quarta-feira, 15 de abril de 2015

Coisas que é difícil perceber

Ora bem.... venho reavivar este blog porque há realmente coisas que costumam marcar o arranque das temporadas em Lisboa e que são difíceis de perceber.

 

Nas últimas três temporadas em que Ventura se apresentou em Portugal abriu a temporada no Campo Pequeno. Até aqui nada de mal pois Ventura como toda a gente reconhece é um toureiro primeiríssima figura do rejoneo, que leva gente ás praças e que tantos adeptos tem em Portugal.

Ora bem.... à quatro anos Ventura anunciou-se com um poderoso curro da ganadaria Murteira Grave e eu fui um dos que esgotou o Campo Pequeno. Esta ganadaria sempre foi reconhecida por ter toiros com apresentação e trapio dignos de Madrid e no Campo Pequeno não foi diferente. Os toiros estavam muito bem apresentados e foram na generalidade bravos na sua saída só que ao longo das lides foram perdendo moral e força porque a arena apresentava-se um autêntico areal de praia e os toiros nos primeiros minutos das lides ficavam completamente exaustos. As culpas foram passadas aos concertos que teria havido ali dias antes e lá se transformou uma corrida de enorme expectativa numa grande desilusão.

No ano passado Ventura veio novamente à inauguração da temporada do Campo Pequeno e eu lá estive de novo. Os toiros de Charrua eram o aliciante desta corrida pois raramente vemos Ventura com toiros que não sejam murubes. A corrida foi verdadeiramente vergonhosa. Os toiros não tinham apresentação suficiente e eram muito escassos de força apesar de bravos. O peso médio rondava os 480 kg e os toiros pareciam uns bezerrinhos ao pé dos cavalos do rejoneador. Ao fim do primeiro ferro os toiros caiam e 3 deles foram correctamente devolvidos aos currais pelo director de corrida. Mas o escândalo maior foi quando Ventura e Rui Fernandes decidiram em conjunto lidar o sobrero e saiu dos curros um toiro com cerca de 560 kg, uma apresentação fantástica e uma bravura imensa. Um toiro de bandeira que ninguém percebeu porque é que terá ficado relegado para sobrero.

Porque à primeira todos caem, à segunda cai quem quer e à terceira só caem os burros este ano não fui ao Campo Pequeno ver Ventura na abertura da temporada e por isso vou-me abster de comentar a escandaleira que por lá se passou. O que tenho a dizer é que desde o escândalo do ano passado ainda não voltei ao Campo Pequeno para ver uma corrida e que assim se desmoralizam os aficionados que são quem mais importa na festa.

Estou a pensar voltar em breve ao Campo Pequeno, quem sabe já na corrida da família Telles que muito aprecio e que vão lidar um curro de Graves de certeza muito bem apresentados.

Para a empresa do Campo Pequeno o que tenho a dizer é o seguinte: não vale a pena apresentar pseudo bons cartéis onde a figura central da festa que é o toiro fica arredada da mesma.