quarta-feira, 29 de maio de 2013

Beleza em praças mexicanas


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Os Palhas na Moita

No Sábado assisti a uma corrida diferente na Moita.

Quando saíram os primeiros quatro toiros perguntei-me se estaria mesmo perante um curro Palha tal era a nobreza e facilidade apresentada pelos astados.

O primeiro saíu nobre e fácil sem grande casta. António Telles deu-lhe uma lide correcta mas sem grande brilhantismo.

O segundo saíu nobre e muito bravo. Foi um toiro de vacas que Vítor Ribeiro aproveitou ao máximo para triunfar na sua reaparição.

O terceiro toiro era um manso sem maldade que Gilberto Filipe lidou bem dentro das possíbilidades que o touro lhe ofereceu.

O quarto toiro foi bravo e permitiu a António Telles uma boa faena com ferros à Telles, de frente e ao estribo. Após a volta com o forcado, o cavaleiro pediu ao maioral para se deslocar ao centro da arena e os três foram aplaudidos pelo público.

A partir daqui vieram os Palhas de antigamente. Duros, encastados e difíceis para os toureiros.
O quinto toiro foi bravo e encastado a pedir contas a sério. Arrancava para o cavalo só quando via reais hipóteses de o apanhar e transmitia muita emoção ás lides.

O sexto foi um manso encastado que se reservava em tábuas e para o qual Gilberto Filipe não teve recursos suficientes. O touro chegou muito inteiro aos forcados, bateu muito forte, mandou um para a enfermaria e desfez o grupo até à sexta tentativa.

Em suma, duas touradas distintas numa só, com touros bem apresentados e muito diferentes uns dos outros. O maestro
Telles com uma boa lide, um Vítor Ribeiro reaparecido e brilhante e um Gilberto Filipe azarado com o seu lote.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Fandiño colhido na corrida da prensa

Ivan Fandiño foi colhido de maneira muito feia na corrida da prensa (imprensa) em Las Ventas (foto).

O toureiro vencedor do galardão para triunfador de 2012 não vai poder assim comparecer no Campo Pequeno no próximo dia 6 de Junho e Rui Bento vai ter que alterar o cartel.

Recorda-se que já no ano passado Rui Bento tinha um cartel de luxo, com José Maria Manzanares, preparado para a primeira praça do país e uma (estranha) lesão deste levou-o a reformular tudo à última da hora. O azar tem batido à porta do empresário português quando toca a contratar as principais figuras espanholas. Vamos lá ver como é que se remedeia um cartel destes. Por mim ficavam apenas os 3 toureiros que sobram e lidariam 2 toiros cada um. O sétimo touro ficaria para um novilheiro jovem  como Tiago Santos ou para um cavaleiro jovem como David Gomes, Jacobo Botero, Rouxinol filho, etc...



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Retirado do grande Sortes de gaiola acerca de Madrid

Este ano, tenho acompanhado com alguma regularidade o que se passa em San Isidro.
A corrida mais esperada foi até agora a encerrona de Talavante com os Vitorinos e foi um verdadeiro desastre.

Retirei este texto (com a devida vénia) do blog sortes de gaiola com o qual concordo a 200%.

Tenho acompanhado todas as corridas de St. Isidro pela televisão, e salvo pequenos detalhes e uma ou outra tanda, tudo não tem passado de sensaboria pura e dura.

Não sei como ainda há aficionados a pagar e caro, bilhetes para aquelas corridas.
Com a exigência de toiros com idade e bem armados, estou completamente de acordo, agora com o peso, não posso estar mais contra.
Os leitores já viram atletas gordos ??? Eu não!!! pela simples razão que não há disso, tirando os halterofilistas e os lançadores de peso e martelo, porque estes não têm que correr...

Os toiros não apresentam mobilidade, e os toureiros Espanhois, Franceses e Sulamericanos vêem-se GREGOS... 

A maioria dos encastes já são o que são, se lhe somarmos os pesos exagerados, só pode dar nesta sensaboria...

Antonio Costa


Os touros têm que estar bem apresentados, mas isso não significa excesso de peso.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Começo de temporada 2013

Foi bastante bom o começo de temporada em 2013.



Depois de o Campo Pequeno ter arrancado francamente mal, na semana passada vieram as primeiras corridas da temporada em praças de elevada categoria.

A primeira foi no feriado em Alcochete e foi um sucesso artístico para dois dos três cavaleiros que nela participaram. Rui Salvador foi o menos sortudo numa tarde em que os toiros, muito bem apresentados de Infante da Câmara deram bom jogo. Luís Rouxinol foi o grande triunfador pela lide ao quinto da tarde e Marcos Bastinhas esteve igualmente muito bem.

A segunda corrida foi o concurso de ganadarias em Vila Franca no passado Domingo. Touros muito sérios (o de Vaz Monteiro foi rejeitado por falta de peso mas pela foto podia dar gordura a muitos touros que por aí têm saído) que nem sempre deram grande jogo. Manuel Telles Bastos foi o triunfador da corrida em que Rouxinol e Duarte Pinto estiveram em pior plano do que aquilo que têem habituado os aficionados.

A terceira e última grande corrida desta semana que passou foi em Montemor também no Domingo. Rui Fernandes, Gilberto Filipe e João Telles Jr foram os cavaleiros que lidaram sei astados de Veiga Teixeira pouco colaborantes a transmitir pouco. O jovem da torrinha foi o maior triunfador da corrida apesar de os outros dois cavaleiros também terem estado bem.

De destacar que as três corridas foram efectuadas em datas com pouca ou nenhuma tradição pelo que, juntamente com a crise financeira que se vive, as meias lotações que as praças apresentaram corresponderam aquilo que seria espectável. Os touros foram todos bem apresentados (o inverno também ajudou bastante a este facto) e promete-se um ano com exigência e nível artístico elevado.