sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Hoje Pablo na Figueira

Várias notas acerca da corrida de hoje:


Se a presença de Pablo no nosso país já é um caso a ter em conta, a sua presença no centro-norte de Portugal é de aplaudir de pé. Os aficionados daquela zona precisavam disto e para quem só vai de vez em quando aos touros vai fazer nascer muita aficion.

Vai haver uma boa disputa entre dois estilos tão diferentes como o de António Telles e o de Pablo e de Paulo J. Santos.

Os Passanhas são os touros de eleição de Pablo porque são habitualmente cómodos embora de vez em quando lá saia um toiro mais encastado. Para mim faz sentido Pablo tourear este tipo de touros em Portugal em praças deste tipo. Já em praças como no Campo Pequeno, Vila Franca, Moita, Montijo, etc não faz sentido montar cartéis de touros nhoc nhoc com as principais figuras porque esse tipo de cartéis está mais que visto nesses sítios e o público é conhecedor profundo e quer variabilidade.

Outro atractivo é o facto de a corrida ser transmitida em directo na RTP. Se as coisas correrem bem vai criar muitos aficionados também em quem fica a assistir pela televisão e nunca teve possibilidade de ver o Nº1 do mundo ao vivo.

Nota: No dia em que no nosso país se discute a venda da RTP, a TVE anuncia que vai voltar a transmitir uma corrida de touros. O serviço público de televisão é essencial para a divulgação das tradições de um país. Esperemos que isso seja tido em conta no nosso país.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Encerramento da feira de Alcochete


Vai ser uma corrida marcante para a temporada com toda a certeza. Os touros de Vale Sorraia são sinónimo de dificuldades para os cavaleiros e a competição entre Salgueiro e Rouxinol vai ser um caso sério.

Parabéns a Salgueiro por desafiar Rouxinol, triunfador absoluto desta temporada até ao momento, para um mano a mano com toiros complicados. Parabéns a Rouxinol pela temporada que está a realizar sem complexos e vedetismos. Quem sabe para o próximo ano possamos ter uma encerrona de Rouxinol numa praça de primeira com 6 touros de diferentes ganadarias.

Aqui fica a deixa.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cartaz histórico!



Este é o cartaz do momento! Um cartaz que faz história e o primeiro passo para os touros voltarem à monumental de Viana do Castelo.

Parabéns à Prótoiro por esta luta pela liberdade e pelos valores tauromáquicos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Paulo Caetano anunciou

ontem no Campo Pequeno que não se vai vestir mais de casaca.

Um maestro desta envergadura merecia uma temporada de despedida a sério.

Que raio de ideia foi esta agora de deixar as arenas assim numa corrida da treta com meia casa?

Vamos lá a repensar isso e a fazer uma temporada de despedida com 10 ou 15 corridas passando por todas as praças importantes com bons touros e bons cartéis Sr Paulo Caetano. E já agora avise com antecedência para os seus aficionados o poderem ir ver.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Protoiro organiza corrida em Viana do Castelo

Grande medida da Protoiro esta!

Finalmente os aficionados de Viana vão poder assistir a uma corrida na sua cidade por altura das festas da Sra. da Agonia.

É imperativo que esta corrida seja um sucesso para mostrar ao Sr. autarca a força da tauromaquia no seu concelho e para reabrir a Praça de Touros.

Parabéns à Protoiro!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Caetanos no Campo Pequeno

O cartel desta quinta-feira no Campo Pequeno está bem montado.

Perguntarão os meus caros leitores se eu desta vez não me vou insurgir contra o facto de a cavalo se lidarem dois touros Passanhas. Pois é... desta vez não vou... mas só por uma simples razão chamada Paulo Caetano. Este cavaleiro já toureou de tudo na sua longa carreira e ultimamente optou e bem por reduzir o número de corridas por temporada a uma ou duas aparições. Tem o estatuto e o direito de escolher quando quer aparecer e com que touros o deseja fazer. Um touro nesta noite vai saber a pouco.

O mesmo se aplica a Vítor Mendes. A sua brilhante carreira faz com que hoje ainda se suspire por um matador de touros que o substitua na ribalta. Aparece todos os anos em três ou quatro corridas e faz-nos o favor de ir ao Campo Pequeno mostrar aos novos como é que se faz. Tem o direito de querer lidar os touros mais cómodos e assim aproveita para dar oportunidade aos mais jovens de também triunfarem.

Por tudo isto parece-me que este cartel tem tudo para funcionar artisticamente. A nível de bilheteira o maestro vai levar gente com toda a certeza às bancadas e o seu filho Moura Caetano também ajudará devido ao momento que atravessa. Falta ainda assim algo ao toureio a pé para meter gente nas bancadas. Acho que um toureiro que se enfrentasse com uma ganadaria dura no Campo Pequeno e triunfasse podia mudar as coisas.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ontem no Campo Pequeno

Positivo:
- Assistiu-se a uma lide de porta grande por parte de Luís Rouxinol! Afirma-se como o melhor toureiro a cavalo do mundo neste momento. Não há touro de encaste nenhum que não lhe sirva e que não dê em triunfo. A égua Viajante é espectacular.

- Ana Rita e Joaquim Penetra lesionados demonstraram uma garra e força toureira imensa ao levarem até ao fim as suas lides.

- Os touros da Ganadaria de Luís Rocha foram todos bons e foi um hino à bravura o quarto. Merecidíssima a chamada do ganadero à praça.

- Boa transmissão televisiva. Pudemos assistir às voltas dos cavaleiros e a entrevistas com todos os intervenientes. Ao contrário da RTP em que as entrevistas são básicas e sempre à pressa para ir para intervalo. Com bons comentários do Dr Grave e sem Josés Castelo Branco à mistura a TVI prestou um bom serviço tauromáquico.

- A audiência foi muito boa. Praticamente sem ser anunciada, a corrida concorreu mano a mano com as populares novelas da Sic. Foi o 8º programa mais visto do dia!


Negativo:
- Ana Rita ainda está muito verdinha e mal montada. Fica o esforço para agradar.

- Foi algo angustiante ver um forcado tão debilitado ir à cara do touro. Era a despedida de Joaquim Penetra e por isso valeu o esforço. Caso contrário teria sido um erro tremendo insistir assim.

- Ana Batista prolongou demasiado a lide contra a vontade do público.

- Sónia Matias teve uma lide regular num touro em que podia ter rompido muito mais.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

As touradas e as audiências!

A tourada de domingo na RTP foi um sucesso a nível de audiências?

Penso que foi um sucesso mas moderado. O verdadeiro sucesso da corrida das Caldas pertenceu à nova geração de toureiros que este ano parece estar finalmente a romper.

A nível televisivo a RTP teve uma audiência bastante maior do que caso tivesse transmitido outro tipo de programa qualquer mas ainda assim a concorrência arrasou completamente com as finais de "Ídolos" e de "A tua cara não me é estranha". Importante importante vai ser liderar as audiências na quinta-feira e com isso convencer a TVI a apostar mais na tauromaquia.

Todos ao Campo Pequeno ou então sintonizados na TVI.