores António Telles, Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro e para o concurso Ibérico de ganadarias.

Aqui fica o programa completo da feira:

Corrida de toiros apeada
Dia 04 de Outubro, Sábado pelas 17h00

MATADORES
Luís Miguel Encabo . Salvador Cortés . António João Ferreira

6 TOIROS Pinto Barreiros

Corrida de toiros mista
Dia 05 de Outubro, Domingo pelas 17h00

CAVALEIROS
Ana Batista . Manuel Telles Bastos . Pedro Salvador . Tiago Carreiras

MATADOR
César Girón

NOVILHEIRO
Nuno Casquinha

FORCADOS
GFA Vila Franca de Xira . GFA Alcochete

8 TOIROS - Vaz Monteiro e Conde Cabral

Corrida de toiros à portuguesa
HOMENAGEM A ANTÓNIO RIBEIRO TELLES PELO 25º ANIVERSÁRIO DE ALTERNATIVA
Dia 07 de Outubro, Terça Feira pelas 22h00

CAVALEIROS
António Ribeiro Telles . Luís Rouxinol . Vitor Ribeiro

FORCADOS
GFA Vila Franca de Xira

6 TOIROS - Miura, Partido de Resina, Conde de La Corte, Pinto Barreiros, Vale do Sorraia e Murteira Grave


BOLSIN TAURINO "VILA FRANCA - TERRA DE TOUREIROS"
Dia 08 de Outubro, Quarta Feira pelas 22h00

CONCORRENTES
Angel Manuel Bravo - Salamanca
Jaime Martines - Badajoz
Juan Duque - Madrid
André Rocha - Vila Franca
Jesus González “Riqui” - Jerez de la Frontera
Paco Velásquez - Espartinas

6 NOVILHOS Erales de Vinhas


NOVILHADA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCOLAS TAURINAS
Dia 12 de Outubro, Domingo pelas 17h00

NOVILHEIROS
Kevin Hernández Albacete . Juan Leal Arles . Júlio Antunes Vila Franca

NOVILHOS Erales de Pégoras